bongasat.com.br

Endurance tratado a sério!

716114_1296713_3552_2325_2001DIG133
Os tempos eram outros na FIAGT

Se hoje temos o gosto por determinado carro, pista ou piloto devemos isso e muito para a imprensa especializada. A algum tempo em uma conversa com um amigo ele falou que não via graça no automobilismo dos anos 50, 60 pois os carros não corriam como os de hoje e os pilotos eram sem graça. Dei boas risadas. Se hoje temos a F1 como a principal categoria do mundo não devemos isso a Schumacher ou a Vettel ou Alonso. Temos que todos os dias ao levantar e agradecer a Deus por ter existido um Fangio, Collin ou  Hawthorn, este último correndo de paletó e gravata. Eram outros tempos. As pistas eram melhores e mais desafiadoras. Nunca vi uma Porsche 917 ou um FordGT40 de perto mais sei e principalmente entendo que eles foram importantes para a popularização da suas marcas e principalmente do esporte.
Por isso o Bongasat Blogger vai a partir de hoje sempre que possível resgatar uma corrida que ficou lá para traz, mas que foi importante para o torcedor, ou equipe ou marcou época. Assim como fiz com algumas pistas como Monza, Mônaco e SPA, é sempre bom além de você torcer, ENTENDER por que gosta de tal marca ou pista e não só por que o Galvão falou que é legal.

1998_LeMans24_jb_0026
Outro participante de peso Porsche 911 GT1

Vou começar a falar de uma corrida que começou ou melhor abriu o campeonato da FIAGT em 1998. Os 500Km de Oscherleben.
Tudo começou no dia12 de Abril de 1998 e se pode dizer que foi uma das melhores temporadas que a FIAGT teve até hoje. O campeonato teve 10 etapas, sendo a primeira em Oscherleben depois Silverstone, Hockenheim, Dijon, Budapest, Suzuka, Donington Parck, Zeltweg, e as duas últimas em solo americano Homestead e Laguna Seca. Algo impossível hoje em dia não é mesmo?

Mercedez Azul
O Mercedes privado da Persson Motorsport

Mesmo sendo dominada pela Mercedes o nível técnico era superior. Tínhamos a Mercedes com seu belo CLK GTR, a Porsche com equipe própria com o espetacular 911 GT1. A Panoz correndo por fora com o exótico GTR-1 e para fechar a classe principal o McLarem F1GTR que dispensa qualquer apresentação mesmo não tendo mais apoio da BMW que estava desenvolvendo um LMP1 como parte do seu programa de entrada na F1. É ou não é uma GT1 de respeito? Quando vejo hoje os Maseratti, Aston Martin, Corvette percebo que no quesito diversidade a categoria regrediu e muito, não desmerecendo as equipes e carros atuais mais os esportivos que escrevi a cima são a última safra de ouro dos GT1.

panoz
Panoz correndo por fora.

Éramos representados pelo Ricardo Zonta que dividia com Klaus Ludwing o volante de um dos Mercedes. Com a superioridade o Brasileiro foi campeão naquele ano. Também participaram Mark Webber com outro Marcedez, David Brabhan com Panoz, Olivier Beretta e Pedro Lamy com Viper na Classe GT2.  Poderia se classificar como provas de endurance pela quilometragem que girava em média de 500Km . Na etapa em questão foram dadas 137 voltas. Tamanha superioridade fez a FIA mudar as regras para 1999 e os modelos alemães deixaram de correr. Para 1999 a Mercedes tinha tudo para conquistar Le Mans e tirar a vitória da Porsche, mais seus carros literalmente voaram naquele ano e isso eu conto mais tarde…

WatermarkedImageHandler.ashx
Porsche privado da Zakspeed Racing
Entre os GT2 modelos como Porsche 911, Marcos LM600, Viper GTS-R. Na corrida em questão a dobradinha foi para os dois Viper do Team Oreca com Oliver Beretta e Pedro Lamy em primeiro e Karl Wendlinger e David Donohue em segundo.
WatermarkedImageHandler.ashx (1)
   Viper do Team Oreca

