Stuttgart Motorsport terá Miguel Paludo e Ricardo Mauricio em Tarumã

(Bruno Terena/MS2)

O piloto gaúcho Miguel Paludo, detentor de cinco títulos na Porsche Cup e com três temporadas disputadas em categorias da Nascar nos Estados Unidos, fará dupla com Ricardo Mauricio no Porsche 911 GT3 R da equipe Stuttgart Motorsports, substituindo Marcel Visconde, que não poderá correr devido a uma viagem agendada previamente.

Visconde formou com Mauricio a dupla campeã do Endurance Brasil em 2017. O convite a Paludo para substitui-lo em Tarumã teve várias razões. “O Paludo conhece muito bem os segredos do traçado e tem longa experiência ao volante de Porsches de competição. Isso vai tornar muito rápida a adaptação dele ao 911 GT3 R, que é um pouco diferente dos outros Porsches que ele pilotou”, confia o piloto, que estará de volta ao cockpit do 911 GT3 R na etapa seguinte do Endurance Brasil, no Velo Città, em Mogi Guaçu (SP). Nas duas primeiras provas do Endurance Brasil 2018, a dupla Visconde/Mauricio lutou pela vitória e colheu um segundo lugar em Curitiba e um terceiro em Interlagos.

Esta será a segunda vez que Paludo e Mauricio correrão em dupla. Em 2009, eles venceram três corridas no campeonato GT3 Brasil com um Porsche 911 GT3 ─ Paludo ainda ganhou outra prova em dupla com Valdeno Brito. “Eu e o Ricardo sempre tivemos uma relação muito boa e aprendo muito andando com ele. Em corridas longas, o importante é os dois pilotos manterem uma boa média”, sentencia. Além do GT3 Brasil, Paludo tem em seu currículo cinco títulos na Porsche Cup entre 2008 e 2017 e três temporadas completas (de 2011 a 2013) em categorias da Nascar, nas quais conseguiu pole positions e colocações no pódio.

Paludo afirma ter ficado “muito honrado” com o convite para pilotar o 911 GT3 R. “Passar o carro para outra pessoa pilotá-lo não é tarefa fácil. Espero ser competitivo e levar o carro inteiro até o final. Meu maior objetivo é deixar o Marcel orgulhoso com o resultado”, afirma o piloto gaúcho. Ele correu pela última vez em Tarumã em 2005 na Copa Clio, mas conhece muito bem o exigente traçado de 3,039 km: “Passei muitas tardes ali quando estava começando a minha carreira. O traçado é o mesmo e em poucas voltas estarei novamente ‘em casa’”, acredita. O fato de ter experiência com Porsches de competição também ajuda: “O 911 GT3 R tem diferenças em relação ao 911 GT3 Cup com o qual tenho corrido. A similaridade vai ajudar na adaptação, mas vou ter o que aprender e já estou em contato com o Felipe Grizzi, engenheiro da Stuttgart Motorsport que também é meu engenheiro no GT3 Cup, para estudar os recursos do GT3 R”.

Mauricio também ficou contente por voltar a fazer dupla com Paludo. “Temos um relacionamento de longa data, desde o começo da carreira dele na Porsche Cup. Temos uma ‘guiada’ muito parecida e acho que o Miguel vai se adaptar muito rápido ao carro. O GT3 R é mais forte, tem mais carga aerodinâmica e freia mais que o Cup. É carro seguro, bem equilibrado, e o Miguel já trabalha com o Grizzi na Cup. Acho que o Miguel vai se adaptar rápido, porque tudo está muito bem ‘casado’ para esta corrida. Ele vai se divertir bastante no carro e vamos tentar, quem sabe, chegar à primeira vitória no ano”, confia.

A programação em Tarumã começa na sexta-feira, 20, das 8h30 às 17h05, com a realização de treinos livres e das sessões classificatórias. No sábado, as equipes entram na pista das 9h00 às 9h40 para o warmup. A largada da prova, que terá três horas de duração, acontecerá às 13h00.

Written by Fernando Rhenius
Apaixonado pelo automobilismo, seja ele real ou virtual. Me envolvi com o Endurance há muito tempo e desde 2009 tento, levar um pouco de informação e conhecimento sobre uma das principais categorias do automobilismo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *