bongasat.com.br

Endurance tratado a sério!
Peugeot
 
Triste notícia para os fãs do Endurance que viram o ano de 2012 como o começo de uma nova era com a criação do “mundial” da categoria. A Peugeot divulgou nota informando que está abandonando as competições de endurance. Abaixo a nota oficial emitida.
 
Peugeot finaliza seu programa de endurance visando garantir o lançamento e sucesso  de seus carros para 2012.
Depois de 14 vitórias nas últimas 16 corridas, incluindo uma dupla no 24 Horas de Le Mans de 2009 como parte do campeonato. No ILMC a Peugeot venceu por dois anos consecutivos, em 2010 e 2011, a Marca decidiu encerrar seu programa de endurance para  2012  e não participar das próximas 24 Horas de Le Mans .
 
Esta decisão foi tomada pelo ambiente econômico desafiador na Europa juntamente com um ano particularmente movimentado para a marca em termos de lançamentos de novos veículos. Neste contexto, a Peugeot prefere concentrar seus esforços e recursos para garantir o lançamento bem sucedido dos modelos 208, 3008 HYbrid4, 508 RXH, 508 HYbrid4 e 4008, que terá à frente a estratégia da marca de automóveis de luxo e a extensão sua presença global.
 
De acordo com as suas obrigações de responsabilidade social e como parte do acordo (gestão provisional de empregos e competências) GPEC assinada por cinco sindicatos, todos os trabalhadores serão realocados no Grupo, graças a um sistema especial criado para supervisionar e levar a mobilidade, formação e reciclagem”.
 
E o que essa desistência mudará no atual cenário do Endurance? A priori teremos uma grande lacuna na competitividade já que a Peugeot era a única que rivalizava com a Audi a liderança das corridas. Com que o fabricante Alemão irá brigar de igual para igual? Toyota? Acho pouco provável já que neste primeiro ano o carro deve ser desenvolvido. Entre as equipes privadas mesmo com a tão falada equivalência é pouco provável que teremos uma competição realmente dita.
Também devemos ficar alertas para o comportamento da Audi já que nenhum fabricante gosta de torrar dinheiro sem competitividade. Isto já foi visto em 2009 quando a Penske desistiu de competir na ALMS e a Audi sem concorrentes resolveu se focar apenas em Le Mans. Vamos esperar nos próximos dias para saber qual será a reação do construtor de 4 argolas.

2 comentários sobre “Peugeot desiste de competir no endurance

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.