 WatermarkedImageHandler.ashx (2)
Marcos Racing International

WatermarkedImageHandler.ashx (3)
Porsche dominava entre os GT2

Abaixo a corrida em vídeo

Abaixo resultado completo

P. C. # Equipe Pilotos Chassis V.
Motor
1 GT1 2 AMG Mercedes Ricardo Zonta Mercedes-Benz CLK GTR 137
Klaus Ludwig Mercedes-Benz M120 6.0L V12
2 GT1 12 Team Persson Motorsport Marcel Tiemann Mercedes-Benz CLK GTR 137
Jean-Marc Gounon Mercedes-Benz M120 6.0L V12
3 GT1 1 AMG Mercedes Bernd Schneider Mercedes-Benz CLK GTR 135
Mark Webber Mercedes-Benz M120 6.0L V12
4 GT1 5 Zakspeed Racing Alexander Grau Porsche 911 GT1-98 134
Andreas Scheld Porsche 3.2L Turbo Flat-6
5 GT1 3 DAMS David Brabham Panoz GTR-1 130
Éric Bernard Ford (Roush) 6.0L V8
6 GT2 51 Viper Team Oreca Olivier Beretta Chrysler Viper GTS-R 126
Pedro Lamy Chrysler 8.0L V10
7 GT2 52 Viper Team Oreca Karl Wendlinger Chrysler Viper GTS-R 125
David Donohue Chrysler 8.0L V10
8 GT2 66 Konrad Motorsport Franz Konrad Porsche 911 GT2 122
Nick Ham Porsche 3.6L Turbo Flat-6
9 GT2 65 Konrad Motorsport Toni Seiler Porsche 911 GT2 122
Martin Stretton Porsche 3.6L Turbo Flat-6
10 GT2 63 Kraus Race Sports International Michael Trunk Porsche 911 GT2 122
Bernhard Müller Porsche 3.6L Turbo Flat-6
11 GT2 70 Marcos Racing International Cor Euser Marcos LM600 122
Harald Becker Chevrolet 5.9L V8
12 GT2 60 Elf Haberthur Racing Michel Neugarten Porsche 911 GT2 121
Gerd Ruch
Marco Spinelli Porsche 3.6L Turbo Flat-6
13 GT2 53 Chamberlain Engineering Ni Amorim Chrysler Viper GTS-R 121
Gonçalo Gomes Chrysler 8.0L V10
14 GT1 6 Zakspeed Racing Michael Bartels Porsche 911 GT1-98 120
Armin Hahne Porsche 3.2L Turbo Flat-6
15 GT1 7 Porsche AG Allan McNish Porsche 911 GT1-98 119
Yannick Dalmas Porsche 3.2L Turbo Flat-6
16 GT2 58 Roock Sportsystem André Ahrle Porsche 911 GT2 119
Ratanakul Prutirat Porsche 3.6L Turbo Flat-6
17 GT2 62 Stadler Motorsport Uwe Sick Porsche 911 GT2 119
Axel Röhr Porsche 3.6L Turbo Flat-6
18 GT2 96 Proton Competition Horst Felbermayr, Sr. Porsche 911 GT2 118
Horst Felbermayr, Jr. Porsche 3.6L Turbo Flat-6
19 GT2 69 Proton Competition Gerold Ried Porsche 911 GT2 115
Patrick Vuillaume Porsche 3.6L Turbo Flat-6
20 GT1 8 Porsche AG Jörg Müller Porsche 911 GT1-98 107
Uwe Alzen Porsche 3.2L Turbo Flat-6
21 GT1 11 Team Persson Motorsport Christophe Bouchut Mercedes-Benz CLK GTR 86
DNF Bernd Mayländer Mercedes-Benz M120 6.0L V12
22 GT2 54 Chamberlain Engineering Ashley Ward Chrysler Viper GTS-R 85
DNF Matt Turner Chrysler 8.0L V10
23 GT1 15 Davidoff Classic Thomas Bscher McLaren F1 GTR 77
DNF GTC Competition Geoff Lees BMW S70 6.0L V12
24 GT2 56 Roock Racing Claudia Hürtgen Porsche 911 GT2 69
DNF Stéphane Ortelli Porsche 3.6L Turbo Flat-6
25 GT2 61 Elf Haberthur Racing Hervé Poulain Porsche 911 GT2 69
DNF Eric Graham
David Smadja Porsche 3.6L Turbo Flat-6
DSQ GT2 57 Roock Racing Bruno Eichmann Porsche 911 GT2 123
Sascha Maassen

2 comentários sobre “Old Races – FIAGT Oscherleben 500Km 1998

  1. Muito legal a idéia do post, poderia citar mais corridas de turismo da década de 80 e 90 (que foi o melhor ano da categoria)

    Esse Viper da Oreca Team é uma lenda do automobilismo!

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.