bongasat.com.br

Endurance tratado a sério!
AUTO / LE MANS SERIES : 1000 KM DO ALGARVE 2010  Circuito novo e com pontos de ultrapassagem?

Não é todo dia que vemos um circuito nascer. Para quem acompanha o automobilismo sabe que circuitos só nascem quando a F1 vai para algum pais distante, e sempre são gerados circuitos chatos e lentos. Em Portugal não tem F1 e lá existe um dos melhores circuitos ditos “novos” dos últimos anos. É o circuito de Algarve. Ele não é moderno sim mais não com aquelas instalações colossais com prédios altos e estruturas com desenhos futuristas. Ele tem o que um circuito tem que ter, retas, subidas, descidas e principalmente pontos de ultrapassagem.

A pista tem uma extensão de 4.692 Km e foi finalizada em 2008. Desde então sedia provas da LMS, WTCC e Mundial de Superbikes. Deixando os predicados do circuito de lado vamos falar da terceira etapa da LMS desde ano.

AUTO / LE MANS SERIES : 1000 KM DO ALGARVE 2010Peugeot da Oreca correu sozinho.

Como ocorreu na ALMS em Utah os favoritos das 24H e que decepcionaram foram a forra e ganharam suas corridas. Não que o Peugeot da Oreca era favorito para a prova principal mais visto que os três carros da fábrica foram se desmanchando na parte final caberia a ele honrar o nome Francês. Infelizmente o carro também ficou pelo caminho e deixou o caminho livre para a Audi fazer a festa.

Porém em Portugal o Oreca veio como favorito sendo o único modelo a Diesel a competir. Mesmo com a mudança de última hora da ACO em aumentar a entrada de ar dos protótipos a gasolina o que deu um tempero a mais no treino classificatório não surtiu efeito na corrida. O Peugeot #4 ganho a prova sem grandes percalços. Sorte? ou por que correu sozinho? Em um grid com 4 Modelos P1 nenhum deles foi pareô.

Os dois modelos da Rebellion tinham alguma chance e mostraram isso no treino classificatório, só que as “cagadas” por assim dizer começaram antes da largada da prova. O carro #12 foi punido pois seu assoalho estava fora das medidas exigidas pela ACO e o #13 por trocar os pneus entre o treino e a corrida, algo que não é permitido.

Mesmo largando no final do grid os dois começaram uma recuperação para no final o #12 pilotado por Nicolas Prost e Nell Jani chegarem em segundo 5 voltas atrás do líder o outro P1 o #13  pelas mãos de Andrea Belicchi e Jean Christophe Boullion não teve um desempenho similar ao seu companheiro e ficou em 20º.

Fechando o pódio ficou o #008 Lola Aston Martin da Signature Plus pilotado por Pierre Ragues, Frank Mailleux e Vanina Ickx. Mesmo tendo um carro que já foi campeão da LMS o Aston Martin não acompanhou a evolução dos carros da Rebellion e numa prova sem modelos a Diesel a disputa poderia ser interessante entre estes modelos basta o #008 correr atrás.

AUTO / LE MANS SERIES : 1000 KM DO ALGARVE 2010
Tommy Erdos garantiu seu lugar no podium

Entre os P2 a vitória ficou com o Lola equipado com motor Honda da equipe RML no qual o brasileiro Tommy Erdos faz parte. A vitória foi conseguida depois que os “favoritos” #42 o Acura da Strakka Racing teve problemas assim como os portugueses da Quifel ASM Team não completaram a prova. Duas equipes que também prometiam nas 24H mais não corresponderam nem em uma prova com menos da metade de duração. Em segundo chegou o #41 Team Bruichladdish com seu Zytek e em terceiro na classe e 22º no geral o #36 Pegasus Racing competindo com Courage LC75 AER.

J5-2010_LMS_03_Paddock_08
Equipe Dams na frente.

Já na Fórmula Le Mans a vitória ficou com #44 Oreca da equipe Dams com um belo sexto lugar na geral, fazendo dobradinha com o outro protótipo da equipe #43 e fechando o pódio o #45 Boutsen Energy Racing. O destaque negativo para a classe foi a desistência dos dois modelos da equipe Hope Polevision que não completaram mais do que 5 voltas da corrida.

J5-2010_LMS_03_Libres1_13Saleen de Fernando Rees na frente.

Na finada GT1 o Saleen da Larbre Competition vence a disputa com o outro Saleen da Atlas EFX Full Speed que correm sozinhos e chegaram a trás de todos os GT2 participantes. Mostrando que a GT1 pelo menos no mundo do endurance já deu o que tinha que dar. Uma pena, pois foi nesta categoria que modelos como Porsche 911 GT1, McLaren GT, Mercedes CLK fizeram sua história. Para o ano que vem como todos sabem a categoria GT será dividida entre pilotos profissionais e “amadores com grande poder aquisitivo”. Resta torcer para o Sallen participar de alguma destas categorias. Nesta classe também tivemos um brasileiro campeão, Fernando Rees.

AUTO / LE MANS SERIES : 1000 KM DO ALGARVE 2010
Dobradinha da Ferrari com Jaime Melo a frente.

Entre os GT2 o duelo sempre presente corou o belo trabalho que Jaime Melo tem feito com a Ferrari F430. Ganhou com 1 volta de vantagem sobre o #95 e companheiros de equipe Fisichella, Toni Vilander e Jean Alesi. Melo que fez dupla com Gianmaria Bruni depois de ganhar a prova de Utah repete o belo resultado na Europa. Se continuar a competir com regularidade nos dois campeonatos pode ser campeão em ambos. O triste da história é que Jaime é pouco conhecido no Brasil. Há a se Ferrari fizesse um protótipo… Fechando o pódio da classe o #77 Porsche da Team Felbermayr Proton pilotado por Marc Lieb e Richard Lietz..

