Fittipaldi, Barbosa e Albuquerque buscam título em Petit Le Mans neste final de semana

 

(Foto: José Mário Dias)

(Foto: José Mário Dias)

A temporada 2017 do IMSA WeatherTech SportsCar Championship chega ao fim neste sábado (dia 7) com a décima etapa em Road Atlanta (EUA), na disputa das 10 Horas de Petit Le Mans. A prova também será a quarta do Campeonato Norte-americano de Endurance, que envolve as quatro provas longas (24 Horas de Daytona, 12 Horas de Sebring, 6 Horas de Watkins Glen e 10 Horas de Petit Le Mans).

O brasileiro Christian Fittipaldi e o português João Barbosa voltam a dividir o cockpit do #5 Mustang Sampling Cadillac DPi-V.R, da equipe Action Express Racing, com o português Filipe Albuquerque, que já esteve com a dupla nas conquistas dos pódios deste ano em Daytona e Sebring (segundos lugares), além da vitória nas 6 Horas de Watkins Glen. Por isso, o trio ocupa a liderança do Campeonato de Endurance e Fittipaldi e Barbosa vão em busca do tetracampeonato da competição. No geral da temporada, Fittipaldi e Barbosa estão em terceiro lugar.

Os treinos livres no circuito de 2,54 milhas (aproximadamente 4,1 km) terão início nesta quinta-feira (5), com o classificatório na sexta (6), entre 18h35 e 18h50 de Brasília. No sábado (7), a prova terá sua largada às 12h05, com chegada às 22h05 (de Brasília). O Fox Sports transmitirá a largada, chegada e boa parte da prova ao vivo para o Brasil.

“Estou animado com a chance de brigar por mais um título”, comentou Fittipaldi. “Sempre gostei de correr em Road Atlanta, pois é uma pista legal. Queremos vencer a corrida e também o campeonato. Se pensarmos que essa competição inclui as quatro provas de longa duração, isso mostra a força da nossa equipe na preparação dos carros não apenas para terminarem as corridas, mas para serem velozes o tempo todo. A Cadillac tem feito um grande trabalho este ano e nós devemos muito a eles por todo esforço que colocaram no desenvolvimento deste carro”, completou o brasileiro.

Barbosa também está animado, mas mostra preocupação com o tráfego, que é frequente nesta pista. “É muito importante ter um carro bem preparado e capaz de virar voltas rápidas para capitalizar o tempo perdido no tráfego”, lembrou Barbosa. “O tráfego é um fator muito importante em Road Atlanta. Há muitos carros, de categorias diferentes, com velocidades diferentes e não há muitos pontos de ultrapassagem”, continuou.

“Já fizemos grandes corridas lá, estamos liderando o campeonato de endurance, então nosso objetivo é a vitória no sábado. Seria ótimo encerrar a temporada em alta para começar bem 2018”, finalizou o português.

No ano passado, o trio foi prejudicado por um furo de pneu em Road Atlanta e agora espera ter a sorte ao seu lado. “Estávamos numa boa posição no ano passado, mas tivemos um furo no pneu faltando três horas para o final, o que nos custou a perda de uma volta”, recordou Albuquerque.

“Road Atlanta é uma pista estreita, então será um desafio. Mas estou gostando muito de pilotar o Cadillac DPi, é um carro sofisticado, com boa aderência e potência. Um carro muito bom para se pilotar e espero que nos ajude no tráfego, para termos um final de semana longe dos problemas”, concluiu o português.

Published
2 meses ago
Comments
Comentários
Written by Fernando Rhenius
Apaixonado pelo automobilismo, seja ele real ou virtual. Me envolvi com o Endurance há muito tempo e desde 2009 tento, levar um pouco de informação e conhecimento sobre uma das principais categorias do automobilismo.