Toyota e a maior vencedora das 6 Horas de Xangai

Equipe japonesa venceu três das seis etapas disputadas. (Foto: Toyota)

A próxima etapa do Mundial de Endurance acontece no próximo final de semana em Xangai, na China. O circuito está presente desde o ressurgimento do Mundial de Endurance em 2012. Desde então muita coisa passou pelo grid do WEC. Porsche e Audi foram embora, as equipes privadas continuam sofrendo para vencer os times de fábrica.

Se neste ano a Toyota corre praticamente sozinha, as coisas não foram assim no passado. A equipe japonesa pode se orgulhar de ser a maior vencedora na história da competição no circuito na classe LMP1, vencendo as etapas de 2012, 2014 e 2017.

Velocidade máxima Xangai 2012

Velocidade máxima Xangai 2017

A vitória em 2012 foi do TS030 Hybrid #7 dos pilotos Alexander Wurz e Nicolas Lapierre. A dupla superou nada mais, nada menos do que Tom Kristensen e Allan McNish no Audi R18 #2. A diferença de tempo também mudou neste seis anos. Em 2012 o carro vencedor deu 137 voltas, contra 195 em 2018. o melhor tempo em prova também baixou. O TS030 fez 1:48.815, enquanto o TS050, 1:45.892. A Audi venceu em 2013 e a Porsche 2015 e 2016.

Em termos de velocidade máxima a evolução foi grande. Em 2012 o protótipo mais rápido foi o Oreca 07 #26 da equipe G-Drive Racing, conseguindo a máxima de 305,1 km/h. Em 2012 o mais rápido foi o Audi R18 #1 com 298,3 km/h.

Aston Martin venceu cinco vezes, mesmo número da Oreca. Na foto os vencedores da classe em 2012. O Aston #92 e o Oreca 03 da equipe ADR-Delta. (Fotos Divulgação)

Outros números. A lista de inscritos em 2012 apontava 28 participantes, contra 35 deste ano. A classe LMP1 que vem diminuindo nos últimos anos, se manteve igual, pelo menos nestes dois anos. Oito protótipos estavam inscritos em 2012, mesmo número deste ano.

Na classe LMP2 a Oreca dominou vencendo cinco, das seis etapas realizadas. Vale destacar que a Alpine conquistou a vitória na classe em 2015, utilizando um protótipo Oreca 05.

A Aston Martin venceu cinco vezes, uma na classe GTE-Pro em 2012, e quatro na Am em 2013, 2014, 2016 e 2017. O Ford GT venceu nos dois últimos anos na classe Pro.

Confira as matérias de todas as etapas de Xangai de 2012 até 2017

Edição de 2012

WEC Xangai. Toyota fecha temporada com vitória fácil

Edição de 2013

Audi vence e garante título do WEC em Xangai

Edição de 2014

Sem grandes dificuldades Toyota faz dobradinha e vence em Xangai

Edição 2015

Porsche conquista título de construtores em Xangai

Edição 2016

Porsche vence em Xangai e conquista título de contrutores no Mundial de Endurance

Edição 2017

Despedida da Porsche e vitória da Toyota marcam as 6 Horas do Bahrein

 

Written by Fernando Rhenius
Apaixonado pelo automobilismo, seja ele real ou virtual. Me envolvi com o Endurance há muito tempo e desde 2009 tento, levar um pouco de informação e conhecimento sobre uma das principais categorias do automobilismo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *