HPD ajusta motor pensando no Weathertech em 2017

Montadora não quer deixar de lado o Endurance. (Foto: John Dagys)

Montadora não quer deixar de lado o Endurance. (Foto: John Dagys)

A Honda Performance Development ou simplesmente HPD vem tentando fazer as pazes com o Endurance. Se seu último LMP o HPD  ARX-04b completou apenas uma prova e foi recolhido para aprimoramentos, o motor pode ser a forma da montadora voltar a ser fornecedora nos EUA.

Em entrevista ao site Sportscar365.com, o chefe de operações da marca Steve Erikson, estuda a possibilidade de mudar o deslocamento do atual V6 bi-turbo de 2.8 litros para 3.5 litros.

“Nós estamos olhando para isso”, disse Eriksen. “Se você olhar para 2017, teremos novos motores e um conjunto de novos regulamentos.”

“Nosso 2,8 litros foi escolhido com base nos regulamentos do ACO. Quando você olha para o impulso e deslocamento e tudo isso. Agora em 2017, nós temos um novo conjunto de restrições, estamos tendo um novo olhar se queremos revisitar ou mudar algumas coisas.”

Eriksen disse que a atualização proposta teria de passar por processo de homologação através da IMSA, conforme detalhamento das regras. O motor HPD só seria elegível no Weathertech. O motor Honda HR28TT existente continuaria a ser utilizado nos campeonatos que a ACO organiza no próximo ano, já que as equipes tem um prazo para se adequar aos novos regulamentos em 2017.

“Nós estamos tendo algumas discussões com IMSA para ver se seria viável, se eles estariam apoiando nossa ideia”, disse Eriksen. “O nosso motor de 3,5 litro já existe e é usado no World Challenge  pelo Acura TLX, não seria nada feito do zero. Para nós, seria uma troca muito simples se formos por esse caminho. É praticamente uma opção de turn-key. Nós apenas precisamos  analisar se essa é a resposta certa daqui para frente. “

Eriksen disse que o motor Honda HR35TT é perfeitamente capaz de alcançar o que a FIA, e a ACO querem em 2017, algo em torno dos 600 cavalos. Entende-se que poderia haver até dois protótipos com motores Honda no próximo ano competindo no Weathertech Championship, com a Michael Shank Racing confirmando seu retorno co o Ligier JS P2.”

 

Published
4 anos ago
Tags
,
Comments
No Comments
Written by Fernando Rhenius
Apaixonado pelo automobilismo, seja ele real ou virtual. Me envolvi com o Endurance há muito tempo e desde 2009 tento, levar um pouco de informação e conhecimento sobre uma das principais categorias do automobilismo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *