Grand AM – Rolex Sport Car Series.

Emoção, surpresas e muita disputa. Apartir de hoje o Bongasat Blogger irá também fazer a cobertura da Rolex Sport Car Series ou Grand Am sendo este o seu nome oficial. Dividida em duas classes DP (Daytona Protótipos ) e GT ( Grand Turismo) tem basicamente o mesmo espírito da ALMS, com diferenças entre carros e regras.
O campeonato de 2009 tem 12 corridas nos EUA e Canadá com cerca de 35 carros por corrida o que resulta em muitas ultrapassagens e disputas em todas as posições.
Os carros DP são bem parecidos esteticamente. Como na ALMS as equipes optam por comprar chassi e motor de fabricantes diferentes. Riley, Lola e Dallara são os principais fabricantes de Chassis enquanto que nos motores Ford, Porsche, GM, BMW, Pontiac e Lexus são as opções. Entre os GTs a disputa fica com Porsche, Mazda, BMW, Corvette, Chevrolet Crawford.

Grid cheio com até 35 carros por prova

A principal corrida da Rolex é a prestigiada 24 horas de Daytona, prova que abre o campeonato geralmente em Janeiro.
Nós brasileiros podemos torcer por Ricardo Zonta que ganhou a última etapa em Watkins Glen e Cristiano da Matta que depois do grave acidente que teve a alguns anos vem mostrando bons prestimos a sua equipe.Muitos pilotos de outras categorias como Montoya, Scot Pruet que correm na Nascar e IRL podem disputar, sem problema, pois tem equipes nas duas categorias. Ao contrario de categorias européias os pilotos não tem obrigatoriedade de correr o calendário inteiro pois disputam várias categorias. Os principais times são Penske Racing, Brumos, Chip Ganassi .
Desde o ano passado a Rolex está sendo administrada pela NASCAR que tem feito mudanças para deixar as corridas nos mesmos moldes das corridas em circuitos ovais.


Protótipo e GT em disputas acirradas

Também existe a Rolex “B” chama de Koni Sports Car Challenge Teams com carros como Ford Mustang, BMW M3, Porsche 997. A média de carros é de 15 por Grid tendo 12 disputas durante o ano.

negri_miami

Koni Sport Car Challenge a categoria “B” da Grand Am

Por falar nisso a próxima etapa será nos dias 28 e 29 de agosto no fantástico circuito de Montreal. A prova será transmitida pelo SPEED.

Published
9 anos ago
Categories
Sem categoria
Comments
Comments
Written by Fernando Rhenius
Apaixonado pelo automobilismo, seja ele real ou virtual. Me envolvi com o Endurance há muito tempo e desde 2009 tento, levar um pouco de informação e conhecimento sobre uma das principais categorias do automobilismo.

Comentários

  1. G1 disse:

    Nossa, tem várias categorias que eu nem conhecia! heuahueahuehauhea, Brasil precisa melhorar um pouquinho só pra chegar aos pés desse povo todo…