bongasat.com.br

Endurance tratado a sério!

 08-09.05.2010 Spa Francorchamps, Belgium, #2 Team Peugeot Total Peugeot 908 HDi-FAP: Franck Montagny, Stephane Sarrazin, Nicolas Minassian takes the checkered flag to finish second
Supremacia francesa.

A emoção que faltou para a F1 hoje na Espanha não se aplicou para a corrida belga da LMS. Acidentes, falta de energia, batidas. Aconteceu de tudo lá. O Peugeot #3 do trio Pedro Lamy, Sebastien Bordais e Simon Pagenaud ganharam uma prova bizarra. Já na primeira curva Lamy deu uma errada saindo da pista e jogando toda a vantagem que teve conquistando a pole fora. Voltando em 9º desviando dos inúmeros acidentes, precisou de 3 horas para garantir a vitória. O Português comenta “Na volta de aquecimento, tivemos um problema com o aquecimento dos pneus.  Na primeira curva eu pensei que teria mais aderência e perdi o carro, disse Lamy. A falta de aderência pegou todos de surpresa. O #8 da Audi também deu sua contribuição e foi parar no muro de contenção, o que custou para os alemães 4 voltas na manutenção da parte traseira do carro.

As surpresas ou desgraças não acabam por ai ainda sob bandeira amarela o Peugeot da Oreca se estranha com um dos Lolas da Rebelion Racing na complicada curva Eau Rouge. Na volta 10 a batalha que todos esperavam o Audi #7 pilotado pelo experiente McNish e o Peugeot de Lamy, assim que chegaram na Eau Rouge prevaleceu o talento do piloto da Audi que ficou com o primeiro lugar. Um sucesso momentâneo…

Aos 47 minutos de prova um acidente envolvendo o Ginetta-Zytek de Bruichlanddich deu uma encostada no Aston Martin da JMW na antiga curva Buss Stop. O piloto do Aston teve dificuldades de sair do carro e novamente o safety car entrou em ação. Na relargada o Peugeot #2 também se estranhou com o Lola Judd da KSM até que uma pane no sistema de cronometragem interrompeu por mais de 30 minutos a corrida com os carros enfileirados na reta dos boxes.
EI_Red_flag
Na Europa também existe apagão elétrico.

Na relargada o Audi continuava ditando o ritmo seguido pelos Peugeot #3 e #1. Entre os P2  o RML De Tomy Erdos liderava o certame seguido pelo Ginetta da Quifel ASM Team e o #24 OKA Racing. NA GT1 uma briga de foice entre os Ford GT e Aston Martin, assim como na GT2 Jaime Melo brigando de igual para igual com o Porsche da Felbermayr. 

Com 4 horas de prova a Peugeot mostrou  superioridade e liderava, seguida pelo Audi #7 e pelo Peugeot #1 que logo em seguida iria superar o carro Alemão. Quem também conheceu os muros de SPA foi o Aston Martin 008 da Signature Plus, porem o carro voltou sem problemas. Faltando menos d 1 hora para o fim outro Aston este da equipe AMR bateu feio na curva Blanchimont destruindo a parte frontal do carro.

Faltando 40 minutos para o final da corrida a bandeira verde foi mostrada e novamente a velocidade corrida solta. Restando 10 minutos a chuva voltou  e os pilotos tiveram muito trabalho para manter seus carros na pista. Com a vitória do #3 da Peugeot as atenções nos minutos finais ficaram para o Audi e Peugeot #2 que conseguiu uma dobradinha (mais uma) em uma corrida com várias alternativas.

Para quem apostava que os modelos franceses eram fracos e bobos em pista molhada e levou como base a prova de Petit lemans do ano passado na ALMS se enganou e muito. Os franceses acharam o acerto ideal tanto para o piso seco quanto o molhado e tem tudo, tudo mesmo para conseguir o bi-campeonato nas 24H. Prova disso é que o vencedor da prova chegou a mais de 1 minuto sobre o segundo Peugeot que também chegou 1 minuto a frente do primeiro Audi.

Na P2 a vitória ficou com o Ginetta Zytel da Quifel com Miguel Amaral no comando, seguido pelo Lola HPD do brasileiro Tommy Erdos. Na GT1 domínio total dos modelos da Ford com os três primeiros lugares no podium com VDS Racing em primeiro seguido pelos dois carros da equipe Matech. Já na GT2 a vitória ficou com o Porsche #77 da Felbermayr seguido por 2 Ferraris da AF Corse com Jaime Melo a Frente depois de uma briga com Fisichella.

Fernando Ress terminou em 31º no geral e Augusto Farfus em 21º. A próxima prova será nos dias 15 a 17 de Julho no ótimo circuito de Algarve em Portugal.

Abaixo o vídeo da largada.

