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Endurance tratado a sério!

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1998 24 HEURES DU MANS #26 Porsche (Porsche AG) Allan Mac Nish (GB) - Stéphane Ortelli (MC) - Laurent Aiello (F) - res01Ultima vitória no “geral” foi em 1998

A Porsche soltou um comunicado revelando o que todo fã do endurance esperava a anos. A marca volta de forma oficial com um protótipo LMP1 em 2014. Rumores dão que o futuro protótipo será um modelo híbrido.

Abaixo o comunicado oficial da marca. (Traduzido)


Porsche de volta a Le Mans em 2014

A fábrica da Porsche vai voltar a Le Mans com um protótipo LMP1. A primeira participação em corrida está prevista para 2014. Vale destacar as 16 vitórias sendo a Porsche o fabricante mais bem sucedido em Le Mans, sendo a último vitória com o GT1 911 em 1998.


" O Motorsport sempre foi parte integrante da marca Porsche, disse Matthias Müller, CEO da Porsche AG . Para nós era uma questão de tempo antes de fazer o nosso retorno à corrida mais  importante do automobilismo no mundo. O sucesso da Porsche em Le Mans continua inigualável. Queremos adicionar uma 17 ª vitória! "

O último protótipo foi o RS Spyder da equipe Penske Racing dos Estados Unidos entre os nos de 2006 a 2010 e, em seguida por muitas outras equipes de clientes ao redor do mundo com grande sucesso, a Porsche tinha demonstrado a qualidade de seu trabalho na classe LMP2. "Com o RS Spyder, provamos que os engenheiros do nosso departamento de competição permanece no nível mais alto nível,” diz Wolfgang Hatz, chefe de pesquisa e desenvolvimento da Porsche AG.Fomos os primeiros a usar a injeção de combustível DFI em motores de corrida usando altas rotações e provado a sua eficácia. Recentemente, com o 911 GT3 R Hybrid voltamos a demonstrar as qualidades de uma tecnologia de propulsão inteiramente nova, adaptada para a corrida com uma redução significativa no consumo de combustível. "

Chefe da Porsche Motorsport Hartmut Kristen e a determinação para enfrentar o desafio de um programa de pesquisa a mais complexa da história: "Estamos ansiosos para enfrentar o desafio de desenvolver novas tecnologias e assim construir o futuro sobre o sucesso adquirido pelo Porsche RS Spyder. Tecnologicamente, nós continuamos na vanguarda da pesquisa básica no esporte-protótipo. Agora, começaremos uma avaliação detalhada para identificar as diferentes alternativas tecnológicas para o nosso carro novo. Isto, obviamente, dependerá do desenvolvimento de regulamentos técnicos em 2014. Este regulamento é para nós atraente porque a integração da tecnologia no conceito híbrido de um protótipo de corrida é uma das opções.”


Para este humilde blogueiro fica a pergunta. Sendo a Audi e a Porsche empresas do grupo VW o dinheiro para financiar este novo protótipo e os futuros Audi sai do mesmo bolso. Claro que ainda tudo fica no campo da especulação mas como a própria nota para imprensa divulgada  o caminho natural seria o uso de tecnologias híbridas já bem consolidadas pelo 911 GTR3 hibrido. Portanto o uso de um motor Diesel pela Porsche seria um retrocesso já que a tecnologia está bem controlada pela Audi. Sendo assim penso que  grupo VW quer mostrar força em energias alternativas com a Audi com seu econômico diesel e a Porsche com motores elétricos.  Quem ganha com isso é a indústria e principalmente o endurance que aos poucos volta a receber a devida atenção por parte dos grandes fabricantes. Ou alguém pensou que a Porsche ia torrar dinheiro com a F1?

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