Todos temos um poder!

23 de junho de 2016 0 Por Fernando Rhenius

Muitos de nós cresceram querendo ter super poderes. Quem não gostaria de usar e abusar da visão de raio X do Super Homem ou de todas as traquitanas do cinto de utilidades do Batman? Pois é. Tem quem sonha em tomar as famosas pastilhas encolhedoras do Chapolin Colorado.

Temos um poder, um poder enrustido que só aparece em determinadas horas do dia e só é perceptível para quem possui carro. O famoso pisca alerta. É batata, o ser humano se transforma no paladino da justiça (pelo menos na sua própria cabeça), no exato momento que aperta a tecla mágica.

Em questões de segundos parar em fila dupla se torna uma necessidade, trancar ruas para buscar seus queridos filhos na escola é algo de direito. Sabe aquela vaga preferencial para idosos ou pessoas com necessidades especiais? Ela acaba de ser tomada e com razão pelo super, mega poder do pisca alerta.

É como se o  dono do poder ou da ignorância dissesse em alto e bom som: (estou parando, estou errado mas o pisca alerta resolve isso). E assim em todas as cidades. O salvo conduto que as luzinhas dão a quem as ativa são superiores a por exemplo quem trafega na faixa da esquerda a 20 km/h. Outro super poder que temos e gostamos de usar.

Mas não é apenas em áreas urbanas que o pisca é usado de forma errada e imbecil. Em rodovias, muitas vezes para avisar de um acidente, pista lenta ou apenas pode tirar uma foto de alguém caído no chão, lá estão as luzinhas piscando como se não houvesse amanhã, para seus donos poderem registar e terem seus 5 minutos de fama e 10 compartilhamentos no facebook. Tem fila? Eles que passem por cima, primeiro preciso resolver o problema do foco da câmera do celular!

O código brasileiro de transito é claro, usar o pisca alerta só em caso de emergência, algo realmente sério, quando o carro quebrar no meio da via, ou no acostamento. Mas o sério de hoje não é o sério do código de transito. Ter que andar alguns metros a mais e estacionar o carro em uma vaga chega a ser uma ofensa maior do que xingar a mãe. Qual o problema de parar em fila dupla não é mesmo? Estou imune a questionamentos, multas (se o guarda não aparecer) e ainda ganho tempo.

Tempo este que os outros motoristas perdem, filas se foram e o transito como todos sabem, acaba virado literalmente no alho. Mas não tem problema. Basta apertar o botão mágico do pisca alerta que todos os meus, não os nossos problemas estão resolvidos.