Como saldo final das 5 classes participantes tivemos pilotos brasileiros vencendo em 3 delas, mostrando que existe sim outros caminhos para se trilhar na Europa do que monopostos e que pilotos que se aposentam da F1 tem espaço e podem desempenhar um belo trabalho em categorias de turismo… Ou você gostaria de ver Rubinho ou Massa correndo com um Stock Car?   
Abaixo um vídeo feito pela equipe da Spiker mostrando um pouco da pista portuguesa.

Pista com altos e baixos – Algarve 2010

Vídeo Institucional da LMS promovendo a prova.

CL. # EQUIPE PILOTOS P.º V
CHASSIS – MOTOR
P1 4 TEAM ORECA MATMUT Olivier Panis 1.º 215
Peugeot 908 HDi-FAP Nicolas Lapierre
Stéphane Sarrazin
P1 12 REBELLION RACING Nicolas Prost 2.º 210
Lola B08/60 – Rebellion Neel Jani
P1 8 SIGNATURE RACING Pierre Ragues 3.º 209
Lola Aston Martin Frank Mailleux
Vanina Ickx
P2 25 RML Mike Newton 4.º 201
Lola B08/80 – HPD Tommy Erdos
Ben Collins
P2 41 TEAM BRUICHLADDISH Karim Ojjeh 5.º 193
Zytek 07S/2 Tim Graves
Thor-Christian Ebbesvik
FLM 44 DAMS Warren Hughes 6.º 193
Oreca FLM09 – Chevrolet Jody Firth
GT2 96 AF CORSE Jaime Melo 7.º 192
Ferrari F430 GT Gianmaria Bruni
FLM 43 DAMS Gary Chalandon 8.º 191
Oreca FLM09 – Chevrolet Andrea Barlesi
Alessandro Cicognani
GT2 95 AF CORSE Giancarlo Fisichella 9.º 191
Ferrari F430 GT Toni Vilander
Jean Alesi
GT2 77 TEAM FELBERMAYR PROTON Marc Lieb 10.º 191
Porsche 997 GT3-RSR Richard Lietz
GT2 92 JMW MOTORSPORT Rob Bell 11.º 190
Aston Martin Vantage Darren Turner
GT2 88 TEAM FELBERMAYR PROTON Christian Ried 12.º 190
Porsche 997 GT3-RSR Martin Ragginger
Wolf Henzler
GT2 94 AF CORSE Luís Pérez Companc 13.º 190
Ferrari F430 GT Matias Russo
GT2 89 HANCOOK TEAM FARNBACHER Dominik Farnbacher 14.º 189
Ferrari F430 GT Allan Simonsen
GT2 91 CRS RACING Andrew Kirkaldy 15.º 189
Ferrari F430 GT Tim Mullen
GT2 85 SPYKER SQUADRON Peter Dumberck 16.º 188
Spyker C8 GT2-R – Audi Jeroen Bleekemolen
GT2 76 IMSA PERFORMANCE MATMUT Raymond Narac 17.º 188
Porsche 997 GT3-RSR Patrick Pilet
GT2 90 CRS RACING Phil Quaife 18.º 187
Ferrari F430 GT Pierre Ehret
Pierre Kaffer
FLM 45 BOUTSEN ENERGY RACING Nicolas de Crem 19.º 187
Oreca FLM09 – Chevrolet Bernard Delhez
Dominik Kraihamer
P1 13 REBELLION RACING Andrea Belicchi 20.º 186
Lola B08/60 – Rebellion Jean Christophe Boullion
GT1 50 LARBRE COMPETITION Gabriele Gardel 21.º 184
Saleen SR-7 – Ford Patrice Goueslard
Fernando Rees
P2 36 PEGASUS RACING Julien Schell 22.º 179
Courage LC75 – AER Frederic Da Rocha
FLM 46 JMB RACING Peter Kutemann 23.º 175
Oreca FLM09 – Chevrolet Maurice Basso
John Hartshorne
GT1 66 ATLAS EFX-TEAM FULL SPEED Carlo van Dam 24.º 171
Saleen SR-7 – Ford Stephane Lemeret
Julien Schroyen
P2 24 OAK RACING Jacques Nicolet 25.º 153
Pescarolo 01 – Judd Mathieu Lahaye
Abandonos
P2 42 STRAKKA RACING Nick Laventis 26.º 120
HPD ARX-01c Danny Watts
Jonny Kane
P2 35 OAK RACING Richard Hein 27.º 91
Pescarolo 01 – Judd Guillaume Moreau
P2 40 QUIFEL ASM TEAM Miguel Amaral 28.º 91
Ginetta-Zytek 09S/2 Olivier Pla
GT2 75 PROSPEED COMPETITION Marco Holzer 29.º 38
Porsche 997 GT3-RSR Richard Westbrook
FLM 49 APPLEWOOD SEVEN Damien Toulemonde 30.º 26
Oreca FLM09 – Chevrolet Mathias Beche
FLM 47 HOPE POLEVISION Steve Zacchia 31.º 3
Oreca FLM09 – Chevrolet Luca Moro
Olivier Lombart
FLM 48 HOPE POLEVISION Christophe Pillon 32.º 1

Oreca FLM09 – Chevrolet
Vincent Capillaire

Nico Verdonck

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.