Lukas Moraes dispita 3ª etapa do Blancpain GT Series Sprint Cup na Itália

(Foto: Divulgação)

Um dos mais modernos autódromos do automobilismo italiano, Misano recebe pilotos e equipes do Blancpain GT Series Sprint Cup neste fim de semana (22 a 24). Localizado próximo ao Mar Adriático, o Circuito Marco Simoncelli – que tradicionalmente sedia uma etapa da MotoGP -, não é uma novidade para o único brasileiro na categoria, portanto, Lukas Moraes chega animado em busca de bons resultados na 3ª etapa do campeonato.  

O paulista de 22 anos e Andrew Watson, seu companheiro de carro na BMW M6 GT3 #37 da equipe 3Y Technology, chegam embalados pela primeira vitória da dupla na divisão Silver Cup, conquistada na etapa de Brands Hatch, na Inglaterra, em maio. Na outra corrida da rodada, eles também subiram ao pódio com o 2º lugar. 

Depois de um início difícil na Bélgica, e a evolução comprovado na etapa inglesa, agora o objetivo é não só ser o melhor conjunto em sua classe, mas também buscar as primeiras posições na classificação geral. O Blancpain GT Series é o principal campeonato de Gran Turismo da Europa, e um dos mais importantes do mundo, reunindo carros como Ferrari, Lamborghini, Mercedes, Audi, McLaren, entre outros superesportivos. 

Com 4.226 metros de extensão, e um misto de longas retas com curvas travadas, o traçado de Misano é um dos poucos do calendário que Moraes já conhece. Em 2013, ele fez sua primeira temporada nos carros justamente na Formula Abarth, que corria majoritariamente em circuitos italianos. Em Misano, o piloto chegou a fazer um dia de treinos e também participar de uma etapa tripla, onde subiu ao pódio entre os novatos. No fim do ano, Lukas ficou com o 4º lugar geral e foi o campeão entre os Rookies. 

Depois de quatro temporadas no automobilismo nacional, onde foi vice-campeão da F3 Brasil e teve participações de destaque com pódios e vitórias no Campeonato Brasileiro de Turismo (atual Stock Light), Lukas Moraes está de volta ao automobilismo europeu, buscando se estabelecer no mundo dos GTs, que cresce cada vez mais, com grande envolvimento das montadoras e pilotos de alto calibre, inclusive ex-Formula 1. 

As atividades de pista para a etapa em Misano começam nesta sexta-feira, com dois treinos livres de uma 1h20 cada. No sábado, cada piloto da dupla faz uma tomada de tempos, que define o grid de largada das duas corridas da rodada, respectivamente. A primeira prova é disputada ainda no mesmo dia, enquanto a segunda acontece no domingo. Em ambas, a dinâmica é a mesma, com 1 hora mais 1 volta de duração, e parada obrigatória no pit-stop para que os pilotos se alterem na condução do carro. 

“É muito bom correr num circuito em que já conheço e inclusive já tive bons resultados. Este é meu primeiro ano correndo de Gran Turismo, assim como a equipe também ingressou no campeonato neste ano, e temos visto uma grande evolução a cada etapa. Em Brands Hatch tivemos um salto significativo em nossa performance, e isso se refletiu em nossos primeiros pódio e vitória na categoria Silver Cup. Agora, temos objetivos maiores, de sermos não apenas os melhores na nossa divisão, mas também de brigar pelas as primeiras posições na classificação geral, onde tem pilotos muito experientes, mas sabemos que podemos buscar o nosso espaço,” comentou. 

As corridas podem ser assistidas ao vivo através do site www.blancpain-gt-series.com, a partir das 14h40 de sábado e 9h de domingo (horários de Brasília).

Published
5 meses ago
Comments
No Comments
Written by Fernando Rhenius
Apaixonado pelo automobilismo, seja ele real ou virtual. Me envolvi com o Endurance há muito tempo e desde 2009 tento, levar um pouco de informação e conhecimento sobre uma das principais categorias do automobilismo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *