bongasat.com.br

Endurance tratado a sério!
Os 90 anos de Hans Herrmann
Hermann foi um dos principais pilotos da Porsche. (Foto: Porsche AG)
Herrmann foi um dos principais pilotos da Porsche. (Foto: Porsche AG)

Hans Herrmann, um dos pilotos mais bem sucedidos e populares da Porsche, comemora seu 90º aniversário nesta sexta-feira, 23.  Hans nasceu em  Stuttgart em 1928, sendo considerado um dos melhores pilotos seja em protótipos ou monopostos. No decorrer de sua carreira, Herrmann ganhou mais de 80 vitórias no geral ou em classe, a maioria deles para a Porsche. 

Seus maiores sucessos foram com os carros esportivos de Zuffenhausen: Mille Miglia,  Targa Florio, Carrera Panamericana e, claro, em Le Mans, com a primeira vitória geral para Porsche em 1970, dirigindo um 917. Sua carreira começou em 1952, em um Porsche 356, onde participou de corridas de montanha e provas de endurance. No ano seguinte, conquistou o quinto lugar no Rally Lyon-Charbonnières, juntamente com Richard von Frankenberg em um Porsche 356. Em 1953, Herrmann disputou pela primeira vez Le Mans, onde, juntamente com o co-piloto Helm Glöckler em um Porsche 550 Coupé, vencendo na categoria e carros até 1,5 litros. 

Primeira vitória para a Porsche em Le Mans em 1970. (Foto: Porsche AG)
Primeira vitória para a Porsche em Le Mans em 1970. (Foto: Porsche AG)

Herrmann também levou o título alemão de carros esportes no mesmo ano. Os bons resultados atraíram a atenção da Mercedes-Benz. Alfred Neu-Bauer chefe da equipe levou o jovem de 26 anos para trabalhar ao lado de Juan Manuel Fangio , Stirling Moss e Karl Kling. Paralelo a isso, em 1954 Herrmann continuou a correr para a Porsche e ganhou vitórias de classe com um 550 Spyder no Mille Miglia e Carrera Panamericana. 

Seu pior momento no esporte foi durante a Mille Miglia em 1954, quando Herrmann e seu co-piloto Herbert Linge acabaram perdendo o controle quando atravessavam uma passagem sob uma linha férrea. Mais tarde, Herrmann fez uma foto do acidente com a inscrição “Glück muss man haben” ( “Você tem que ter sorte”). Na conversa, ele completou esta definição de forma muito mais graves sub-tom: “Luck Glück, wer als Rennfahrer überlebt” ( “A sorte, para um piloto de corridas, é sobreviver”). 

Hans Herrmann e Herbert Linge apos a victoria na Mille Miglia, 1954. (Foto: Porsche AG)
Hans Herrmann e Herbert Linge apos a victoria na Mille Miglia, 1954. (Foto: Porsche AG)

Quando Daimler-Benz se retirou das competições em 1955 após o grave acidente em Le Mans, Herrmann competiu pela Porsche, Maseratti, BRM e Borgward. Em 1959 um novo regresso para a equipe alemã. Ao lado de Olivier Gendebien em um Porsche 718 RS 60 Spyder, ele ganhou em 1960 as 12 Horas de Sebring, conseguindo a primeira vitória geral da Porsche em provas de endurance. Pouco depois, Herrmann e Jo Bonnier venceram a Targa Florio. Hans também levou o título da Fórmula 2 europeia com um Porsche 718/2.

Em 1962 mudou-se para a equipe de Carlo Abarth. Voltou para o Porsche em 1966 participando de todas as grandes corridas de resistência, além de pilotar no Campeonato Europeu de subida de montanha; ele também realizou inúmeros testes no recém inaugurado centro de desenvolvimento da marca em Weissach.

Le Mans 1953: Helmut Glöckler e Hans Herrmann com o 550 Coupé. (Foto: Porsche AG)
Le Mans 1953: Helmut Glöckler e Hans Herrmann com o 550 Coupé. (Foto: Porsche AG)

Para 1969, a Porsche trabalha com Hans Herrmann, Jo Siffert, Vic Elford, Rolf Stommelen, Udo Schütz e Gerhard Mitter. Foi o ano do primeiro título de campeão mundial dos fabricantes para a marca. Anteriormente, Hans Herrmann perderam a liderança para Jacky Ickx e seu Ford GT 40 após 24 horas de luta feroz. A diferença no final da prova foi de apenas 120 metros em uma das mais emocionantes corridas de todos os tempos. Um ano mais tarde, as coisas ocorreram melhor para ele: na sua 11º participação em Le Mans ele foi capaz de ganhar a primeira vitória geral da Porsche. 

Antes da prova Hans prometeu a esposa Madelaine que se vencesse, iria se aposentar, e assim se fez. Desde então Herrmann tem participado de eventos históricos, sempre representando o Museu Porsche, incluindo o Le Mans Classic e Targa Florio.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.