Novo Porsche 911 RSR com possível motor dianteiro para 2017

Programa oficial para 2016 é incerto. (Foto: WEC)

Programa oficial para 2016 é incerto. (Foto: WEC)

O novo Porsche GTE só vai ganhar as pistas em 2017. A informação foi confirmada pelo chefe do programa motorsports da marca, Dr. Frank-Steffen Walliser. O carro já etá em desenvolvimento e será bem diferente do atual modelo. As primeiras voltas devem acontecer em meados de 2016.

“Ele deve estar pronto para 2017, e estamos trabalhando intensamente.” Disse ele. A hipótese de um motor turbo baseado no Porsche Carrera não foi confirmado, já que seria instalado na parte dianteira do 911.

Entende-se que a Porsche propôs o conceito de motor dianteiro para a FIA, o que exigiria renúncias técnicas como um novo layout, o que seria bem diferente da versão de estrada.

“Você sempre tem que discutir o seu conceito com a FIA e obter o feedback deles para ver se ele se encaixa”, disse Walliser. “Novas ideias  são inovadoras e para isso precisamos de um retorno da FIA para a homologação.”

Por conta de tantas mudanças e como não se pode lançar carros no meio do ano, ficou decidido que o carro fica para 2017. “Quando eu assumi, nós justificamos os conceitos técnicos de novo”, disse ele. “Eu fiz algumas alterações, que atrasaram o programa em cerca de meio ano.”

“Como você não pode fazer lançar um novo carro no meio da temporada, ficou para 2017. Temos um alto compromisso com o 911. É o nosso carro chave, e representa a Porsche.”

Enquanto o programas de corridas tem que ser confirmado, o 911 RSR estaria presente tanto no WEC, quanto no IMSA. Walliser entretanto, não confirmou a continuidade do programa da classe GTE-PRO para o próximo ano. Uma alternativa seria a entrada de equipe Proton Competition na classe GTE-PRO com um forte apoio de fábrica.

“Obviamente o WEC é uma plataforma perfeita”, disse Walliser. “É uma série do mais alto nível. Nós temos que considerar nossa situação global. E quando eu digo situação geral, não está relacionada com o Grupo Volkswagen, é a nossa situação geral no automobilismo, incluindo o desenvolvimento de nosso novo RSR em 2017, o novo Clubsport GT4, o novo GT3 R e no desenvolvimento dos carros de rua.”

O programa da Porsche 2016 serão anunciados no seu jantar de celebração evento de fim de ano, em 12 de dezembro

Published
4 anos ago
Comments
No Comments
Written by Fernando Rhenius
Apaixonado pelo automobilismo, seja ele real ou virtual. Me envolvi com o Endurance há muito tempo e desde 2009 tento, levar um pouco de informação e conhecimento sobre uma das principais categorias do automobilismo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *