Toyota testa o GR010 no circuito de Aragon

(Foto: Divulgação)

A Toyota classificou como “positiva” o teste com o GR010, primeiro Hypercar da marca, no circuito de Aragon, na Espanha. Participaram do teste os seis pilotos regulares da equipe. Kamui Kobayashi testou o carro pela primeira vez. Ao todo, o teste durou três dias.  

Foi a primeira vez que o GR010 correu a noite na semana passada. Houve um atraso na programação, já nevou demais na Espanha. O teste anterior foi realizado no final do ano passado em Paul Ricard e Portimão.

“Foi um teste muito mais positivo do que a nossa viagem anterior a Aragon no mês passado, e pudemos recuperar com sucesso muito da quilometragem rodando durante a noite de quarta-feira”, disse o diretor técnico da Toyota Gazoo Racing, Pascal Vasselon.

“Isso nos trouxe de volta ao caminho certo para atingir nossa meta de milhagem antes do início da temporada, o que é uma boa notícia”. 

“Kamui e Kazuki Nakajima tiveram que ser pacientes para dirigir o GR010 Hybrid pela primeira vez e, finalmente, eles tiveram a chance de fazer isso; também foi útil para nós ter suas opiniões”.

“O processo de compreensão de todos os aspectos detalhados do novo carro e ajustes finos ainda está em um estágio inicial, por isso é um período intenso para todos na equipe, como é normal com um carro completamente novo.” finalizou. 

Rivais da Toyota na pista

Não foi apenas o carro GR010 que está rodando. A Alpine Endurance Team e Scuderia Cameron Glickenhaus também estão se preparando para as primeiras voltas com seus carros antes da abertura do Mundial de Endurance, no circuito de Portimão, no dia 4 de abril.

Primeiramente, o Alpine LMP1 deve rodar na próxima semana,  enquanto modelo da Scuderia Glickenhaus no meio do mês.

Temporada com 33 carros 

A temporada 2021 do Mundial de Endurance contará 33 carros nas quatro categorias. Serão cinco carros na nova classe Hypercar, com duas Toyotas e dois da Glickenhaus Racing. O único LMP1 é o da Alpine que tem entre seus pilotos André Negrão. 

A classe LMP2 contará com 11 carros, a princípio a classe GTE-Am, 13. Quatro carros formam a classe GTE-Pro, duas Ferrari e dois Porsche. 

A nona temporada  significa o início de uma nova era  para o endurance com a introdução da categoria Hypercar. A Toyota foi a primeira a revelar seu modelo, com a Peugeot pronta para seguir com o projeto a partir de 2022 e a Porsche e a Audi logo depois. entretanto, a lista de inscritos de 2021 parece extremamente promissora, com forte representação do fabricante, equipes de classe mundial e uma lista impressionante de pilotos.

Lista de inscritos

Published
3 semanas ago
Comments
No Comments
Written by Fernando Rhenius
Jornalista formado pela Universidade do Vale do Itajaí - Univali. Mantem o site Bongasat.com.br desde 2009 de forma independente. Acredita que a informação, precisa ser divulgada de forma rápida, para que o leitor possa criar seu ponto de vista, e fugir de ostracismos e "especialistas" que povoam a imprensa automobilística no pais.