Antonella Bassani conquista vitórias em duas categorias em São Paulo

18 de setembro de 2018 0 Por Fernando Rhenius

Antonella Bassani disputou no último fim de semana a 7ª etapa da Copa São Paulo de Kart, na pista da Granja Viana. A catarinense teve um novo desafio, voltando a participar de duas categorias no mesmo evento, ou seja, além de competir regularmente na Rotax Mini Max, ela fez sua estreia na classe Rotax Junior, e subiu ao pódio nas duas, inclusive, vencendo a etapa entre os novatos da Mini Max.

Desde os primeiros treinos para a etapa, na quinta-feira, o tempo ficou muito instável, alternando períodos de forte chuva, com outros de pista seca, o que exigiu um grande trabalho da equipe Mfs Racing, junto da pilota, para buscarem o melhor acerto para o kart, especialmente na Junior, em que competia oficialmente pela primeira vez.

Todas as provas foram disputadas no sábado (15). Antonella largou na 3ª posição na Mini Max e terminou as corridas em 2º e 4º lugar, garantindo assim a 3ª colocação no pódio geral da categoria, e a vitória na etapa entre os novatos (Rookies). A etapa também marcou o encerramento do Torneio de Inverno, na qual a catarinense terminou em 2º entre os Rookies e 3º na classificação geral.

Catarinense voltou a competir em duas categorias no mesmo evento, e mostrou bom desempenho e superação em ambas, garantindo troféus em todas as disputas que participou na etapa

Já na Rotax Junior, correndo contra pilotos mais velhos e experientes – até porque a categoria correu junto da Max Masters também -, Totti mostrou grande desempenho e evolução. Largando do fim do grid, ela chegou a andar no top-10, e, apesar de tomar um toque de um adversário, com a soma dos resultados, estreou no pódio da Junior com o 4º lugar.

“Foi um fim de semana positivo. A gente teve problemas com o equipamento no Campeonato Brasileiro, então, foi mais uma oportunidade para entendermos o que aconteceu, e seguirmos trabalhando para evoluir. Fiz também minha estreia na categoria Rotax Junior, mais como um teste mesmo, e fiquei satisfeita por ser competitiva e fazer boas corridas em meio a pilotos mais velhos e experientes. Conquistar bons resultados em todas as provas, com pódios nas duas categorias, foi importante, e nos anima para essa reta final da temporada”, comemorou. 

A próxima etapa da Copa São Paulo KGV acontece no dia 20 de outubro.

Sétima etapa da Copa SP de Kart Granja Viana consagra campeões em cinco categorias

(Foto: Sandro Silveira)

A sétima etapa da Copa São Paulo de Kart foi disputada no último sábado no Kartódromo Granja Viana e definiu os campeões das cinco categorias do RNK (Regulamento Nacional de Kart): Júnior, Sênior, Júnior Menor, Novatos e Graduados.

O sábado começou com as tomadas de tempo das categorias Mirim, Cadete, Júnior Menor, Júnior, Graduados e Rok Cup Executive. Com o início das provas, a Cadete e a Mirim correram no mesmo grid neste final de semana. Assim como aconteceu na etapa passada, na Mirim, Felipe Vriesman venceu ambas as provas e foi campeão da etapa. Pela Cadete, Heitor Farias triunfou na primeira prova, enquanto Gabriel Koenigkan ficou com o primeiro lugar na prova 2 e subiu no pódio com o troféu de campeão.

Na Júnior, Gabriel Crepaldi se sagrou campeão do ano na categoria com dois terceiros lugares nas provas do final de semana. O piloto acumulou 250 pontos ao longo da competição e ficou 12 pontos à frente do vice-campeão Enrico de Lucca, que venceu a primeira corrida.

As categorias Sênior também definiram seus campeões: na Sênior A, Marcelo Brandão sagrou-se campeão, enquanto na Sênior B o título ficou com Ricardo Perdiz. Pela Novatos, Richard Annunziata terminou a competição com o título.

Na categoria Graduados, Olin Galli fez a pole e venceu as duas corridas. No entanto, não foi o suficiente para tirar o título de Felipe Baptista, que ficou em terceiro na prova 1 e foi o segundo colocado na prova 2.

Pela Júnior Menor, o título ficou com Vinicius Tessaro, que terminou a primeira bateria em quinto e a segunda em terceiro. Na prova 1, Lucas Mendes fez a pole e foi o vencedor, enquanto João Victor Camargo triunfou na prova 2.

Na Rok Cup Executive, Rafael Piazzon e William Freire foram os vencedores da primeira prova e campeões da etapa com 29 pontos. Welson Jacometti e Renato Russo terminaram a segunda corrida do dia na primeira colocação, ficando apenas dois pontos atrás da dupla campeã nos resultados combinados.

A Fórmula 4 Júnior teve uma rápida tomada de tempos e corrida única: em ambas, o domínio foi de Nicolas Chon, que fez a pole e venceu  sua sexta corrida nas sete etapas disputadas até então, sagrando-se campeão de mais uma etapa da Copa SP de Kart.

Pela Rotax Max/Masters, João Cunha venceu as duas provas do dia: na primeira, colocou mais de 5 segundos de vantagem para Paulo Coelho, que havia feito a pole no classificatório, enquanto na segunda triunfou com apenas 0s8 sobre Coelho. Na Rotax Jr. Max, Felipe Bartz garantiu a pole e venceu as duas corridas.

