Imola se prepara para a segunda etapa do ELMS

A primeira etapa do ELMS em 2015 disputada no circuito de Silverstone deixou claro que a atual temporada será muito disputada.

Com as vitórias das equipes Greaves Motorsport (LMP2), Team LNT (LMP3), o Porsche 911 RSR #86 da equipe Gulf UK levou na classe LMGTE e o BMW Z4 GT3 da TDS Racing na GTC, as equipes do ELMS visitam pelo terceiro ano consecutivo o célebre circuito de Imola, rebatizado como Autódromo Enzo & Dino Ferrari depois da morte do ‘Commendatore’, em 1988.

Edição 2013.

Edição 2014.

Planeamento

Dentro de exatamente três semanas, as equipas vão estar instaladas nas boxes de Imola na sexta-feira, 15 de Maio. A ação em pista começa no sábado (16), com treinos livres e o treino classificatória, para que no Domingo a corrida com duração de 4 horas aconteça.

O Circuito

Modernizado em 2007 com o traço do famoso arquiteto de circuitos, o alemão Hermann Tilke, o Autodromo Enzo & Dino Ferrari é conhecido por ser uma pista muito técnica e nada fácil de interpretar pelos pilotos. Com curvas e chicanes complexas, obrigando a um elevado nível de pilotagem. É também um dos poucos circuitos europeus onde os carros evoluem no sentido anti horário.

O Grande Premio de San Marino de Fórnula 1 teve lugar neste traçado entre 1981 e 2006, Mas também as corridas de Endurance conheceram grandes momentos de glória, com provas entre os 250 e os 1000 quilômetros, e as três e seis horas de duração. Uma prova de Le Mans Series, as 6 Horas de Imola aconteceu em 2011, então pontuável para o Intercontinental Le Mans Cup (ILMC).

Em 2013, o regresso da endurance ao traçado italiano foi um sucesso, tanto para a nova regulamentação como para a pista. Em 2014, a corrida do ELMS foi um verdadeiro filme de suspense. Quando se esperava o triunfo da equipa NewBlood by Morand Racing, o carro teve problemas nos últimos minutos e com isso a vitória foi parar às mãos da JOTA Sport.

Resultados 2014:

LMP2: JOTA Sport – Zytek SN Z11 #38 – Albuquerque/Tincknell/Dolan

LMGTE: SMP Racing – Ferrari 458 Italia #72 – Zlobin/Bertolini/Shaitar

GTC: Formula Racing – Ferrari 458 Italia #60 – Laursen/Mac

Resultados 2013:

LMP2: Thiriet By TDS Racing – Oreca 03-Nissan #1 – Thiriet/Beche

LMGTE: RAM Racing – Ferrari F458 Italia#52 – Mowlem/Griffin

LMPC: Team Endurance Challenge – FLM Oreca 09#49 – Chatin/Hirsch

GTC: SMP Racing – Ferrari F458 Italia GT3#69 – Babini/Shaitar/Ladygin

Published
4 anos ago
Categories
ELMS
Comments
No Comments
Written by Fernando Rhenius
Apaixonado pelo automobilismo, seja ele real ou virtual. Me envolvi com o Endurance há muito tempo e desde 2009 tento, levar um pouco de informação e conhecimento sobre uma das principais categorias do automobilismo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *