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Endurance tratado a sério!

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Com o lançamento do novo 908 o programa para 2011 toma corpo. O modelo que continua sendo tracionado por um motor a Diesel V8 de 3.7 litros que desenvolve 550 cavalos de potencia. Por fora as principais mudanças é a famigerada barbatana de tubarão imposta pela ACO para diminuir a pressão aerodinâmica e a grande entrada de ar sob o cockpit assim como os modelos da Audi e Lola. 
Bruno Famin detalha mais o carro “O regulamento é certamente um longo caminho, mas não estávamos começando do zero. Nossa experiência nos últimos quatro anos serviu-nos em nossas decisões e orientações mas, apenas alguns itens, em última análise, como os vidros são idênticos. Um dos principais desafios foi criar um novo carro 100% novo. Outra grande dificuldade foi definir os objetivos direitos e assegurar a coerência entre o desempenho do motor com características aerodinâmicas e centralização das massas. Nós só saberemos a procedência ou não da nossa escolha na primeira corrida!”, Sobre a opção por um modelo fechado Famin optou pela segurança “Nos testes, descobrimos que não houve diferença significativa entre aerodinâmica dos modelos abertos e fechados. Por outro lado, apesar das restrições operacionais, um automóvel fechado, é uma garantia adicional de segurança para o piloto. Assim optamos por continuar com o modelo fechado.”
Sobre o motor “Nós também aproveitamos a experiência com o V12. Optamos por um motor turbo diesel V8 com características muito próximas ao V12. Seu ângulo foi reduzido para 90 graus (100° para o V12) para equilibrar o peso. Ele tem 3.7-litros é um V8 que desenvolve 550 cavalos de potência. Seu teste em bancada foi no dia 25 de Janeiro”.

Modelo será o primeiro a ter os 4 pneus idênticos. “Os PML tem uma característica de travamento de rodas dianteiras. Uma forma de resolver foi logicamente o aumento de contato dos pneus com o solo e assim aumentar o tamanho das rodas dianteiras.”

Aerodinâmica e confiabilidade “Dado o poder de redução de potencia muito significativo através do novo regulamentação(-150 cavalos em tese), foi necessário rever o arrasto aerodinâmico para manter uma velocidade máxima não muito baixa sem comprometer a confiabilidade do motor. O novo carro foi para a pista pela primeira vez em 27 de julho de 2010. Nós tínhamos este objetivo, sabendo que teríamos, problemas em um carro 100% novo. Um dos pontos muito positivos é que o comportamento do carro compensou nossas expectativas. Para o restante dos pontos fortes e fracos, devemos esperar as corridas e analisar a concorrência . Mas podemos trabalhar sem se preocupar com os adversários. Assim, desde as primeiras voltas do novo carro até as 24 Horas de Le Mans em 2011 teremos atingido um total de 12 sessões de testes em circuitos diferentes “

O programa inclui a participação no ILMC e a vitória em Le Mans, revela Olivier Quesnel diretor da Peugeot Sport.Obviamente, nossa meta é manter o nosso título conquistado no ano passado na ILMC, Mas queremos o primeiro lugar é nas 24 Horas de Le Mans em 2011. Esta lendária corrida faz parte do campeonato e a vitória é questão de honra e assim elevar o nome da Peugeot pelo mercados em que vamos correr. Apresentamos dois pedidos de registro com o ACO em todas as etapas do ILMC, com exceção de Spa-Francorchamps, onde vamos competir com três carros como teste para Le Mans”

Os pilotos continuam os mesmos que competiram pela marca em 2010
908 #7: Alexander Wurz / Anthony Davidson e Marc Gené
908 #8: Franck Montagny /Nicolas Minassian /Stéphane Sarrazin
908 #9: Sebastien Bourdais / Pedro Lamy e Simon  Pagenaud

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