bongasat.com.br

Endurance tratado a sério!
Mark Webber: “Vai ser um grande desafio manter os troféus em Weissach.”
Para o Australiano, temporada não será fácil como dizem. (Foto: Porsche AG)
Para o Australiano, temporada não será fácil como dizem. (Foto: Porsche AG)

Mark Webber renasceu como esportista após vários anos competindo contra os jogos de equipe impostos pela RBR em detrimento a Sebastien Vettel em uma cambaleante Fórmula 1. O australiano foi campeão de pilotos pela Porsche em 2015 ao lado de Timo Bernhard e Brendo Hartley.

A meta de Webber é vencer este ano as 24 horas de Le Mans, porém sabe que o #1 estampado no seu 919 Hybrid não significa muito em um campeonato tão competitivo. “Estou ansioso para começar logo o campeonato.” Disse Webber em entrevista ao site DailySportcar.com. “O número 1 não muda nada, o carro poderia ser rosa que mesmo assim nada seria diferente. O 1 é o resultado de um trabalho duro ano passado. E nós temos que que lutar este ano de novo. Especialmente com os novos carros da Audi e Toyota.”

Webber acredita que uma pressão neste início do campeonato seja feita pela Audi, o que não deve ser encarada como uma ameaça. Há uma chance de que eles vão colocar pressão sobre nós em função da velocidade, mas não temos um carro lento. Nós não estamos preocupados com isso ainda. Vamos ver como a temporada vai. Le Mans não está longe.”

“O carro mudou. O sistema híbrido é melhor, o peso é melhor, o a aerodinâmica é melhor, a gestão dos pneus é melhor. Tentando maximizar este conceito. Não há nenhum salto de desempenho. Os tempos por volta vão ser melhores, mas se isso é o suficiente, veremos.Eu acho incrível. Nós temos menos energia e os tempos serão melhores em Le Mans.”

Le Mans sempre esteve no imaginário de Webber. Antes de competir pela Porsche, o australiano defendeu as cores da Mercedes por duas oportunidades. Em 1999 uma das imagens mais compartilhadas, o voou que deu com o CLK GT1 após o carro apresentar problemas com a aerodinâmica.

“Eu adoraria ganhar Le Mans, eu gostaria de ganhar com Brendon, Timo e a Porsche. Acredito que nós temos um bom futuro juntos. E sim, se vier, ótimo, mas é uma corrida difícil de vencer e requer muita sorte.”

Outra atribuição do piloto é o de comentarista do canal Channel 4 que cobre as corridas de F1. Mesmo tendo mais popularidade do que o WEC, Webber acredita que não falta muito para o Mundial de Endurance “roubar” este título da F1. “Acho que o WEC terá sua melhor temporada este ano. Se tivéssemos três carros seria ótimo, se tivéssemos outro fabricante seria melhor ainda. Temos a Ford na GTE, mas precisamos de outra fábrica na LMP1.”

“Globalmente, temos a emoção e o foco deve ser sobre os novos carros da Audi e Toyota indo contra nós. Vai ser interessante ver como isso se desenrola.”

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.