Porsche Cup terá campeonato de automobilismo virtual

PorscheCupvirtual

(Foto: Divulgação)

A Porsche Cup anunciou nesta terça-feira, 07, o lançamento do Porsche Esports Carrera Cup Brasil, campeonato de automobilismo virtual.  
Criado em parceria com a liga nacional IRB E-Sports e com apoio oficial da plataforma iRacing, este é o primeiro campeonato oficial de automobilismo virtual chancelado por uma categoria no Brasil, e o segundo oficial da Porsche no planeta. Todos os layouts dos carros virtuais seguem a programação visual dos bólidos do campeonato real, com as mesmas propriedades de patrocinadores oficiais da categoria e nas mesmas posições dos Porsche de corrida -proporcionando inclusive uma entrega adicional aos parceiros da categoria.
O conceito é aproximar o tanto quanto possível o ambiente do automobilismo virtual com a realidade das pistas de corrida. Não por acaso, participantes da Esports Carrera Cup Brasil serão premiados com clínicas de pilotagem com os carros da Porsche Carrera Cup -para que vivenciem a experiência completa do virtual para o real.
Nesse sentido, o campeonato pioneiro da Esports Carrera Cup vai seguir o modelo da Endurance Series da Porsche Império Carrera Cup, com provas de 300 km para tripulações de dois pilotos e 500 km para trios. As corridas virtuais acontecerão antes das provas reais e a premiação será dentro das etapas, no mesmo pódio onde os pilotos mais bem classificados nas corridas de longa duração fazem a festa com champanhe e erguem seus troféus.
A iniciativa foi encampada também pela CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo), que vai franquear às autoridades desportivas do Porsche Esports Carrera Cup Brasil acesso às torres de controle das corridas da Porsche Império Carrera Cup, proporcionando interação com comissários desportivos e com o diretor de prova. Dessa forma, serão expostos os critérios de julgamento do mundo real para aplicação das regras no ambiente virtual.
PorscheCupAV

Provas serão disputadas no iRacing. (Foto: Divulgação)

Maior campeão da Porsche Império Carrera Cup, com cinco campeonatos nas principais divisões do evento, o gaúcho Miguel Paludo foi fundamental na gênese da Porsche Esports Carrera Cup Brasil. Praticante do automobilismo virtual, foi o piloto quem apresentou o promotor brasileiro da categoria dos carros de competição mais produzidos no planeta, Dener Pires, a Rafael Sanque, fundador do IRB E-Sports.
A primeira etapa da Porsche Esports Carrera Cup Brasil acontece de 4 a 9 de junho, com os 300 km de Interlagos. Como é realizado pela internet e terá divulgação pelas mídias globais do iRacing, o campeonato aceitará inscrições de todos os países, mas inicialmente o foco da organização está nos pilotos de automobilismo virtual brasileiros e latino-americanos.
Além de premiar dois participantes com clínicas de pilotagem, a Porsche Império Carrera Cup vai ceder à Porsche Esports Carrera Cup Brasil um par de convites para Porsche Experience e 300 ingressos para a primeira jornada da Endurance Series em 2019, no dia 29 de junho no Velo Città.
Published
4 meses ago
Comments
No Comments
Written by Fernando Rhenius
Apaixonado pelo automobilismo, seja ele real ou virtual. Me envolvi com o Endurance há muito tempo e desde 2009 tento, levar um pouco de informação e conhecimento sobre uma das principais categorias do automobilismo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *