bongasat.com.br

Endurance tratado a sério!

Porsche_911_GT1_'98_-25
Recentemente a Porsche revelou que estaria de malas prontas para a F1 a partir de 2013 quando os motores turbo voltariam ao campeonato. Sua possível “parceria” em um primeiro momento seria a Williams já que o Kers que a equipe utiliza foi desenvolvido pela Porsche.

Na época Martin Winterkorn CEO do grupo VW disse que um confronto entre Audi e Porsche entre os protótipos em Le Mans seria algo impossível, já que as duas equipes fazem parte do mesmo grupo.

Atualmente a marca está presente na classe GT2 com o modelo 911 GT3 RSR. A alguns anos se aventurou na classe P2 obtendo vitória com o RS Spyder tanto em Le Mans quanto na ALMS e LMS. Com seu desempenho surpreendente rivalizou com o Audi R10 de igual para igual no ano de 2008. Se cogitou uma versão P1 do modelo porém não passou de um “sonho”.

O último modelo a competir entre os protótipos foi aposentado este ano pois a Cytosport optou pelo Aston Martin para competir na ALMS,  já que a Porsche não estaria dando o mesmo suporte de outrora.

A revista Suiça Automobil Revue citou declarações de Matthias Muller presidente da Porsche sobre um possível retorno ao endurance do que a F1. “Há provavelmente alguns aspectos atraentes na F1, mas os programas são muito caros, e o sucesso é bem menos previsível do que em outras séries. A participação na primeira classe LMP1 é algo provável para nós “.

Resumindo é muito mais fácil investir em um protótipo aonde a Porsche já tem experiência do que começar um projeto do zero na F1 aonde muitas fabricantes como Honda, Toyota, Jaguar, BMW, Renault (que hoje só fornece motores). Todas elas com exceção da Renault estão atualmente com projetos no endurance. A Honda por meio da HPD, a Toyota fornecendo motores em um primeiro momento para a Rebellion Racing, BMW com seu M3 e a Jaguar com seu XKR. Para por mais tempero no começo do mês a marca lançou o 918 RSR “inspirado” em outros modelos na marca como 917, 956 e 911 todos vencedores da grande classe.

O fato da Audi “mandar” entre os P1 também é algo a ser analisado por Muller. “O objetivo não é lutar contra a Audi, mas vamos, se for preciso e isso significaria que haveria duas marcas do grupo VW, para lutar ao mais alto nível . Precisamos que todas as marcar do Grupo Volkswagen se unem para chegar a um acordo sobre uma estratégia no automobilismo para os próximos anos“.
A última vez que a Porsche ganhou no “geral” em Le Mans foi em 1998 com o 991 GT1. F1 ou Le Mans? Nos resta esperar.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.