Porsche RS Spyder se despede das pistas

O último protótipo Porsche… por enquanto (Na foto o modelo de 2005)

O último protótipo Porsche… por enquanto (Na foto o modelo de 2005)

O ano de 2010 está cheio de despedidas no mundo do endurance. Além da Ferrari F430, Audi R15, Peugeot 908 o último a entregar as chaves e ir para um museu é o competente Porsche RS Spyder.

 Junto com seus irmãos célebres como 917, 936, 956 e 962C o Spyder fez bonito nos anos que competiu de 2005 até a última prova da ALMS desde ano.

penske_rs_spyders_at_laguna5

Os competentes Porsches da equipe Penske já na especificação “Evo”

A ideia surgiu em 2005 pelas mãos de Roger Penske e com o apoio total da Porsche, alinhou os protótipos na classe P2 para a etapa de Laguna seca daquele ano. Em sua primeira participação o modelo acabou em 5º no geral. Para 2006 o carro conquistou sete vitórias e o primeiro lugar no geral na etapa de Mid-Ohio feito que não era alcançado desde 2003 o que ajudaram a equipe Penske e Massen a conseguir os títulos de construtores e pilotos.

Para 2007 a primeira grande modificação do protótipo no qual a palavra “Evo” começou a fazer parte do nome do modelo. A principal mudança foi o aumento da potência para 503 cv. O sucesso dos anos anteriores fez a Dyson Racing também se juntar a Penske e adquiriu seu Spyder. Novamente fez bonito e conquistou o título de construtores na classe P2 e o de pilotos com Romain Dumas. Foi o melhor ano para o modelo que travou uma ótima batalha com o R10 da Audi o que levou a 8 vitórias da Porsche contra apenas 4 dos conterrâneos alemães.

Modelo da equipe Horang Racing de 2008

Modelo da equipe Horang Racing de 2008

Também de 2008 o modelo do Team Essex.

Também de 2008 o modelo do Team Essex.

Folder enaltecendo a vitória em Sebring de 2008

O ano de 2008 prometia com novas modificações na parte aerodinâmica. Seu maior feito foi vencer no geral as 12 horas de Sebring e outra vitória no geral no GP de Utah além de 3 vitórias em sua classe, levando a mais um título de construtores e pilotos. O sucesso correu o mundo e na Europa as equipes Team Essex, Van Merksteij Motorsport e Horang Racing participaram da LMS e 24 Horas de Le Mans. O carro da equipe Merksteijn conquistou a vitória na P2 e o 10º lugar no geral, com o carro do Team Essex em segundo. No campeonato da LMS do mesmo ano o carro conquistou vitória em todas as etapas e faturou o título com a equipe Merksteijn e o piloto Jos Verstappen.

O vencedor de Le Mans em 2008 e 2009 Van Mersksteijn Motorsport

O vencedor de Le Mans em 2008 e 2009 Van Mersksteijn Motorsport

Para 2009 visando uma melhor performance para a classe P1 e evitar novas vergonheiras de um P2 ganhar corridas no geral a ALMS mudou o regulamento reduzindo a potência para 440 cv e aumentando o downforce. Com essas medidas a Penske desiste da ALMS e ruma para a Rolex. O único Porsche que participou foi o modelo comprado pela equipe CytoSport da equipe Dyson. O carro correu em 4 etapas sendo o melhor lugar um 4º no evento de Roas America. Já na LMS a equipe Mersksteijn competiu apenas nos 1000km de SPA vencendo em sua categoria. A equipe também conquistou a vitória nas 24 horas de Le Mans. O outro Porsche participante da equipe Japonesa Team Goh estava em segundo quando bateu forte e teve o carro completamente destruído faltando menos de 2 horas para o final da corrida.

Team Goh em Le Mans 2009

Team Goh em Le Mans 2009

Em 2010 a CytoSport anunciou seu retorno para a ALMS. A equipe venceu na P2 as 12 Horas de Sebring. Já na classe LMP a vitória veio em Lime Rock e em Mosport. Com os resultados e equipe ficou em segundo perdendo o título para o Acura da Highcroft Racing.

Dyson racing em 2009

Dyson racing em 2009

Para 2011 devido a nova regulamentação da ACO com a introdução da barbatana na carenagem traseira e teto orçamentário, o RS Spyder cumpre seu papel nas provas de endurance e hoje pode descansar com o objetivo de vitórias e títulos alcançados, além de manter acesso o ditado que dizem sobre os modelos da marca alemã “Porsche não quebra, ganha! ”

O ultimo participante. CytoSport Racing.

O ultimo participante. CytoSport Racing.

Published
9 anos ago
Categories
201124 Horas Le MansALMSILMCLMSNotícias
Comments
No Comments
Written by Fernando Rhenius
Apaixonado pelo automobilismo, seja ele real ou virtual. Me envolvi com o Endurance há muito tempo e desde 2009 tento, levar um pouco de informação e conhecimento sobre uma das principais categorias do automobilismo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *