Neel Jani é o primeiro piloto da Porsche na Fórmula E

Neel Jani é o primeiro piloto da Porsche na Fórmula E

(Foto: Divulgação)

A Porsche anunciou nesta sexta-feira, 14, que Neel Jani será um dos pilotos da marca na Fórmula E. O suíço é piloto da marca desde 2013, quando iniciou ao volante do Porsche 919 hybrid, vencendo em Le Mans e conquistando o título de pilotos no WEC.  Entre 2014 e o final de 2017, venceu quatro corridas na classe e conquistou nove pole positions e quatro voltas mais rápidas. Em 2018 ele quebrou o recorde da pista em Spa-Francorchamps (BE com o 919 Evo Hybrid. Jani começou sua carreira em monopostos, subindo para a Fórmula 1 como piloto de testes.

Os testes em pista irão começar no início de 2019. “Sem dúvida, Neel é o homem certo para o nosso programa”, diz Fritz Enzinger, Vice-Presidente da Porsche Motorsport. “Ele tem velocidade e uma enorme experiência em monopostos. Ele já em Weissach como um piloto de desenvolvimento.”

“Estou muito ansioso para a nova tarefa”, comemora Jani. “Ser parte de um novo programa da Porsche Motorsport, pela segunda vez, desde o início, significa muito para mim. Os desafios técnicos e de condução são enormes e nossos adversários tem uma vantagem significativa. Há muito trabalho pela frente e eu não posso esperar para iniciar”, disse.  

Graças ao lançamento do novo carro Gen2 e baterias de maior capacidade, não será mais necessário a troca de carros entre uma bateria e outra. Enquanto o veículo e unidade de bateria são padronizados para todas as equipes, todos os componentes de powertrain são desenvolvidos individualmente pela Porsche. Estes elementos incluem o motor eléctrico, o inversor, caixa de velocidades, diferencial, veios de transmissão, os componentes da estrutura e de suspensão ligados ao eixo traseiro, bem como o sistema de arrefecimento e ECU.

Published
2 anos ago
Categories
Fórmula E
Comments
No Comments
Written by Fernando Rhenius
Jornalista formado pela Universidade do Vale do Itajaí - Univali. Mandem o site Bongasat.com.br desde 2009 de forma independente. Acredita que a informação, precisa ser divulgada de forma rápida, para que o leitor possa criar seu ponto de vista, e fugir de ostracismos e "especialistas" que povoam a imprensa automobilística no pais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *