Toyota correrá sozinha as 8 horas do Bahrein

(Foto: Divulgação)

Sem adversários na classe LMP1, A Toyota estará literalmente sozinha na próxima etapa do Mundial de Endurance, que será disputada no dia 14 de novembro, no circuito do Bahrein. Com oito horas de duração, a prova terá 25 carros inscritos. Esta será a última prova dos atuais LMP1, antes de uma nova geração de protótipos.

A Toyota pode já ter conquistado o título da classe LMP1, mas a batalha continua pelo título de pilotos. Apenas sete pontos separam a #8 e #7. Além disso, com um total de 39 pontos em disputa para esta rodada (incluindo um ponto de bônus pela pole position), tudo ainda está em jogo. Seja qual for o resultado entre os dois carros, a Toyota sairá desta era como última equipe a vencer com um protótipo LMP1.

Lista de inscritos

O Bahrein também verá uma disputa tripla pelo título de pilotos  da classe GTE-PRO entre as duas equipes Aston Martin Racing #95 e #97, bem como a Ferrari #51 da AF Corse. Após três vitórias  nesta temporada, Marco Sørensen e Nicki Thiim lideram atualmente a tabela de classificação – 15 pontos à frente dos recentes vencedores de Le Mans, Alex Lynn e Maxime Martin. No entanto, ainda há uma chance matemática para os campeões James Calado e Alessandro Pier Guidi de 2017 roubarem o troféu dos pilotos caso alguma das inscrições da AMR vacile – a dupla está atualmente 26 pontos atrás da liderança.

Em outro lugar, ainda é possível que o Porsche #92 terminar como vice-campeã no Campeonato de Pilotos GTE, caso a equipe #97 da Aston Martin ou a #51 da Ferrari encontrem dificuldades durante a corrida de 8 horas. Michael Christensen e Kevin Estre no Porsche 911 RSR têm atualmente um total de 109 pontos, 18 pontos atrás da AF Corse Ferrari em terceiro lugar.

Na classeLMP2 verá um total de sete carros (e 21 pilotos) em, incluindo a United Autosports, que recentemente conquistou o Troféu de equipes LMP2. A luta pela segunda e terceira posições, no entanto, está aberta com um total de cinco equipes ainda elegíveis. JOTA é o favorita com uma vantagem de 18 pontos sobre os rivais mais próximos, Racing Team Nederland. A Cool Racing, Jackie Chan DC Racing e Signatech Alpine Elf ainda mantém chances. A High Class Racing fica de fora nesta rodada final.

Entre os inscritos da classe GTE-Am, terá dez carros participando inscrição. O título de pilotos da classe ainda está em disputa. O Aston Martin #90 da TF Sport  e a Ferrari #83 da AF Corse estão disputando diretamente, com apenas oito pontos entre eles. Mais abaixo na ordem de corrida, apenas dois pontos separam a Dempsey-Proton Racing e a Aston Martin Racing, que estão em terceiro e quarto lugar, respectivamente.

Enquanto isso, Charlie Eastwood, Jonny Adam e Salih Yoluc agora lideram a corrida pelo troféu dos pilotos depois da vitória em Le Mans. Eles enfrentam forte concorrência, porém, dos campeões Emmanuel Collard e François Perrodo  de 2016, junto com Nicklas Nielsen, estão apenas oito pontos atrás

Published
4 semanas ago
Tags
,
Comments
No Comments
Written by Fernando Rhenius
Jornalista formado pela Universidade do Vale do Itajaí - Univali. Mandem o site Bongasat.com.br desde 2009 de forma independente. Acredita que a informação, precisa ser divulgada de forma rápida, para que o leitor possa criar seu ponto de vista, e fugir de ostracismos e "especialistas" que povoam a imprensa automobilística no pais.