bongasat.com.br

Endurance tratado a sério!

sera-que-meu-filho-usa-drogas-57-15

No próximo final de semana começa uma nova era no mundo do endurace. A Intercontinental Le Mans Cup. O nome pomposo neste primeiro momento terá 3 provas válidas, Inglaterra, Road Atlanta e Zhuhai. Parece pouco? É pouco se para 2011 a promessa de 7 etapas a ILMC terá um começo tímido. Porém lendo ontem em alguns sites que para a grande maioria pode ser um tiro no pé da ACO de ter 3 campeonatos ao mesmo tempo (ALMS e LMS). Equipes tradicionais como Audi, Peugeot, Corvette e Aston Martin irão dar preferencia para a ILMC participando de uma ou outra prova nos outros dois campeonatos. É ai que mora o perigo.

A ALMS vem desde o começo de 2009 sofrendo com o sumiço de grandes times como Audi, Porsche pelas mãos da Penske, Acura que de 4 carros só ficou um e por ai vai. O modo como é administrado a ALMS também é alvo de críticas com provas curtas e em circuitos apertados, além das incontáveis bandeiras amarelas por motivos banais. Talvez o grande trunfo da ALMS seja a proximidade do público com equipes e pilotos pois na sua grande maioria os circuitos americanos são na verdade grandes parques aonde se pode acampar e passar o final de semana inteiro.

Enquanto isso no velho continente a LMS usa circuitos realmente tradicionais como Silverstone, Paul Ricard, SPA. Talvez falte um circuito realmente rápido como Monza que fez parte do calendário até 2008 aonde os protótipos chegavam perto dos 330 km/h e se valia da máxima de que o mais rápido vence.

Assistindo a última etapa no circuito da Hungria se via as arquibancadas totalmente vazias ao contrário de provas noturnas como Nurburgring e até mesmo as 24 H de LM. Talvez falte para a LMS mais divulgação pois o que não falta na Europa é corrida de automóvel. Outro ponto que pode ter sido um tiro no pé da ACO é a exclusão da classe GT1 para 2011, em contrapartida o relativo sucesso do novo campeonato de GT1 da FIA que se vale do “World Championship” para promover a categoria. Assim a FIA tem um “campeonato do mundo “ de monopostos e outro de turismo, com provas rápidas em circuitos novos e sem graça, e principalmente fáceis de serem televisionados.

Mesmo com a liberação das equipes da GT1 neste ano para correr as 24H foram poucos os inscritos e as equipes que participam do mundial da FIA sucumbiram pelo caminho dando a vitória para um Saleen com mais de 10 anos de estrada. Poderia ter sido diferente mais hoje os custos para participar de um campeonato de endurance são elevados até para equipes top como as que participam das corridas da FIA, sem contar que existe uma pressão para que estas equipes não troquem de lado.

Outro erro que a ACO tardou em mudar foi a equivalência de modelos a gasolina e a diesel. Que equipe vai investir na categoria sabendo que em 90% das corridas um modelo da Audi e Peugeot tem chances de ganhar? A Aston Martin tem se mantido forte e persistente mais uma hora pode cansar e voltar a investir nas classes GT ou mudar de categoria. A prova da Hungria mostrou que quando a adversidade aparece as coisas tomam outro caminho. Pela primeira vez um P2 ganhou de um P1 e forma convincente. Mesmo com todos os carros da categoria principal tendo problemas não conseguiram acompanhar o ritmo de um P2 mais leve e rápido.

Já tivemos isso na ALMS em 2008 quando por várias vezes os P2 da Porsche incomodaram e ganharam dos fortes Audi. Quem não gostaria de ver um P2 de uma equipe amadora ganhando de um carro de uma grande grupo? Ai está a graça de provas de endurance. Mesmo a velocidade alta que é uma característica dos protótipos é interessante ver um modelo mais fraco ganhando.

Se os grandes times preferirem a ILMC do que a ALMS e LMS podemos ver as duas categorias se transformarem em algo como a “ GP2” uma categoria de acesso da F1. Com equipes brigando para participar da classe principal.

Por enquanto são apenas especulações e muitas dúvidas só serão respondidas quando o campeonato realmente começar e finalizar. Nos resta torcer para que este seja mais um paço para que o endurance tão pouco divulgado fora da Europa e EUA caia novamente no gosto popular e por que não seja mais interessante e principalmente honesto do que a F1?

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.