O belo Mercedes Blue Wonder de 1954

mercedes-blue-wonder-1

Se hoje as equipes de automobilismo em especial a F1, e Le Mans tem verdadeiras fábricas dentro de seus caminhões existiu um tempo que um caminhão era suficiente para levar um carro de corrida a um circuito. As ferramentas poderiam ir em uma caixa e a neura com boxes limpos e com o chão impecavelmente branco eram coisas de hospitais.

Hoje os caminhões que levam as equipes são praticamente iguais em formato mudando apenas a cor, mas a Mercedes lançou em 54 um caminhão que fez tanto sucesso quanto o carro que transportava. O Blue Wonder.

Com o final da segunda guerra a Alemanha precisava “vender” sua tecnologia e conhecimento técnico e nada melhor do que ganhar corridas vencendo rivais italianos, franceses e ingleses. Com isso se iniciou em 52 a volta da montadora para Le Mans e 54 para a F1. Com duas competições importantes perder tempo entre uma corrida e outra poderia ser a diferença entre vencer e perder. Foi pensando nisso que Alfred Neubauer diretor de competição idealizou um transporte rápido e por que não bonito. Sua missão? Transportar de Stuttgart sede da Mercedes um carro ou peças de competição no menor tempo possível.

Assim Nascia o Blue Wonder construído sob o chassi alongado do modelo 300 SL Coupê, equipado com um motor seis cilindros em linha de 3 litros e injeção direta que vinha do 300 SL Gullwing. Foi apelidada como “a transportadora mais rápida do mundo” fama justificada pela velocidade superior a 170km/h nas estradas.

O caminhão rodou até 55 depois do acidente em Le Mans quando a equipe se retirou das competições. Foi enviado para os EUA aonde “viveu” até 1967. O modelo que hoje ocupa o museu da marca na Alemanha é uma réplica mas que é usada até hoje em festivais de carros antigos e promoções.

mercedes-blue-wonder-2

mercedes-blue-wonder-3

mercedes-blue-wonder-4

mercedes-blue-wonder-5

mercedes-blue-wonder-6

mercedes-blue-wonder-7

Published
5 anos ago
Categories
24 Horas Le MansF1Historic Races
Comments
Comentários
Written by Fernando Rhenius
Apaixonado pelo automobilismo, seja ele real ou virtual. Me envolvi com o Endurance há muito tempo e desde 2009 tento, levar um pouco de informação e conhecimento sobre uma das principais categorias do automobilismo.

Comentários

  1. Juanh disse:

    Espectacular el Rennstransporter, una joya. Me gustaría mucho tenerlo en 1/43, pero el dinero no alcanza para comprarlo…
    Abrazos!
    http://juanhracingteam.blogspot.com.ar/