Stock Car e você nada haver !!!

Nunca fui muito fã da Stock car brasileira, admito que ela tem seu carisma perante o público mesmo que muitas vezes isso seja encarado como uma das poucas opções de automobilismo de qualidade que temos aqui no país. Talvez com medo de perder os direitos de transmissão para alguma emissora concorrente, a Globo muitas vezes se julga dona da categoria e impede em certos aspectos seu crescimento. 

Mas voltamos à categoria. Muitos dos seus defensores mais ferrenhos irá dizer que o grau de competitividade é alcançado com a igualdade de equipamentos. Talvez, mas uma categoria de Stock car que muitas vezes foi chama de “ Nascar brasileira” poderia ter ido mais longe. Na Nascar cada equipe corre com um determinado motor, seja ele Toyota,GM, Ford o que resulta em desenvolvimentos e argumentos de venda. Aqui mesmo tendo “bolhas“ da GM, Peugeot.  

Neste final de semana aconteceu a primeira prova em circuito de rua da história da categoria. Fiquei contente, pois a disputa neste tipo de circuito é sempre interessante, seja na F1, FIA GT ou ALMS. Mais minhas chances de mudar de opinião foram para o ralo já no início da corrida. A ideia de começar com o carro de segurança por duas voltas  foi algo no mínimo ridículo. A pista estava molhada ao extremo? A visibilidade era zero? Nenhum argumento me convenceu de que a prova poderia ter começado sem o pace car. Ou então foi uma nítida demonstração de falta de preparo dos pilotos e da estrutura do carro, coisas que realmente não quero acreditar. 

Depois desse lamentável erro, mais uma surpresa e a pior delas em todos esses anos que acompanho automobilismo… não poder ultrapassar na reta dos boxes. Quando ouvi isso não acreditei não poder ultrapassar numa corrida de automóvel? Os carros não agüentam velocidades elevadas? Ou os pilotos tem medo de ultrapassar? Lamentável não seria mais fácil por um radar? Uma lombada? A Stock perdeu uma grande chance de deixar a corrida mais emocionante. Agora imaginem se não pudesse ultrapassar na reta de Monza pois os carros atingem velocidades elevadas demais? Triste. 

Pelo menos uma coisa boa aconteceu nesta corrida. Um bom público prova de que o brasileiro quando tem opção e liberdade de escolha muitas vezes não prefere o óbvio ou a primeira opção.
Published
11 anos ago
Categories
Sem categoria
Comments
2 Comments
Written by Fernando Rhenius
Jornalista formado pela Universidade do Vale do Itajaí - Univali. Mandem o site Bongasat.com.br desde 2009 de forma independente. Acredita que a informação, precisa ser divulgada de forma rápida, para que o leitor possa criar seu ponto de vista, e fugir de ostracismos e "especialistas" que povoam a imprensa automobilística no pais.

2 comments on “Stock Car e você nada haver !!!

  1. Peguei só o finalzinho da Corrida, é… eu estava dormindo antes ehuaheuahehaueahueha e gostei do que vi…. algumas porradas, capô vuando heuahueahuehauea me pareceu bem divertido…. só achei que o nível técnico dos pilotos foi revelado nessa corrida…. tinha uns se batendo no muro SOZINHOS!!! um inclusive perdeu a roda de tanso! inclusive nos treinos tiveram umas imagens inegáveis de como os caras são braçudos!

  2. Fala Bonga! Concordo com o amigo! Achei absurdo nao poder ultrapassar na reta dos boxes!!! (sic) nunca vi isso na minha vida! Se a pista tinha algum perigo maior que impossibilitava isso, então que não tivesse realizado uma prova lá! Pace car na largada (2 voltas com pace) tb foi sacanagem.
    Essas coisas deixam qualquer fã real de automobilismo desanimado.
    Perigos existem no automobilismo, faz parte do negócio. Não ví nada tão ameaçador assim que os pilotos precisassem seguir todas estas regras. Daqui a alguns dias só vai valer ultrapassar no pit. Na pista vai ser proíbido.
    A real é que acho que esta corrida na Bahia foi mais marketing doque outra coisa. Pista de rua é legal. Mas lá parecia um autorama. Travada, estreita, sem ponto de ultrapassagem (pq na reta nao podia ultrapassar)pfffff
    Abraços!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *