Lukas Moraes disputa temporada 2018 do Blancpain GT Series

(Foto: Divulgação)

(Foto: Divulgação)

Lukas Moraes tem provado nos últimos anos ser um piloto versátil e muito competitivo, com participações de destaque em todas as categorias que passou. O paulista de 21 anos foi vice-campeão da Formula 3 Brasil em 2014, e conquistou vitórias e pódios em provas do Campeonato Brasileiro de Turismo – atual Stock Light. Em 2018, Lukas terá um novo e importante desafio, disputando a temporada do Blancpain GT Series Sprint Cup, o mais importante campeonato de Gran Turismo da Europa e um dos principais do mundo, a bordo de uma BMW M6 GT3 da equipe francesa 3Y Technology, comandada por Guillaume Maillard.

Organizado pela SRO Motorsports, o campeonato conta com cinco etapas na Europa, e passa pela Bélgica (Zolder), Inglaterra (Branca Hatch), Itália (Misano), Hungria (Budapeste) e Alemanha (Nürburgring). Na divisão Sprint Cup, cada etapa tem duas corridas, com duração de 60 minutos cada, e são sempre disputadas em duplas. Cada piloto faz a classificação para uma das provas do fim de semana e a largada respectiva. No pit-stop, o outro piloto assume o volante do carro para terminar a corrida. O companheiro de Moraes será o inglês Andrew Watson, que já disputou o Blancpain GT Series, na divisão Endurance em 2017.

Essa, porém, não será a primeira vez de Lukas Moraes na Europa. Em 2013, ele fez sua primeira temporada nos carros, disputando a Formula Abarth Italiana, onde ficou com a 4º colocação geral e foi o melhor entre os novatos. 

“É a realização de um sonho voltar a correr na Europa, depois de quatro temporadas no Brasil, principalmente no Blancpain Series Sprint, que é um dos principais campeonatos de carros de Gran Turismo do mundo. Vou competir contra pilotos de altíssimo escalão, então é uma chance única na minha vida, e acredito que vou crescer muito como piloto, profissional, e pessoalmente também. Vou agarrar essa oportunidade com muita determinação, visando a sequência da minha carreira”, explicou Lukas.  

No mundo do Gran Turismo, ele participou do Porsche Carrera Cup Junior no início de março. Já com a BMW M6 GT3, teve o primeiro contato na semana passada, em um teste privado no circuito de Zolder – que sedia a etapa de abertura do campeonato, entre os dias 6 e 8 de abril -, e aprovou a experiência. 

“A expectativa para a temporada é boa, tive um primeiro contato muito positivo com o carro em Zolder, me adaptei bem à BMW M6 GT3 e tive um bom entrosamento com meu companheiro de equipe. Vamos disputar a categoria Pro-Am, então o objetivo é brigar pelo título da categoria e buscar bons resultados na classificação geral também. A equipe 3Y Technology é nova, mas todos já mostraram estar muito comprometidos com o projeto. Sabemos que o início não será fácil, mas tenho certeza que ao longo do ano vamos nos desenvolver bastante, equipe, carro, pilotos, para brigarmos pelas primeiras posições”, completou Moraes.

CALENDÁRIO – Blancpain GT Series Sprint Cup 2018:

1ª etapa – 6 a 8 de abril: Zolder (Bélgica)

2ª etapa – 5 e 6 de maio: Brands Hatch (Inglaterra)

3ª etapa – 22 a 24 de junho: Misano (Itália) 

4ª etapa – 31 de agosto a 2 de setembro: Budapeste (Hungria)

5ª etapa – 14 a 16 de setembro: Nürburgring (Alemanha)

Published
4 meses ago
Comments
Comments
Written by Fernando Rhenius
Apaixonado pelo automobilismo, seja ele real ou virtual. Me envolvi com o Endurance há muito tempo e desde 2009 tento, levar um pouco de informação e conhecimento sobre uma das principais categorias do automobilismo.