Portfólio

Jornalismo é informar, é levar a notícia e por que não, o conhecimento para todos. Foi mais ou menos com este pensamento que ingressei na faculdade de jornalismo da Univali em Itajaí. O ano pode soar distante (1999), mas acredito que perseverar, e nunca desistir é um dos objetivos de qualquer pessoa.

Currículo atualizado em 07/01/2020

Jornalismo?

Minha ideia de trabalhar com comunicação iniciou ainda na adolescência, quando estudante do ensino médio em Rio do Sul, Santa Catarina. Sonhava em ser um profissional como Reginaldo Leme. Correr o mundo atrás da Fórmula 1, ou qualquer categoria automobilística.

Desde então venho buscando exercer com êxito e profissionalismo, as nuances da comunicação. Jornalismo não é apenas um amontoado de palavras, com uma certa pontuação e português correto. Jornalismo é a produção de um bom texto, o emprego correto das técnicas e principalmente ética. Seja mídia impressa, internet, TV ou rádio. Acima de tudo informar com responsabilidade.

Bongasat, o começo

Primeiro layout do site ainda em plataforma blogspot.

Primeiro layout do site ainda em plataforma blogspot

A busca por informação de qualidade sobre automobilismo, foi o estopim para criar em 2009 o Bongasat. A ideia veio das dificuldades em encontrar notícias sobre Endurance (provas de longa duração) em portais e na grande mídia brasileira. O garimpo feito em 99% de sites internacionais, começou como um meio de se manter bem informado.

Primeiro baseado na plataforma Blogspot sendo um espaço feito nas horas vagas e sem qualquer pretensão, acabou sendo um dos primeiros a noticiar sobre a categoria no Brasil. Além do mundo real do Endurance, em 2011 uma vertente foi criada. O virtualbongasat, também pioneiro na divulgação de jogos e notícias sobre a simulação de endurance.

Atual layout, desta vez em plataforma Wordprees

Atual layout, desta vez em plataforma WordPress

Procurando por um espaço e visual novo todo o conteúdo dos dois blogs, foi migrado em 2009 para o WordPress. Com domínio o bongasat.com.br apresentou um novo design, mas manteve o pioneirismo na divulgação de notícias sobre o endurance real e virtual. Até agosto de 2018, o site conta com mais de 4.700 postagens.

Vavel Brasil

Em 2013, com o sucesso do Bongasat, a coordenação do site vavel.com/br me convidou para ser responsável por comandar a editoria de automobilismo. O site que tem origem espanhola é um dos maiores portais de esportes no mundo. No Brasil, o ocupa as primeiras posições quando o assunto é qualidade de informação. A média de acessos gira em torno de 10 milhões mensais. Além das notícias sobre endurance, a editoria conta com matérias sobre Fórmula 1 e automobilismo nacional. Desde 2013produzi mais de 2.000 postagens. Ao todo são seis editores que se dividem nas diversas categorias automobilísticas. Em 2016 viabilizei no portal a editoria de literatura, com ênfase na literatura fantástica.

Literatura

Jornalismo Bongasat: Um espaço para a literatura e noticias em geral

Jornalismo Bongasat: Um espaço para a literatura e noticias em geral

Em 2016 uma nova paixão ganhou forma, a literatura. Assim nascia o jornalismobongasat, site que originalmente foi o local escolhido para a divulgação dos trabalhos produzidos na faculdade de jornalismo da Univali, em Itajaí. Também iniciou-se a produção de resenhas literárias, com destaque para o gênero de terror e fantasia.

Por conta do material publicado e pensando na expansão do site Vavel, a coordenação iniciou duas novas editorias. Cinema e Literatura. Assumi a coordenação da pasta literária que além de resenhas, notícia lançamento de livros e novidades sobre autores.

Material impresso

Desde os primeiros períodos da faculdade, tive várias matérias publicadas no jornal COBAIA do curso de jornalismo. Reportagens, crônicas e artigos, sobre os mais variados assuntos.

Elaboração de textos para a campanha do candidato a vereador Clayton Batschauer – novembro de 2020

Matéria – “Muito além da Fórmula 1” – setembro 2015

Matéria – “Novembro azul” Página 1 e 2 – novembro 2015

Matéria – “Piloto de pijama” – dezembro 2015

Matéria – “Muito além da pensão” – abril 2016

Matéria – “Maio amarelo” – junho 2016

Crônica – “Todos temos um poder” – setembro 2016

Resenha – “Bastidores do crematório” – outubro 2016

Entrevista – Christian Fittipaldi sobre o IMSA Weahertech Championship – 1 e 2 – março de 2017

Matéria – “Sem calçadas no caminho” – junho de 2017

Matéria – “Informação: melhor amiga do jornalismo” – junho de 2017

Matéria – “Mais do que um jogo” – agosto de 2017

Matéria – “A Hora do Lobisomem” – outubro de 2017

Palestras e simpósios

  • SCIE – Seminário de Ciência, Inovação e Empreendedorismo – Itajaí, realizado nos dias 07 e 08 de outubro de 2015 Univali Itajaí.
  • Crise política e crise no Jornalismo. Palestra com o Professor Rogério Christofoletti, 25 anos do curso de Jornalismo Univali Itajaí. Realizado no dia 20/06/2016
  • Correspondente internacional. Palestra com Jefferson Puff – Vida de repórter na BBC Brasil. Realizado no dia 30/05/2016 – Univali Itajaí.
  • Fotojornalismo na mídia catarinense. Palestra com Guto Kuerten. Realizado no dia 01/06/2016 –Univali Itajaí.
  • 100 anos em 18 – Aniversário do curso de Relações Públicas da Univali. Realizado no dia 28/10/2016 – Univali Itajaí.
  • Diálogos Jornalismo – Credibilidade no Jornalismo: Como as técnicas de apuração e produção profissionais qualificam o conteúdo. Com Adriana Krauss, Jefferson Douglas da Silva, Gustavo Zonta e Vinicius Batista. Realizado no dia 11/05/2017 – Univali Itajaí.
  • Integração academia e mercado: Jornalismo Cultural. Realizado no dia 19/05/2017 – Univali Itajaí.
  • Comunicação na BMW com João Veloso. Realizada dentro do Olhares Múltiplos  no dia 06/06/2017 – Univali Itajaí.

Trabalhos publicados por terceiros

Estágios 

ADR – Agência de Desenvolvimento Regional, em Itajaí (2017/2018)

NavegantesPrev – Previdência Social do município de Navegantes (2017/2018)

Diarinho – (2018 até o momento)

Rádio Univali – (estágio obrigatório)

Assessoria de imprensa NavegantesPrev

Sites colaborativos 

Editor de automobilismo no site doislances.com e de literatura no odisseiapop.com.br.

Bússola Social (2018)

Produção de textos para o Bússola Social 

Jornal Sem Censura (2018)

Produção de reportagens

Entrevistas

  • Entrevista feita com o jornalista português Ricardo Grilo, sobre o futuro do Mundial de Endurance. Publicada no site Vavel Brasil em 27/01/2017.
  • Entrevista com o escritor Cesar Bravo, sobre literatura e lançamento do seu livro Ultra Carnem. Publicada no site Vavel Brasil em 05/02/2017.
  • Entrevista com o piloto Pipo Derani, brasileiro que vai disputar as 24 horas de Le Mans pela equipe Ford. Publicada no site Vavel Brasil em 06/02/2017.
  • Entrevista com o piloto Christian Fittipaldi, sobre o endurance nos Estados Unidos. Publicado no site Vavel Brasil em 17/02/2017.