bongasat.com.br

Endurance tratado a sério!
Ford cobra unificação entre IMSA e WEC
(Foto: Divulgação Ford Performance)
(Foto: Divulgação Ford Performance)

A Ford almeja a união dos regulamentos técnicos entre os  protótipos da IMSA e Mundial de Endurance. A montadora americana voltou a exigir das duas entidades um olhar mais parcimonioso para que protótipos possam competir em ambas as séries sem alterações técnicas.

Novas reuniões entre fabricantes e organização das sua séries estão neste final de semana em Sebring, buscando um entendimento para que novas regras entrem em vigor na próxima que inicia em 2020.

O programa GTE da Ford encerra no final de 2019. Para o diretor de motorsports da marca, Mark Rushbrook, um programa LMP/DPi está em análise.

“Isso é o que estamos olhando”, disse Rushbrook. “O que faz sentido é continuar  com GT ou protótipo, seja na IMSA com DPi ou WEC com LMP1 ou ambos.”

“O que gostaríamos  já que somos uma empresa global, de forma sincera, é um programa global, assim como o GT, para que possamos levar o mesmo carro e o mesmo investimento no design e desenvolvimento e aplicá-lo de forma muito eficiente na IMSA e WEC em todo o mundo.”

“Em última análise, gostaríamos de ver isso na classe de protótipos. Isso nos tornaria mais interessados ​​seria um conjunto comum de regras para que possamos levar esse mesmo carro e executá-lo no WEC, IMSA e executar três ou quatro carros em Le Mans “.

O dirigente que existe sim, um desejo de ambos os lados para a unificação. “A maioria das pessoas tem os mesmos objetivos, especialmente a IMSA, WEC, ACO e FIA. Eles gostariam de chegar ao conjunto comum de regras”, afirmou.

“Mas muitos fabricantes abordam suas corridas globalmente como nós. Eu acho que há muitas pessoas tentando ir nesta direção, é apenas uma questão de tudo isso pode ser encaixotado corretamente”.

Caso não se chegue a um acordo, a Ford não vai manter dois programas (DPi ou LMP1). “Se não conseguimos um conjunto comum de regras, então penso que seria uma decisão difícil de saber se nós fazemos um ou outro ou nenhum”, disse ele.

* Com informações do site sportscar365.com

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.