bongasat.com.br

Endurance tratado a sério!
Gérard Neveau afirma que a ELMS está no caminho certo
Para o presidente do WEC e do ELMS a palavra de ordem é estabilidade. (Foto: Divulgação ELMS)
Para o presidente do WEC e do ELMS a palavra de ordem é estabilidade. (Foto: Divulgação ELMS)

Desde que assumiu a coordenação da ELMS em 2014 a ACO por meio do CEO do WEC Gérard Neveau vem realizando grandes investimentos no certame europeu de Endurance. Aumentou a duração das provas de 3 para 4 horas e estabilizou o calendário.

Em entrevista ao site do ELMS, Neveau relata os desafios e faz uma balanço da atual temporada.

1) A corrida em Red Bull Ring, representou a terceira etapa e o meio da temporada.  Que balanço se pode fazer desde início?

“Trabalhamos a três anos duramente para que o ELMS reencontre o lugar que merece na Europa e, em 2015, recebemos algumas equipes e pilotos de todo o mundo. A qualidade do grid na Áustria permitiu oferecer um excelente espetáculo aos 12.000 espectadores que se deslocaram a Red Bull Ring.

Soubemos adaptar o nosso evento às exigências dos nossos clientes, que são as equipes e os pilotos, oferecendo-lhes a mais completa oferta existente no endurance europeu. Por um lado, os “Gentleman Drivers” apreciam os eventos de dois dias pois em grande parte trata-se de homens de negócios com o seu tempo muito limitado. Por outro lado, a disciplina é uma formidável rampa de lançamento para os pilotos que desejam fazer carreira na endurance. Nomes como Brendon Hartley, que é atualmente piloto da Porsche, e com Harry Thinknell, que milita na Nissan. A passagem para o formato de provas de 4 Horas em 2014, constituiu um real sucesso junto as equipes e nós continuaremos a fazer melhorias no o campeonato, sempre dialogando e adaptando a oferta de modo a cativar os pilotos e equipes.

2) As 4 Horas de Red Bull Ring receberam duas corridas adicionais de apoio, a Fórmula Renault 3.5 e o novo TCR International Series. Os espectadores na Áustria experimentaram um verdadeiro festival de automobilismo, com endurance, monoposto e turismos. Esta mistura de modalidades será vista mais vezes em 2016?

Queremos que os nossos eventos sejam também um espaço de prazer e diversão para os espectadores e visitantes. No mês de Abril organizamos em Silverstone a primeira etapa do ELMS, no mesmo fim-de-semana do WEC  e do Campeonato da Fórmula 3 Europeia. O nosso objetivo e  procurar novas oportunidades para oferecer um espetáculo de qualidade.

No último fim-de-semana na Áustria, ficamos muito satisfeitos de receber o Campeonato Internacional de Turismos TCR como suplemento à já estabelecida Fórmula Renault 3.5. A inclusão desta série de carros de turismo de nível internacional em paralelo com a Fórmula Renult 3.5 permitiu aos espectadores um espetáculo inédito, associando endurance, monopostos e os carros de turismo. Foi uma grande celebração do esporte a motor.  Sempre que possível, gostaríamos de poder reeditar este tipo de eventos mistos em cada fim-de-semana do ELMS, dependendo no entanto dos calendários de cada uma das disciplinas.

3) O Red Bull Ring foi um evento gratuito para todos os espectadores. Qual o motivo?

As 4 Horas de Red Bull Ring são um belo evento que se desenrola nos Alpes na Áustria. O ELMS é uma disciplina dedicada acima de tudo para pilotos e equipes, mas as batalhas travadas em pista traduzem-se também num grande entretenimento para os espectadores. Oferecendo um acesso gratuito ao público de um evento do ELMS, sabíamos que iríamos atrair muita gente, permitindo que venham em família ou em grupos de amigos, para assistir a algumas belas corridas. Na realidade, não se trata de uma ideia nova para o ELMS, pois temos vindo a praticá-la desde 2013 em alguns dos nossos eventos.  Na última corrida disputada em Itália tivemos milhares de espectadores nas bancadas o que é bom para os nossos parceiros e fica lindamente na cobertura televisiva. Todos tem a ganhar.

4) A próxima prova do ELMS será disputada no circuito de Paul Ricard nos dias 17 e 18 de Setembro, e a última etapa no circuito do Estoril, em Portugal, nos dias 17 e 18 de Outubro. São as mesmas provas da edição 2014. Qual a importância de manter os mesmos circuitos de um ano para o outro?

Ao optar por manter as mesmas corridas, nas mesmas datas e nos mesmos circuitos, ajudamos a criar e consolidar a marca ELMS em cada um dos países que visitamos. Quando os aficionados vão aos nossos eventos e gostam do que vêem e do que viveram, queremos dar a oportunidade de regressar no ano seguinte, eventualmente acompanhados pelos amigos ou pela família. Queremos criar encontros anuais e consolidar a nossa presença. Na realidade, temos a mesma política no WEC, onde este processo revela ser eficaz, permitindo criar hábitos entre os espectadores.

5) Haverá espaço para adicionar novos circuitos ao calendário do ELMS de 2016?

Mantemos sempre todas as opções em aberto e estamos sempre atentos ao que se passa à nossa volta. A porta da evolução está sempre entreaberta. Todavia, temos que ter sempre em conta que uma corrida suplementar pesaria sempre no orçamento anual das equipes. De momento, todos se encontram satisfeitos com a opção das cinco corridas e com os circuitos que visitamos anualmente. Por isso, alguma mudança que possa ocorrer, apenas acontecerá se representar uma grande oportunidade de acrescentar valor a todos os atores que frequentam o “paddock” do ELMS.

6) Quando pensa em anunciar o calendário de 2016?

Anunciaremos o calendário em Setembro, como temos feito nos anos anteriores.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.