Porsche 919 Evo vai para o museu da marca na Alemanha

Protótipo encerra capítulo vitorioso da marca no endurance. (Foto: Porsche AG)

A Porsche finalizou nesta quinta-feira, 25, mais um capítulo da sua rica história no endurance. O 919 Hybrid Evo fez sua última corrida em direção ao museu da construtor alemão em Zuffenhausen.

Mark Webber campeão mundial pelo WEC em 2015, foi o responsável por levar o protótipo em sua derradeira corrida. Ao seu lado Marc Lieb guiava o 919 Hybrid, que conquistou três títulos no Mundial de Endurance.

A versão Evo foi desenvolvida sem utilizar as regras da classe LMP1 do WEC. Equipado com asa móvel, nova carenagem e muito mais leve. Com as modificações Neel Jani quebrou o recorde na pista de Spa, marcando 1:41.770. O tempo foi superado por Sebastien Vettel, quando a F1 chegou ao circuito.

Em Nurburgring foi a vez de Timo Bernhard bater o recorde de Stefan Bellof marcando 5:19.546. Em Laguna Seca e Brands Hatch o LMP1 quase quebrou o recorde das duas pistas, só não o fez pois as voltas foram realizadas em eventos de divulgação da Porsche.

“Com o projeto 919 Hybrid, poderíamos explorar os campos da tecnologia para a Porsche e mostrar o desempenho que a tecnologia híbrida moderna oferece”, disse o diretor da equipe LMP1, Andreas Seidl.

“Em última análise, isso foi conseguido pelos recordes. Neste momento, meus agradecimentos especiais aos nossos parceiros. Sem eles, não poderíamos ter financiado o programa.As últimas milhas em vias públicas agora fecham o capítulo LMP1 para nós e viramos a página: a Porsche enfrenta o novo desafio da mobilidade eletrônica para carros de corrida e de estrada.”

“Estamos obtendo um feedback muito positivo para a nossa entrada na Fórmula E no final de 2019. Este é um impulso extra de motivação para mais uma vez buscar os limites,” analisou.

O Porsche 919 Hybrid Evo será agora exposto no museu Zuffenhausen, enquanto um livro comemorativo intitulado “Legendary – O Projeto Porsche 919 Hybrid” será lançado em dezembro.

Weber se divertiu em “dirigir” o protótipo por ruas. “Foi meio louco, mas divertido lidar com a fera no tráfego público na Alemanha. É típico da Porsche tentar gerenciar algo legal como esse. “O 919 e os anos no Campeonato Mundial de Endurance da FIA significam muito para mim. Foi uma honra trazer o 919 Evo para casa agora”, comemorou.

Leia também:

Os detalhes da quebra de recorde do Porsche 919 em Nurburgring

Os detalhes da quebra de recorde do Porsche 919 em SPA

 

Published
10 meses ago
Comments
No Comments
Written by Fernando Rhenius
Apaixonado pelo automobilismo, seja ele real ou virtual. Me envolvi com o Endurance há muito tempo e desde 2009 tento, levar um pouco de informação e conhecimento sobre uma das principais categorias do automobilismo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *