Toyota estuda a possibilidade de competir com 8MJ para o próximo ano.

2014-6-heures-du-Circuit-des-Ameriques-Adrenal-Media-dsc-0018-3_hd
A busca pela supremacia no mundial de Endurance, para o próximo ano já começou. A Toyota que fez uma corrida impecável em Austin, e só não ganhou por conta da chuva que caiu nas primeiras horas da prova já estuda mudanças em seu carro para 2015, no que diz respeito ao sistema híbrido.

Atualmente o TS040 compete com 6MJ, valor de energia obtida como base uma volta no circuito de Le Mans. O time Japonês estuda aumentar este valor para 8MJ, limite máximo imposto pela ACO.

Na atual temporada apenas a Porsche compete com 8MJ, enquanto a Audi com 2MJ. “Será o mundo ideal, o sistema mais eficiente será um de 8MJ dentro do limite de peso. Não há nenhum mistério nisso”, diretor técnico Toyota Racing Pascal Vasselon ao site Sportscar365. “A questão é realmente se nós somos capazes de implementar um sistema de 8MJ dentro do limite de peso”. 

Nenhum detalhe sobre prazos ou como a equipe iria adaptar o carro para tais mudanças. Também não foi revelado se o novo sistema seria baseado em baterias ou apenas atualizado o que já existe que utilizam supercapacitores. “Estamos constantemente monitorando a evolução das duas tecnologias “, disse ele. “Em algum momento, e eu não sei qual, podemos ir para outra tecnologia que pode aumentar nossa eficiência. Mas eu não sou capaz de dizer quando.” 

O carro para 2015 será uma evolução do atual modelo, sem grandes mudanças em seu desenho. Também está em estudo a adição de mais um carro para competir em Le Mans, mas que foi negada por Vasselon.

“No momento, não estamos planejando um terceiro carro, porque nós simplesmente não temos o orçamento”, disse Vasselon. “Naturalmente, a nossa primeira prioridade é desenvolver um carro com um bom nível de desempenho. “Não é uma opção para nós desviar parte do orçamento do desenvolvimento apenas para executar um terceiro carro. Ninguém está interessado em ter três carros lentos.”

Os pilotos Anthony Davidson, Nicolas Lapierre e Sebastien Buemi, lideram o campeonato de pilotos com 11 pontos de vantagem. Já no de construtores o time está 18 pontos atrás da Audi.

Published
6 anos ago
Comments
No Comments
Written by Fernando Rhenius
Jornalista formado pela Universidade do Vale do Itajaí - Univali. Mandem o site Bongasat.com.br desde 2009 de forma independente. Acredita que a informação, precisa ser divulgada de forma rápida, para que o leitor possa criar seu ponto de vista, e fugir de ostracismos e "especialistas" que povoam a imprensa automobilística no pais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *