LMS – 8H Castellet – Treino Oficial

Lms_logo_250

peugeot

Olhando os tempos obtidos pelos primeiros colocados para a primeira etapa da LMS as medidas que a ACO fez para aproximar os protótipos movidos a diesel dos seus pares a gasolina em partes surtiu efeito. A diferença que no ano passado era uma enormidade pelo menos neste primeiro momento foi pequena. A pole obtida pelo Peugeot da Oreca para o melhor P1 movido a gasolina o Aston Martin de fábrica foi de 1.159s. não é muito em uma corrida com 4 categorias e retardatários já nas primeiras voltas. A diferença entre o 1º colocado e o Audi que conquistou o segundo posto foi de 437 milésimos. Nada. Por isso é fato afirmar que a corrida ainda não tem aquele vencedor destacado. Além do fator trafego e a ligeira vantagem dos modelos a diesel, a durabilidade muitas vezes pode surpreender. A Peugeot foi soberba em sebring e mesmo não tendo a mesma estrutura a Oreca tem um carro sólido em suas mãos.

Le Mans Series - Le Castellet (F) E agora Audi?

A Audi por sua vez quer vingança e vencer é a palavra de ordem no time alemão. Na conferencia de imprensa realizada em Paul Ricard conforme apurou o site Endurance.info o diretor esportivo da Audi Dr. Wolfgang Ullrich foi direto em suas respostas porém deu a entender que as mudanças em relação a ALMS mudaram. Quando perguntado sobre a escolha de correr em Paul Ricard do que as tradicionais 12H de Sebring Ullrich foi direto. “Em Sebring, as configurações aerodinâmicas são totalmente diferentes das de  Le Mans. Aqui, você pode andar com algo semelhante. Le Mans é muito especial: nada como o circuito de Sarthe. Mas, em Le Castellet, há algumas partes similares"  Tirando o lado técnico da coisa. A Audi desistiu de participar da ALMS pois estava se isolando nos EUA. Claro que promover seus carros em território americano é o anseio de qualquer fabricante de automóveis, só que como ocorreu desde 2009 a ALMS tem perdido equipes e correr e ganhar é uma coisa. Ganhar sem adversários é bem outra. Em 2008 a Audi tinha uma disputa meio que indireta com os Porsches da Penske. Mesmo ganhando quase todas as corridas existia uma apreensão sobre o que o adversário estava fazendo para ganhara corrida. O que eles teriam encontrado em 2009? dois Acuras visivelmente mais lentos que ganharam pois os  adversários eram mais lentos ainda. E também correr na Europa do lado da maioria dos times que vai participar das 24 horas é muito mais vantajoso. Sem contar o calendário é extenso e com provas que não lembram nada corridas de endurance.

Na P2 o Acura da Strakka Racing surpreendeu e marcou a pole em cima do campeão do ano assado Quifel ASM Team. Superou por mais de 2 segundos. Diferença alta levando em conta que é um carro ainda verde em solo europeu e que não era muito exigido nas curtas provas americanas. Se está mais leve? saberemos amanha. O brasileiro Tommy Erdos com seus Lola terminou na 4º colocação.

Enquanto na GT1 teremos apenas um competidor o Saleen da Larbre Compettion na GT2 a briga será feia. Jaime Melo começou bem fazendo a pole em cima do Porsche campeão do ano passado. Sem dúvida é a classe mais competitiva e sem favorito. Claro que em situações de extrema competitividade Melo se sobressai como aconteceu em Le Mans ano passado e em Sebring este ano. O time da F1, a Ferrari da AF Corse com Fischella e Alesi terminou em 4º mostrando entrosamento. Estou curioso em ver Alesi novamente pilotando uma Ferrari.

Pena que no Brasil a corrida não será transmitida. Ano passado o canal SPEED passou um VT de todas as etapas da LMS. É torcer que este ano mesmo com atraso nós sejamos brindados com um das melhores categorias de carros do mundo. E que venham as 8 horas!!!

Para terminar uma volta com o Spyker da Squadron que terminou em 9º em sua classe. No video uma dúvida que eu tinha foi esclarecida. A grande reta de Paul Ricard será usada em toda sua extensão sem nenhum tipo de redutor de velocidade. perfeito!

Abaixo o tempos oficiais.

 

CL. N.º Equipe Pilotos Tempo
P1 4 Team Oreca Matmut Olivier Panis 1:41.195
Peugeot 908 HDi-FAP Nicolas Lapierre
Stéphane Sarrazin
P1 7 Audi Sport Team Joest Tom Kri tensen 1:41.632
Audi R15 TDi Allan McNish
Dindo Capelo
P1 9 Aston Martin Racing Harold Primat 1:42.354
Lola Aston Martin Adrian Fernandez
Stefan Mücke
P1 6 AIM Team Oreca Soheil Ayari 1:42.685
Oreca 01 – AIM LoïcDuval
Didier Andre
P1 13 Rebellion Racing Andrea Belicchi 1:43.435
Lola B08/60 – Rebellion Jean Christophe Boullion
Guy Smith
P1 12 Rebellion Racing Nicolas Prost 1:44.032
Lola B08/60 – Rebellion Neel Jani
P1 5 Beechdean Mansell Motorsport Greg Mansell 1:44.475
Ginetta-Zytek 09S Leo Mansell
Nigel Mansell
P1 8 Signature Plus Pierre Ragues 1:44.914
Lola Aston Martin Frank Mailleux
Vannina Ickx
P2 42 Strakka Racing Nick Laventis 1:44.989
HPD ARX-01c Danny Watts
Jonny Kane
P2 40 Quifel ASM Team Miguel Amaral 1:47.112
Ginetta-Zytek 09S/2 Olivier Pla
Warren Hughes
P2 24 OAK Racing Team Mazda France Jacques Nicolet 1:47.474
Pescarolo 01 – Judd Mathieu Lahaye
P2 25 RML Mike Newton 1:47.491
Lola B08/80 – HPD Tommy Erdos
Andy Wallace
P2 41 Team Bruichladdich Karim Ojjeh 1:48.439
Zytek 07S/2 Tim Graves
Thor-Christian Ebbesvik
P2 30 Racing Box Ferdinando Geri 1:48.635
Lola B08/80 – Judd Andrea Piccini
Giacomo Piccini
P2 37 WR Salini Phillipe Salini 1:49.567
WR LMP – Zytek Stéphane Salini
Tristan Gommendy
P2 29 Racing Box Piergiuseppe Perazzini 1:49.931
Lola B08/80 – Judd Marco Cioci
Luca Pirri
P2 39 Kruse Schiller Motorsport Jean de Portales 1:50.913
Lola B07/40 – Judd Hideki Noda
Jonathan Kennard
P2 27 Race Performance Michel Frey 1:52.612
Radical SR9 – Judd Ralph Meichtry
Tyler Dueck
FLM 44 DAMS Dean Sterling 1:52.936
Oreca FLM09 – Chevrolet Luke Hines
Edoardo Piscopo
FLM 48 Hope Po le Vi sion Christophe Pillon 1:53.090
Oreca FLM09 – Chevrolet Mathias Beche
Vincent Capillaire
P2 36 Pegasus Racing Julien Schell 1:53.418
Courage LC75 – AER Jean-Christophe Metz
Frederic Da Rocha
FLM 49 Applewood Seven Damien Toulemonde 1:53.447
Oreca FLM09 – Chevrolet David Zollinger
Ross Zampati
FLM 45 Boutsen Energy Racing Nicolas de Crem 1:53.850
Oreca FLM09 – Chevrolet Bernard Delhez
Dominik Kraihamer
FLM 43 DAMS Gary Chalandon 1:54.187
Oreca FLM09 – Chevrolet Andrea Barlesi
Alessandro Cicognani
FLM 47 Hope Pole Vision Steve Zacchia 1:54.305
Oreca FLM09 – Chevrolet Luca Moro
Wolfgang Kaufmann
GT1 50 Larbre Competition Gabriele Gardel 1:57.085
Saleen SR-7 – Ford Roland Berville
Julien Canal
GT2 96 AF Corse Jaime Melo 1:57.850
Ferrari F430 GT Gianmaria Bruni
GT2 77 Team Febermayr Proton Marc Lieb 1:58.216
Porsche 997 GT3-RSR Richard Lietz
GT2 91 CRS Racing Andrew Kirkaldy 1:58.475
Ferrari F430 GT Tim Mullen
GT2 95 AF Corse Giancarlo Fisichella 1:58.545
Ferrari F430 GT Toni Vilander
Jean Alesi
GT2 92 JMW Mo tors port Rob Bell 1:58.549
Aston Martin Vantage Darren Turner
GT2 94 AF Corse Luís Pérez Companc 1:58.707
Ferrari F430 GT Matias Russo
GT2 90 CRS Ra cing Phil Quaife 1:59.021
Ferrari F430 GT Pierre Ehret
Pierre Kaffer
GT2 76 IMSA Performance Matmut Raymond Narac 1:59.035
Porsche 997 GT3-RSR Patrick Pilet
GT2 85 Spyker Squa dron Peter Dumberck 1:59.177
Spyker C8 GT2-R – Audi Tom Coronel
Jeroen Bleekemolen
GT2 88 Team Felbermayr Proton Christian Ried 1:59.447
Porsche 997 GT3-RSR Martin Ragginger
Patrick Long
GT2 89 Hancook Team Farnbacher Dominik Farnbacher 1:59.480
Ferrari F430 GT Allan Simonsen
GT2 75 Prospeed Competition Marco Holzer 1:59.539
Porsche 997 GT3-RSR Richard Westbrook
GT2 78 BMW Team Schnitzer Jörg Müller 1:59.593
BMW M3 GT2 Dirk Werner
FLM 46 JMB Ra cing Peter Kutemann 2:00.775
Oreca FLM09 – Chevrolet Maurice Basso
John Hartshorne
P2 35 OAK Ra cing Team Mazda France Richard Hein 9:99.999
Pescarolo 01 – Judd Guillaume Moreau
Published
11 anos ago
Categories
Sem categoria
Comments
No Comments
Written by Fernando Rhenius
Jornalista formado pela Universidade do Vale do Itajaí - Univali. Mantem o site Bongasat.com.br desde 2009 de forma independente. Acredita que a informação, precisa ser divulgada de forma rápida, para que o leitor possa criar seu ponto de vista, e fugir de ostracismos e "especialistas" que povoam a imprensa automobilística no pais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *