Bröder Müller Bistrot, um reduto do blues e da comida caseira em Itajaí

12 de janeiro de 2016 0 Por Fernando Rhenius

Ambiente aconchegante com boa comida e bebida. (Foto: Fernando Rhenius)

Na crescente onda da “gourmetização” aonde uma simples garrafa de água pode ter o preço nas alturas por conta da sua origem excêntrica, lugares aonde o simples é o destaque ainda podem surpreender os paladares mais aguçados.

Este é a proposta do Bistrot Bröder Müller que a pouco mais de um mês funciona nas imediações do fórum trabalhista de Itajaí. Não se deixe levar pela ambiente minimalista do lugar. Isso tem suas vantagens, e é esta a proposta dos irmãos Victor e Marcos Müller proprietários do Bistrô.

“Nossa ideia foi criar um ambiente que remeta as áreas de descanso dos nossos clientes quando estão em casa. Como uma churrasqueira ou de frente para uma piscina.” enfatiza Marcos, que é o cheff do lugar. A decoração do ambiente remete aos pubs ingleses, com uma decoração com objetos antigos, vários cartões telefônicos de várias épocas e rótulos de cerveja de todo o mundo.

Rótulos para todos os gostos. (Foto: Fernando Rhenius)

A cerveja é um capítulo a parte. Com mais de 30 opções a escolha por produtos “premium” foi pensando em busca de um público específico. “Recebemos muitos políticos e empresários, que buscam além de um ambiente reservado produtos de qualidade e diferenciados.” Explica Victor que é o responsável pela administração do negócio.

O cardápio mistura pratos rápidos como lanches, petiscos e o pirão com linguiça que é o carro chefe do lugar. Os lanches levam nomes de vilões do cinema como  Bonnie & Clyde, Al Capone, Charles “Lucky” Luciano, Carlos Gambino, Michelle Navarra, Sergei Mirhailov. Os lanches fogem do trivial e não utilizam hamburger na receita. “Usamos tiras de picanha, alcatra ou mignon no lugar hamburger, pois realça o gosto e da um aspecto inovador”.

Para Márcia Rodrigues um dos destaques do bistrô é o espaço aconchegante e reservado. “Gosto de ir em vários barzinhos, mas o dos irmãos Muller tem um diferencia. É pequeno, tem uma boa música e é discreto. Você pode conversar sem ficar aumentando o tom de voz.

O famoso Pirão com Linguiça

Juro que estava curioso com o prato. Não sou acostumado a comer linguiça por achar muito condimentada mas o prato que me foi apresentado de uma forma muito apetitosa, me deixou com aquela vontade de ir contra meus medos e comer.

Todas as porções são servidas em dois refratários. Um com o pirão e salsinha e a linguiça temperada com condimentos que Marcos não revela e a cebola. Um dos poucos segredos que ele confidencia é que nunca se deve fatiar a linguiça para não correr o risco de ver a peça fica seca e perder a suculência.

Feita com linguiça artesanal o gosto não é picante a ponto de quem evita pimenta ou outros temperos mais fortes. O pirão também vem com seus segredos. O que não passou despercebido é o famoso gosto de comida da vovó. Seja no prato principal ou nos bolinhos de camarão e peixe que também provei. Cada porção tem de 480 a 530 gramas, dependendo da quantidade de cebola servida.

Os aperitivos vem acompanhados de molho especial, receita da casa dentro de delicadas panelas em miniatura que lembram os antigos jogos de panelinhas das nossas mães e avós. Por mais que hoje em dia todos querem sofisticar suas receitas elevando uma simples coxinha a algo extremamente exclusivo, o Bistro Muller consegue deixar seus pratos com um gosto de comida caseira, sem exageros como se a mama estivesse na cozinha.

Serviço

Horário de funcionamento:

Terça a sexta – 17:00 as 24:00
Sábado 10:00 as 17:00

Valor do pirão com linguiça:

Terça e quarta R$ 14,90
Quinta, sexta e sábado R$ 19,90

Endereço:

Rua Indaial, 194 – Bairro Dom Bosco
Itajaí