Spa Francorchamps – Uma das últimas pistas (de verdade) da F1

f1_grand_prix_logo
08Carrera4Shoot_jb_0181

A próxima etapa do campeonato de F1 já é no próximo final de semana na Bélgica em um dos últimos circuitos de verdade da F1 Spa Francorchamps. Digo último circuito pois é um dos que teve apenas uma alteração de traçado significativo. Teve sua origem em 1921com 13 Km de extensão utilizando as estradas públicas e passando por cidades como Francorchamps, Malmedy e Stavelot.
Também foi um dos primeiros circuitos a estar no campeonato de F1 desde sua fundação em 1950. Na sua primeira versão as grandes retas, subidas e o sempre temperamental tempo eram as principais dificuldades para pilotos em carros rápidos demais e pouco seguros. Uma rara oportunidade é assistir o filme Grand Prix de 1966 até hoje considerado um dos melhores filmes sobre automobilismo ao lado de “24 Horas de Le Mans”. No filme podemos ver as grandes retas a principal curva do circuito “Eau Rouge” sem nenhuma chicane, zebras apenas asfalto e mais nada.
 Spa-1965-Old%20trackTraçado antigo de SPA 
sf-lorquet_be
Visão atual do circuito

Por questões de segurança o circuito teve seu desenho alterado em 1983 e seu traçado está inalterado até hoje. As únicas mudanças foram a modificação da “bus Stop” curva que antecede a reta dos boxes nas corridas da F1. Em outras categorias a Reta é depois da difícil curva “La Source”. Atualmente o circuito tem mais de 6 Km de distancia alternando em descidas, subidas e um trecho de alta velocidade “Blanchimont em queBruno Senna bateu feio este ano na etapa da LMS. Neste mesmo trecho em 1998 sob forte chuva Schumacher não viu a McLarem de David Culthard andando lentamente e acertou em cheio sua Ferrari que andou com 3 rodas até os boxes e no que resultou num alemão bem bravo indo tirar satisfação com o piloto britânico na base do soco.
1949belgiangpgiuseppefabc9
Eau Rouge nos primórdios do circuito…

IMG_9759%20copy
e atualmente
Também foi em 1998 o acidente mais espetacular quando 18 dos 22 carros bateram depois da La Source ainda na primeira volta do corrida. Nenhum piloto se machucou mais o que se viu foi foi o maior acidente da historia do circuito e talvez da categoria. Como tragédia pouca é bobagem além de Bruno Senna Luciano Burti bateu e ficou em coma no ano de 2001 e Ricardo Zonta em 1999 bateu realmente feio na curva Eau Rouge.
picture03Acidentes como o de 1998…


Spa-security

Já faziam parte do cotidiano do circuito a muitos anos.

Era uma das pistas preferidas de Ayrton Senna tendo este vencido 5 vezes, Schumacher também gostava do perigo e ganhou lá 6 vezes.
Published
10 anos ago
Categories
Sem categoria
Comments
3 Comments
Written by Fernando Rhenius
Apaixonado pelo automobilismo, seja ele real ou virtual. Me envolvi com o Endurance há muito tempo e desde 2009 tento, levar um pouco de informação e conhecimento sobre uma das principais categorias do automobilismo.

3 comments on “Spa Francorchamps – Uma das últimas pistas (de verdade) da F1

  1. Realmente uma das melhores, senão a melhor pista ainda na F1 atualmente.
    Acidentes grandes costumam acontecer, mas o traçado proporciona corridas de verdade, coisa que pouco temos visto ultimamente. Enfim. Como vai ser esse final de semana? Button vai recuperar? Barrichello vai pra cima denovo? e o Badoer?
    São dúvidas que só quem viver vai ver suas respostas!!

  2. Kcilda, ficou muito bom esse texto! melhorando a cada dia!!
    Agora é como o amigo aí falou, vamos ver no que vai dar, estou torcendo muito pro Rubinho agora!! Vaaaaí que é tuuuua Rubinho!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *