Mudanças na temporada 2014 do European Le Mans Series

phototheque-2014-Essais-252520Officiels-p18kgki1f4me230q1p708t07rgm-252520-252528800x533-252529_thumb-25255B1-25255D

Neste final de semana em conjunto com a abertura do Mundial de Endurance, a série Europeia também dá as caras em Silverstone. Com 5 etapas, campeonato promete ser um dos melhores dos últimos anos com uma grande quantidade de carros. Abaixo estão listadas algumas mudanças para a temporada 2014

Provas serão no Domingo.

As corridas deste ano passam a ser no domingo, e não ao sábado, Equipe e pilotos vão ter assim a possibilidade de competir perante mais fãs. A única exceção será a prova de Silverstone, que

Acontece no sábado já a abertura do WEC, será no mesmo final de semana. Nas outras quatro provas, haverá duas sessões de treinos livres no Sábado, uma de manhã e outra depois de almoço. O Domingo terá uma sessão de qualificação pela manhã e corrida da parte da tarde.

Duração das provas.

Após consultar as equipes, e pilotos, a organização decidiu aumentar o tempo de pista em cada prova. No primeiro dia, teremos duas sessões de treinos livres de 90 minutos cada, em vez dos 60 minutos como em 2013. A sessão de qualificação será dividida em duas partes de 20 minutos cada, a primeira para as categorias LMGTE e GTC e a segunda para os LMP2. A corrida passa para 4 horas de duração.

Tempo de pilotagem para cada piloto.

Com o aumento da duração das corridas de três para quatro horas, o tempo máximo e mínimo de cada piloto ao volante passa ser o seguinte:

LPM2

Com equipes de dois pilotos:

‐ Pilotos Ouro ou Platina: tempo máximo em pista – 1h40m

‐ Pilotos Bronze ou Prata: tempo mínimo em pista – 2h20m

Com equipas de três pilotos:

Se houver dois pilotos Ouro ou Platina:

‐ Pilotos Ouro ou Platina: tempo máximo em pista – 1h50m

‐ Pilotos Bronze ou Prata: tempo mínimo em pista – 2h20m

Se houver apenas um piloto Ouro ou Platina:

‐ Piloto Ouro ou Platina: tempo máximo em pista – 1h40m

‐ Pilotos Bronze ou Prata: tempo mínimo em pista – 1h40m

Com equipes sem pilotos Ouro ou Platina:

‐ Tempo mínimo em pista – 40m

LMGTE e GTC

Com equipes de dois pilotos

‐ Tempo mínimo em pista para qualquer piloto – 1h45m

Com equipes de três pilotos, incluindo pilotos Ouro ou Platina:

‐ Pilotos Ouro ou Platina: tempo máximo em pista – 1h15m

‐ Pilotos Bronze ou Prata: tempo mínimo em pista – 45m

Com equipes de três pilotos sem pilotos Ouro ou Platina:

‐ Tempo mínimo em pista – 1h00m

Composição das equipas de pilotos

O regulamento da composição das equipes de pilotos em cada categoria foi clarificado para a temporada 2014.

LPM2: tal como em 2013, uma equipe de dois ou três pilotos tem de incluir pelo menos um piloto com classificação Prata ou Bronze.

LMGTE e GTC: uma equipe de dois ou três pilotos tem de incluir pelo menos um piloto Prata e outro Bronze, ou dois Bronze.

Calendário 2014 do ELMS

1 e 2 de Abril Testes Oficiais Paul Ricard (FRA)

Cada uma das equipas tem de participar neste treino pelo menos com um dos seus carros.

18 e 19 de Abril 1ª prova Silverstone (GBR)

17 e 18 de Maio 2ª prova Imola (ITA)

19 e 20 de Julho 3ª prova Red Bull Racing (AUT)

13 e 14 de Setembro 4ª prova Paul Ricard (FRA)

18 e 19 de Outubro 5ª prova Estoril (PRT)

Categorias representadas nas corridas do ELMS em 2014

LMP2 (Le Mans Prototype 2)

LMGTE (Le Mans Endurance GT)

GTC (Grand Touring Car)

Em 2014 não haverá carros da LPMC (Le Mans Prototype Challenge)

Motores disponíveis para equipes que participão também nas 24 Horas de Le Mans

Para os concorrentes da classe LPM2 que participem na temporada completa do ELMS e também nas 24 Horas de Le Mans o limite no número de motores é o seguinte: Dois motores para todas as provas do ELMS (treinos livres, qualificação, warm‐up, se houver, e corrida), mais os dias de testes oficiais, bem como os treinos livres, treinos de qualificação e corrida na edição 2014 das 24 Horas de Le Mans.

Aquecimento de pneus

O aquecimento prévio de pneus será uma vez mais autorizado desde o início da temporada 2014 do ELMS.

Lista final com os competidores para as 4 horas de Silverstone.

Published
5 anos ago
Categories
ELMSSilverstone
Comments
No Comments
Written by Fernando Rhenius
Apaixonado pelo automobilismo, seja ele real ou virtual. Me envolvi com o Endurance há muito tempo e desde 2009 tento, levar um pouco de informação e conhecimento sobre uma das principais categorias do automobilismo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *