Nissan revela GTR-LM NISMO LMP1

Nissan GT-R LM NISMOCom muita pompa e circunstância, a Nissan revelou na noite desde Domingo (02) o seu novo protótipo que irá disputar as 24 horas de Le Mans e o Mundial de Endurance. O GT-R NISMO LM.

Durante a apresentação o diretor global de Marketing da marca Roel de Vries comentou o lançamento. “Isso nos dá uma grande orgulho, em revelar o GT-R NISMO LM durante o Super Bowl.” Disse. “A combinação do Super Bowl e as 24 horas de Le Mans, os dois eventos com mais assistidos do mundo, é o lugar ideal para lançar e competir em um dos nossos programas mais ambiciosos no automobilismo.”

“O GT-R é o nosso carro chefe, e continua a linhagem de três décadas da NISMO nas pistas. Le Mans impulsiona a inovação, o que vai refletir em nossos carros de produção em série. Nos somos os novos garotos de Le Mans, e os nossos adversários são os maiores do mundo. Estamos preparados.” Completou.

Durante a apresentação além do carro o primeiro piloto também foi revelado. Trata-se de Mar Gene, que teve passagens pela Audi e Peugeot, além de ser piloto de testes da Ferrari na F1. “Nesta temporada, devemos concentrar apenas em aprender e melhorar o carro, todas as vezes em que ele vai para a pista,” disse. “Espero que possamos mostrar que o carro é competitivo, especialmente em Le Mans. A Nissan e a NISMO são uma grande equipe, desde o início eu experimentei uma atmosfera muito boa. Os mecânicos, engenheiros tem muita experiência em Le Mans.”

Nissan GT-R LM NISMO

O carro é equipado com um motor V6 de 3 litros, bi-turbo. Segundo o diretor técnico da marca Bem Bowlby, o carro nasceu para ser eficiente. “Nos temos um V6 muito moderno, que produz uma grande quantidade de energia, usando o limite  do fluxo de combustível permitido pelo regulamento de Le Mans. Não estamos limitando a capacidade do motor ou da pressão do turbo ou do RPM. Estamos limitados por quantas gramas de combustível podemos queimar por segundo.” Disse.

“Assim o mais eficiente em fazer um motor mais potente, até por que você esta queimando a mesma quantidade de combustível se vc é ou não eficiente. Estamos queimando uma quantidade menor de combustível, algo em torno de 30% a menos do que um motor a gasolina que correu em Le Mans em 2013 por exemplo,” disse. “O segredo é armazenar a maior quantidade de energia oriunda do ERS e libera-lá o mais rapidamente possível, o que torna nosso sistema muito competitivo, proporcionado uma boa quantidade de energia a partir do ERS.”

Um dos diferenciais do carro é sem dúvida o motor a combustão instalada na dianteira do modelo. Para BowLby uma concepção mais eficiente. “O motor a combustão bem como o sistema de recuperação de energia transfere toda esta força para as rodas dianteiras. Em um primeiro estágio o propulsor a combustão entra em ação e logo em seguida o sistema ERS o que pode fazer a energia ir tanto para as rodas traseiras ou dianteiras, dependendo de onde o carro precisa de poder adicional “

Sobre os pneus.

“Os pneus dianteiros são maiores do que os traseiros. Com 14 polegadas na frente e 9 atrás, devido a forma como a massa é distribuída no carro. Fizemos mudanças na parte aerodinâmica e os pneus maiores na frente ajudam na distribuição de peso.”

Desenho.

“O regulamento permite uma liberdade na criação do carro. A Nissan está disposta a inovar, a fim de ter um alto desempenho. O resultado é um carro que tem uma aparência bem diferente com a cabine deslocada para trás.”

Written by Fernando Rhenius
Apaixonado pelo automobilismo, seja ele real ou virtual. Me envolvi com o Endurance há muito tempo e desde 2009 tento, levar um pouco de informação e conhecimento sobre uma das principais categorias do automobilismo.