Le Mans terá novo formato de qualificação

A organização das 24 Horas de Le Mans divulgou nesta quarta-feira, 18, o novo formato do treino classificatório para as 24 Horas de Le Mans de 2020. A partir do próximo ano, seis carros disputarão a pole em cada classe. 

A “eliminatória” para que os seis primeiros sejam definidos, será em uma qualificação de 45 minutos na noite de quarta-feira, que antecede a prova. A “Hyperpole” durará 30 minutos e está marcada para acontecer a partir das 21h da quinta-feira. A volta mais rápida de cada  carro irá definir quem será o mais rápido. 

As equipes não poderão voltar para os boxes durante a qualificação, mas estão liberado para utilizar pneus dentro do limite estabelecido pelo regulamento.

“Com este novo formato de qualificação e o confronto para Hyperpole para os 24 competidores mais rápidos – seis de cada uma das quatro classes -, garantimos duas sessões emocionantes para pilotos e espectadores, nas quais todo o foco estará na velocidade absoluta na busca pela volta perfeita ”, disse o presidente da ACO, Pierre Fillon.

“Adrenalina, suspense e concentração estarão no máximo para todos os times. Será um prelúdio emocionante para a batalha de 24 horas que será em nossa icônica pista de 13 km. Le Mans será mais uma vez uma celebração das corridas que duram vários dias, e não apenas um fim de semana”. 

Ele marca uma mudança significativa no formato de qualificação anterior, que contou com três sessões de qualificação de duas horas, distribuídas pelos dois dias de atividades de pista que agora foram amplamente transformadas em sessões de treinos livres.

A programação revisada pode ser encontrada abaixo. (Horários da França). 

quarta-feira

15:30 – 08:00 p.m .: treinos livres

10:00 a 11 p.m .: Livre Prática

11:15 – 24:00: Qualificação

quinta-feira

17:00 – 07:00 p.m .: treinos livres

09:00 – 21:30: Hyperpole

22:00 – 12:00: treino livre. 

Convites para a corrida foram revisados 

Além da novidade no formato do treino classificatório, O ACO revisou a distribuição de convites automáticos para Le Mans. A partir de agora,  a quantidade de equipes que receberão a honraria, será proporcional ao número de inscritos em cada classe. 

Dois convites serão concedidos para a classe LMP2, caso haja entre 12 e 17 entradas de temporada completa, enquanto um, apenas para o campeão da classe, será concedido no caso de uma grade de seis a 11 carros.

Na classe GTE (ELMS) e GT3 (Asian LMS) terá dois convites para se  oito a 11 carros estiverem inscritos ou apenas um caso tenha de quatro a sete inscritos. 

Os campeões da classe LMP3, independentemente do número de inscritos, também receberão um convite. O critério se aplica a ambas as séries e apresenta um critério diferente para a ELMS. 

Para a série europeia serão três convites para a classe LMP2, caso haja entre 18 e 23 inscritos, dois para uma classe de 12 a 17 e apenas um para menos de 12 carros. 

A ACO também revisou as entradas de carros que venceram Le MAns, com apenas os vencedores das classes LMP2 e GTE-Am agora recebendo convites para 2020. Anteriormente, os convites automáticos eram ofertados para todas as quatro classes, mas, como costumava ser o caso na classe LMP1, não eram usados ​​devido a participação do WEC.

Não foram alterados os convites para os vencedores da IMSA. Nenhuma alteração foi feita nos convites para o vencedor da Michelin Le Mans Cup ou nos dois convites concedidos aos competidores do IMSA WeatherTech SportsCar Championship e Le Mans Cup. Nove convites já foram entregues para o próximo ano, de acordo com os critérios válidos anteriormente. 

Equipes que receberam convites automáticos:

Toyota Gazoo Racing  : Vitória nas 24 Horas de Le Mans de 2019 na categoria LMP1. Convite para a classe LMP1;

Signatech Alpine Matmut : Vitória nas 24 Horas de Le Mans de 2019 na categoria LMP2. Convite para a classe LMP2;

AF Corse  : Vitória nas 24 horas de Le Mans 2019 na categoria LMGTE Pro. Convite LMGTE Pro;

Team Project 1: Vitória nas 24 horas de Le Mans 2019 na categoria LMGTE Am. Convite LMGTE Am;

IDEC Sport: 1º na ELMS na categoria LMP2. Convite LMP2;

G-Drive Racing  : 2º na ELMS na categoria LMP2. Convite LMP2;

O convite para a classe LMP2  para o vencedor da classe LMP3 da ELMS, será confirmado após recurso. 

Luzich Racing  : 1º na classe GTE da ELMS. Convite para a classe  LMGTE (*);

Dempsey-Proton Racing : 2º na classe GTE da ELMS. Convite para a classe LMGTE(*);

Kessel Racing  : 1º na Michelin Le Mans Cup na categoria GT3. Convite na categoria LMGTE Am;

Quatro outros convites serão adicionados no final da temporada 2019-2020 da Asian Le Mans Series, após a última rodada em Buriram, na Tailândia. Eles serão definidos da seguinte forma:

O 1º na categoria LMP2 terá um convite para as 24 Horas de Le Mans 2020, na classe LMP2. 

O 1º LMP2 Am terá um convite para a classe LMP2 ou LMGTE Am. (Sujeito ao acordo do Comitê de Seleção no segundo caso)

O 1º LMP3 terá um convite para a classe LMP2 ou LMGTE Am.

O 1º GT3 terá’ um convite para a classe LMGTE Am. 

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8 meses ago
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24 Horas Le Mans
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Written by Fernando Rhenius
Jornalista formado pela Universidade do Vale do Itajaí - Univali. Mandem o site Bongasat.com.br desde 2009 de forma independente. Acredita que a informação, precisa ser divulgada de forma rápida, para que o leitor possa criar seu ponto de vista, e fugir de ostracismos e "especialistas" que povoam a imprensa automobilística no pais.