Trio formado por Albuquerque, Fittipaldi e Barbosa busca nova vitória nas 12 horas de Sebring

O trio no pódio em Daytona em janeiro  (José Mário Dias)

O trio no pódio em Daytona em janeiro. (Foto: José Mário Dias)

Uma das corridas mais tradicionais do endurance mundial chega neste sábado (dia 18) a sua 65ª edição. As 12 Horas de Sebring, na Flórida (EUA), trazem lembranças especiais para o brasileiro Christian Fittipaldi, que estará na disputa a bordo do #5 Mustang Sampling Cadillac DPi-V.R da equipe Action Express Racing e ao lado dos companheiros João Barbosa e Filipe Albuquerque.

Dois anos atrás, Fittipaldi tornou-se o primeiro piloto brasileiro a vencer a prova em 63 edições. Na época, além de Barbosa, ele dividiu o carro com o francês Sebastien Bourdais. A conquista ainda veio de forma dominante na disputa e marcou a primeira vitória da Corvette no geral e a primeira conquista de um motor Chevrolet em Sebring depois de 50 anos.

No ano passado, já tendo Albuquerque como companheiro, o trio também liderou a maior parte da prova e finalizou no pódio, chegando em terceiro. As 12 Horas de Sebring marcam a segunda etapa da temporada 2017 do IMSA WeatherTech Sportscar Championship. Na primeira delas, em Daytona, no final de janeiro, Fittipaldi e os companheiros terminaram em segundo na estreia do novo carro, o Cadillac DPi-V.R, marcando uma nova era dos protótipos da categoria.

A equipe Action Express Racing ainda vem trabalhando no desenvolvimento do carro, mas os resultados têm sido muito animadores. “Fizemos dois dias de testes muito bons em Sebring”, declarou Fittipaldi. “Estamos felizes, mas continuamos a desenvolver o nosso carro para poder brigar pela vitória”, continuou o brasileiro, que é bicampeão do IMSA (2014-15) e atual vice-campeão.

A pista de Sebring, com traçado de 3,74 milhas (aproximadamente 6 km) e 17 curvas, é uma das mais exigentes da temporada. “Na minha opinião, é uma das corridas mais difíceis do calendário, principalmente quando você une altas temperaturas, com a idade do asfalto e a demanda que ela exige dos carros e pilotos”, explica o brasileiro, que faz questão de destacar seu apreço pela corrida.

“Já ganhei Daytona duas vezes e, sem dúvida, foi algo muito especial na minha carreira. Mas a prova de Sebring em 2015 também está entre as minhas vitórias favoritas”, completou Fittipaldi.

As atividades em Sebring começam com três treinos livres nesta quinta-feira (16) e o classificatório na sexta (17) às 15h15 (de Brasília). A disputa da 65ª edição das 12 Horas de Sebring terá início no sábado (18) a partir das 11h40 (de Brasília). O Fox Sports exibirá as horas finais ao vivo no Brasil.

Além de Fittipaldi, Barbosa e Albuquerque, a equipe Action Express também estará na disputa da prova com os atuais campeões do IMSA Eric Curran e Dane Cameron, que vão dividir o #31 Whelen Engineering/Team Fox Cadillac DPi-V.R com o britânico Mike Conway.

Desde sua formação, em 2010, a equipe Action Express Racing soma 16 vitórias e é tricampeã (2014, 2015 e 2016) do IMSA WeatherTech SportsCar e da Copa Norte-Americana de Endurance. A equipe também venceu as 24 Horas de Daytona em 2010 e 2014, as 12 Horas de Sebring de 2015 e as 10 Horas de Petit Le Mans em 2015.

Published
2 anos ago
Comments
No Comments
Written by Fernando Rhenius
Apaixonado pelo automobilismo, seja ele real ou virtual. Me envolvi com o Endurance há muito tempo e desde 2009 tento, levar um pouco de informação e conhecimento sobre uma das principais categorias do automobilismo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *