O qualidade do automobilismo na TV Europeia. Enquanto isso no Brasil…

ESlogoguide
Que as grandes redes brasileiras não dão o devido valor para o automobilismo isso ninguém mais duvida. Se não existissem contratos a serem respeitados com certeza F1 passaria apenas quando a prova fosse no Brasil e olhe lá.

Pois bem este ano que quis acompanhar as 24 horas de Le Mans teve apenas uma alternativa. Assistir por Live Stream pelo site da ACO ou por sites das montadoras como Audi e Corvette. Nestes casos o destaque maior era os carros e não a corrida como um todo. Para quem teve paciência de procurar algum sinal pirata não teve do que se arrepender.

Em quase todos os sites que pude acompanhar 99% estavam pegando o sinal da EuroSport o principal canal de esportes da Europa. Em uma rápida pesquisada quase todos os países tem um EuroSport além de um sinal que passa eventos para todo o continente europeu.

O canal passou praticamente toda a corrida alternando entre estes canais e o que se viu foi um show de narração sem aquelas frases feitas ou falsas perspectivas sem contar que durante a madrugada quando a corrida fica mais calma entrevistavam ex-pilotos e ficava aquele clima de um bate papo agradável. Outra coisa que notei se comparado com os eventos transmitidos pelos canais brasileiros é a figura do narrador e comentarias. Um não rouba a função do outro e não existe aquela “guerrinha” de quem sabe mais e quer se fazer em cima do colega. Tipos como o Galvão Bueno com certeza não iriam se criar em um lugar assim.

Em determinados momentos entrava  um repórter com um boletim intitulado “24 minutos” aonde entrevista chefes de equipe e destacava o que de relevante tinha acontecido durante a última hora. Mesmo para um evento que durou dois dias TODAS as corridas preliminares foram transmitidas e pasmem sem cortar nada.

Os intervalos comercias curtos e alusivos ao evento em questão. Porém não só de automobilismo se vive e outras categorias são transmitidas pelo canal porém com igual importância e sem aquele ufanismo de futebol e olha que está acontecendo a Eurocopa.

E no Brasil? recentemente o blog do canal Sportv anunciou com pompa e circunstancia que detêm os direitos de transmitir o WEC. Detalhe que segundo o próprio blog o contrato foi assinado bem antes das 24 horas de Le Mans o que em tese não seria empecilho mostrar a prova mesmo que em intervalos ou em sua totalidade já que o SporTV tem 3 canais fixos e quando existem modalidades em uma mesma faixa de horário é aberto mais canais. Como está acontecendo este final de semana com a Eurocopa com 2 canais em HD. Será que nestes 5 canais em meio a tantos VT e repetecos de campeonatos da série Z, W, X não sobraria espaço para a transmissão da prova? Ou será que o canal só adquiriu os direitos para nenhum concorrente transmitir a prova. Como acontece com o WTCC que teve apenas 1 prova transmitida ao vivo coincidentemente a que o piloto Cacá Bueno correu em Curitiba isso em 2011!!!

Segundo o próprio blog do canal as provas do WEC serão transmitidas em VTs de 1 hora de duração. Dai me pergunto uma prova de 24 horas como Le Mans ou 12 como Sebring só tem conteúdo relevante com apenas 1 hora de duração? Será que a corrida é tão monótona assim? Ou será que as 220 mil pessoas que estivaram em Sarthe este ano apareceram lá como em Lost?
Se formos levar em conta o VT da etapa do Canadá da F1 que teve míseros 30 minutos de duração ou tentar achar os compactos do WTCC na grade do “canal campeão” estamos muito bem informados sobre o que acontece no mundo do endurance. Ainda segundo o blog a única etapa que deve ser transmitida ao vivo isto se não tiver algum jogo de várzea mais importante passado deve ser as 6 horas de São Paulo no final do ano.

Como querem que o esporte se popularize com este tipo de comportamento? Ou será que realmente querem que ele seja visto? Depois vem os “entendidos” em automobilismo falar de boca cheia de que não temos uma escola de formação de pilotos e que as categorias de base estão praticamente nulas. E eles queriam que elas estivesse como? Passar corrida na TV? Existe um estimulo para que jovens tenham vontade de entrar em um kart. Acredito que muitos teriam esta vontade mas que por total falta de respeito não mostram a grande diversidade de eventos automobilísticos que acontecem ao redor do mundo (sim existem outros países além do Brasil).
Enquanto não temos um maior respeito (isso que pagamos a conta desses canais) temos que nos contentar com transmissões piratas e dar uma de garimpeiro da web em busca das melhores notícias ou se contentar em ver um jogo de futebol da série W.
Published
6 anos ago
Categories
24 Horas Le MansOpinião
Comments
Comentários
Written by Fernando Rhenius
Apaixonado pelo automobilismo, seja ele real ou virtual. Me envolvi com o Endurance há muito tempo e desde 2009 tento, levar um pouco de informação e conhecimento sobre uma das principais categorias do automobilismo.

Comentários

  1. Anonymous disse:

    Concordo com tudo que voce falou.E muito boa a transmissao do Eurosport Portugal.