Audi fazendo lambança


Audi X Peugeot


Peugeot Batendo


P
# Class Pilotos Time Carro V.
1. 3 LM P1 P.Lamy, S.Bourdais S.Pagenaud Team Peugeot Total Peugeot 908 HDi-FAP 139
2. 2 LM P1 F.Montagny, S.Sarrazin, N.Minassian Team Peugeot Total Peugeot 908 HDi-FAP 139
3. 7 LM P1 D.Capello, T.Kristensen, A.McNish Audi Sport Team Joest Audi R15 TDI 139
4. 1 LM P1 M.Gene, A.Wurz, A.Davidson Team Peugeot Total Peugeot 908 HDi-FAP 138
5. 9 LM P1 T.Bernhard, R.Dumas, M.Rockenfeller Audi Sport North America Audi R15 TDI 137
6. 40 LM P2 M.Amaral, O.Pla Quifel-ASM Team Ginetta-Zytek 09S 130
7. 25 LM P2 T.Erdos, M.Newton, A.Wallace RML Lola HPD Coupe 130
8. 35 LM P2 R.Hein, G.Moreau Oak Racing Pescarolo Judd 129
9. 24 LM P2 M.Lahaye, J.Nicolet Oak Racing Pescarolo Judd 128
10. 30 LM P2 F.Geri, A.Piccini, G.Piccini Racing Box Lola B09 Coupe Judd 128
11. 13 LM P1 A.Belicchi, J-C.Boullion Rebellion Racing Lola B10/60 Coupe Rebelli 127
12. 8 LM P1 M.Fassler, A.Lotterer, B.Treluyer Audi Sport Team Joest Audi R15 TDI 126
13. 008 LM P1 P.Ragues, F.Mailleux, V.Ickx Signature Plus Lola Aston Martin 125
14. 47 LM P2 S.Zacchia, L.Moro, W.Kaufmann Hope Polevision Racing Formula Le Mans 124
15. 77 LM GT2 M.Lieb, R.Lietz Team Felbermayr Proton Porsche 997 GT3 RSR 124
16. 36 LM P2 J.Schell, J-C. Metz, F.Da Rocha Pegasus Racing Courage-Oreca LC75 AER 123
17. 70 LM GT1 B.Leinders, M.Palttala, E.De Donker Marc VDS Racing Team Ford GT 123
18. 45 LM P2 D.Kraihamer, N.De Crem, B.Delhez Boutsen Energy Racing Formula le Mans Oreca 09 123
19. 96 LM GT2 G.Bruni, J.Melo AF Corse Ferrari F430 GT 123
20. 95 LM GT2 G.Fisichella, T.Vilander, J.Alesi AF Corse Ferrari F430 GT 123
21. 79 LM GT2 A.Priaulx, D.Muller, A.Farfus BMW Team Schnitzer BMW M3 123
22. 76 LM GT2 R.Narac, P.Pilet IMSA Performance Matmut Porsche 997 GT3 RSR 123
23. 60 LM GT1 T.Mutsch, J.Hirschi, M.Beche Matech Competition Ford GT 123
24. 91 LM GT2 A.Kirkaldy, T.Mullen CRS Racing Ferrari F430 GT 122
25. 85 LM GT2 P.Dumberck, T.Coronel Spyker Squadron Spyker C8 Laviolette GT2- 121
26. 88 LM GT2 M.Ragginger, C.Ried, P.Long Team Felbermayr Proton Porsche 997 GT3 RSR 121
27. 75 LM GT2 M.Holzer, R.Westbrook Prospeed Competition Porsche 997 GT3 RSR 121
28. 61 LM GT1 C.Allemann, R.Frey, Y.Zimmer Matech Competition Ford GT 121
29. 89 LM GT2 D.Farnbacher, A.Simonsen Hankook Team Farnbacher Ferrari F430 GT 121
30. 94 LM GT2 L.Perez Companc, M.Russo AF Corse Ferrari F430 GT 120
31. 50 LM GT1 G.Gardel, P.Goueslard, F.Rees Larbre Competition Saleen S7-R 120
32. 72 LM GT1 J.Jousse, S.Gregoire, D.Hart Luc Alphand Aventures Corvette C6.R 120
33. 66 LM GT1 J.Schroyen, C.Van Dam, A.Lacko Atlas FX-Team FS Saleen S7-R 120
34. 78 LM GT2 J.Muller, D.Werner, U.Alzen BMW Team Schnitzer BMW M3 120
35. 98 LM GT2 P.Von Splunteren, N.Hommerson, L.Machiels Prospeed Competition Porsche 997 GT3 RSR 119
36. 46 LM P2 P.Kutemann, M.Basso, J.Hartshorne JMB Racing Formula Le Mans Oreca 09 117
37. 93 LM GT2 P.Daniels, O.Slingerland, N.Lanik JWA Racing Porsche 997 GT3 RSR 116
38. 90 LM GT2 P.Ehret, P.Quaife, P.Kaffer CRS Racing Ferrari F430 GT 105
39. 27 LM P2 M.Frey, R.Meichtry, P.Bruneau Race Performance Radical SR9 Judd 103
40. 92 LM GT2 R.Bell, D.Turner JMW Motorsport Aston Martin V8 Vantage 86
41. 52 LM GT1 T.Enge, C.Nygaard, P.Kox Young Driver AMR Aston Martin DBR9 82
42. 39 LM P2 J.De Pourtales, H.Noda, J.Kennard KSM Lola B08/47 Judd 77
43. 42 LM P2 N.Leventis, D.Watts, J.Kane Strakka Racing HPD ARX 01 69
44. 49 LM P2 D.Toulemonde, D.Zollinger, R.Zampatti Applewood Seven Formula Le Mans Oreca 09 67
45. 12 LM P1 N.Prost, N.Jani Rebellion Racing Lola B10/60 Coupe Rebelli 65
46. 48 LM P2 C.Pillon, V.Capillaire Hope Polevision Racing Formula Le Mans 30
47. 43 LM P2 A.Barlesi, A.Cicognani, G.Chalandon Dams Formula Le Mans Oreca 09 23
48. 41 LM P2 K.Ojjeh, T.Greaves, T-C.Ebbesvik Team Bruichladdich Ginetta-Zytek 09S 15
49. 4 LM P1 O.Panis, N.Lapierre, L.Duval Team Oreca Matmut Peugeot 908 HDi FAP 4

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.