Na categoria Shifter Sênior, Wagner Ebrahim venceu a primeira prova, enquanto Thiago Lamberti venceu a segunda. Pela Rotax Mini Max, Vinicius Tessaro dominou com pole position e duas vitórias.

A categoria Rotax Micro Max foi mais uma que teve vitória dupla: João Pinheiro fez a pole colocando mais de 0s6 para o segundo colocado e venceu ambas as corridas da categoria. Na Super Fórmula 4, Raphael Filizola triunfou nas duas provas após terminar a tomada de tempos na quinta posição.

Pela Rotax DD2, Rafael Reis fez a pole e garantiu a vitória em ambas as corridas. Enquanto isso, na DD2 Masters, Michel Aboissa venceu a primeira prova, ao passo que Fernando Guzzi triunfou na segunda.

Na Sixspeed, Rogério Lalau terminou a corrida 1 em primeiro colocado, enquanto Daniel Miglorancia garantiu a vitória na segunda. Pela Pró-500, A Karteiros Eletric dominou, garantindo a pole no classificatório e vencendo os dois trechos da prova de 1h20 de duração com o kart 770. O time também ficou com a primeira posição na categoria Sênior.

A oitava e penúltima etapa da Copa São Paulo de Kart Granja Viana será em 20 de outubro.

Definida a programação da Copa Petrobras Sorriso Campeão que apresentará mais três finalistas

Mais três finalistas serão conhecidos neste sábado (Fábio Oliveira / Radical Motors)

A programação da terceira etapa classificatória da Seletiva de Kart Petrobras, que definirá mais três finalistas para a decisão da edição histórica de 20 anos, já está definida. A disputa acontece entre os dias 20 e 22 deste mês, no kartódromo de Aldeia da Serra, em São Paulo, dentro da Copa SP Light de Kart, para os pilotos da categoria Graduados. A etapa também comemora a 16ª edição do Projeto Sorriso Campeão, ação social direcionada aos mecânicos dos pilotos (Categoria Graduados), que têm a chance de receber tratamento odontológico gratuito por um ano.

As atividades em Aldeia da Serra começam na quinta-feira (20), com a realização dos treinos livres. Na sexta-feira (21), será realizado o sorteio dos motores e mais dois treinos livres. No sábado (22), acontecerão as tomadas de tempo e as duas provas para a definição dos três pilotos que vão garantir vaga na final da Seletiva.

As vagas serão destinadas ao vencedor de cada prova e ao piloto que somar mais pontos nas duas corridas. Lembrando que pelos critérios da Seletiva de Kart Petrobras apenas pilotos entre 15 e 20 anos podem concorrer às vagas e os ex-campeões também não podem mais participar.

“Nossa expectativa é de boas disputas pelas três vagas. Já temos metade dos finalistas definidos e as chances estão diminuindo. Todas as etapas classificatórias são importantes, mas esta é ainda mais especial para nós em virtude do projeto Sorriso Campeão”, declarou Binho Carcasci, organizador e idealizador da Seletiva de Kart Petrobras.

E a briga promete ser acirrada. Um dos nomes que pode ser destacar é o paulista Christian Fliter, que completou 17 anos nesta segunda-feira (17) e é irmão gêmeo do piloto já classificado Nicolas Fliter, que garantiu a vaga na última etapa em São Luís (MA). Assim como o irmão, Christian está de olho em uma das três vagas e espera contar com a torcida familiar para se classificar. Seria algo inédito na história da Seletiva ter dois irmãos gêmeos lutando pelo título.

“Estou muito animado para disputar a Copa Petrobras Sorriso Campeão e tentar a vaga na final da Seletiva. Já venho me preparando bastante e espero conseguir este fim de semana em Aldeia da Serra. Este é o meu maior foco neste segundo semestre. Sei que terei muitos pilotos experientes como adversários nesta corrida, mas vou dar o meu melhor para vencer. É uma oportunidade muito boa para a minha carreira e quero disputar a final”, declarou Christian.

Nicolas, que está na Europa, disputando o Mundial de Kart, está na torcida pelo irmão. “Estou longe, mas vou torcer para que meu irmão consiga a vaga e a gente possa estar junto na final da Seletiva”, completou.

Seis dois 12 finalistas da 20ª edição da Seletiva de Kart Petrobras já estão definidos: o gaúcho Pedro Goulart, o maranhense Marcos Gonçalves Filho e os paulistas Allan Croce, Guilherme Peixoto, Dante Fibra e Nicolas Fliter. Os 12 finalistas lutarão pela maior premiação do kartismo nacional em outubro, no kartódromo da Granja Viana, em Cotia (SP).

Quem já garantiu a vaga para a final da 20ª edição da Seletiva de Kart Petrobras:
Pedro Goulart (RS), 17 anos
Allan Martins Croce (SP), 19 anos
Guilherme Peixoto (SP), 15 anos
Dante Fibra (SP), 16 anos
Nicolas Fliter (SP), 17 anos
Marcos Gonçalves Filho (MA), 16 anos

Confira o calendário da 20ª edição da Seletiva de Kart Petrobras: *

Fase Classificatória
1ª Etapa – 21 de julho – Cotia (SP) – Campeonato Brasileiro de Kart
2ª Etapa – 1 de setembro – São Luís (MA) – Copa Petrobras Norte Brasileiro de Kart
3ª Etapa – 22 de setembro – Aldeia da Serra (SP) – Copa SP Light de Kart
4ª Etapa – 13 de outubro – Vespasiano (MG) – Copa Brasil de Kart

Final
22 e 23 de outubro – Cotia (SP)