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Endurance tratado a sério!
Para Hugues de Chaunac, diversidade da classe LMP2 é necessária

Setup - ELMS Official Test at Paul Ricard Circuit - Le Castellet - France

Uma das maiores polêmicas do Endurance atualmente é a nova regulamentação da classe LMP2 que segundo proposta da ACO deve limitar a quantidade de construtores para 4 com apenas um fornecedor de motores.

Muitos apontem as fabricantes Oreca e OnRoak como responsáveis por esse “lobby” forçando a ACO a mudar as regras de forma tão radical. Já a ACO se defende alegando que tal medida é para preservar as pequenas equipes que investem muitas vezes em modelos que passam meses esperando o carro ficar pronto. Exemplos como a Strakka Racing com o Dome e mais recentemente a extinta equipe Lotus com seu LMP1.

Em entrevista ao site endurance-info, o presidente da ORECA, Hugues de Chaunac se mostra confiante para as novas regulamentações, bem como o sucesso do seu mais novo LMP o Oreca 05.

O que podemos aprender com o Oreca 05?

“Antes de chegar para os testes, o 05 tinham frequentado apenas pequenas voltas com Stéphane Sarrazin. É sempre importante ter as primeiras impressões de um grande piloto quando um novo carro dá suas primeiras voltas. A TDS Racing andou muito bem nos dois dias de testes em Paul Ricard, bem como a KCMG Racing. Os pilotos enfatizaram que o modelo é fácil de guiar e acredito que temos um bom produto para lutar por vitórias.”

Existe um interesse por outras equipes pelo modelo?

“Há um interesse real no Oreca 05, mas temos de ter cuidado. A qualidade é importante para nós. Para o próximo ano existem várias discussões em ambos os lados do Atlântico.”

Os regulamentos para 2017, que sugerem apenas um motor na classe LMP2.

“Deve-se notar que um único motor não é esperado nos Estados Unidos. Sempre vai existir quem é contra ou a favor. É tudo uma questão de custo. Ter apenas um motor é uma característica de uma classe aonde se deve cortar custo,e há aqueles que querem manter alguma diversidade. Eu respeito ambas as opiniões. A FIA e ACO sugeriu a questão de como reduzir os custos. Esta reflexão é boa e muito louvável. É necessário um plano de negócios o que é economicamente viável para os fabricantes. Um motor poderia rodar 12 mil km sem problema. Se não há concorrência, nós podemos desenvolver. Não podemos fazer um LMP2 sem controle de custos.Se amanhã Oreca decide alinhar diretamente na classe, podemos vir a ganhar tudo deixando a categoria sem graça. Poderíamos até encontrar um parceiro para este projeto, mas devemos evitar uma equipe de fábrica na classe.”

Qual o futuro do Oreca FLM09?

“Os carros de hoje são elegíveis até o final de 2016. A categoria tem operado nos EUA em provas como as 24 Horas de Daytona , 12 Horas de Sebring e Petit Le Mans. Na Europa, não existem planos de voltar a competir. Se tivéssemos um incentivo teríamos aproximadamente 10 carros prontos.”

Rebellion Racing e a mudança de motores.

“O tempo está correndo. O R -One ficará pronto antes de Le Mans. A decisão da mudança de motor ocorreu muito tarde . Um motor turbo exige uma série de mudanças por causa problemas de refrigeração.”

É possível ver um LMP1 privado híbrido?

“Um LMP1 híbrido exige muits recursos para uma equipe privada. Era possível ná época em que a Peugeot competia, mas eu não acho que isso ainda é possível hoje. Se tiver alguém disposto a bancar a idéia com certeza seria possível, caso contrário é inviável.”

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