Final de semana marca fim das temporadas 2018 da ELMS e Le Mans Cup

ELMS com grid cheio. (Foto: ELMS)

O circuito de Portimão em Portugal recebeu neste domingo, 28, as últimas etapa do European Le Mans Series e Le Mans Cup. Com o tempo limpo, porém com muito vento, às provas ocorrem sem maiores problemas.

A vitória na ELMS ficou com o Ligier #22 da United Autosports dos pilotos Filipe Albuquerque e Phil Hanson. Esta foi a segunda vitória da equipe em 2018. Correndo em casa Albuquerque cruzou a linha de chegada com com uma diferença de 0,5 segundos para Will Stevens no Ligier #23 da equipe Panis-Barthez Competition.

Resultado ELMS

Resultado Le Mans Cup

Para completar a festa o segundo carro da United, o Ligier #32 pilotado por Will Owen completou o pódio. Curiosamente os modelos Oreca, tiveram papel secundário na etapa portuguesa. O terceiro lugar do #32 só foi possível após uma punição (sempre eles) do Oreca #26 da equipe G-Drive. Os campeões da classe LMP2 em 2018, receberam a punição por abusar dos limites da pista.

Europol Competition vence na classe LMP3 e United Autosport na LMP2. (Fotos: Divulgação)

Na classe LMP3 a vitória ficou com o Ligier #13 da equipe Europol Competition de Martin Hippe e Jakub Smiechowski. O #13 estreou na série nesta etapa e já conseguiu sua primeira vitória na ELMS. O título da classe ficou com o Ligier #15 da equipe RLR MSport dos pilotos Job Van Uitert, John Farano e Rob Garofall. O trio terminou na quinta colocação, posição mais do que suficiente para obter o título.

Pai e filho conquistam título na classe GTE

Gianluca e Giorgio Roda, pai e filho conquistam título na classe GTE. (Fotos: Divulgação)

Gianluca e Giorgio Roda se tornaram os primeiros pai e filho a conquistaram um título de classe na série. A dupla pilotou o Porsche #88 da equipe Proton ao lado de Matteo Cairoli. O trio terminou em terceiro. O Porsche #77 também da equipe Proton de Christian Ried, Dennis Olsen e Marvin Dienst. A Ferrari #66 da equipe JMW Motorsports, terminou na segunda colocação.

Ecurie Ecosse / Nielsen vence pela Le Mans Cup

Kessel Racing vence na GT3 e Ecurie Ecosse na LMP3. (Fotos: Divulgação)

A vitória na Le Mans Cup ficou com Colin Noble e Alasdir McCaing. Esta foi a segunda conquista consecutiva com o Ligier #79 da equipe Ecurie Ecosse. Colin Braun levou o Ligier  #32 da United Autosport a segunda colocação. Completando o pódio o #98 da Ecurie Ecosse de James Littlejohn e Dino Lunardi.

Na classe GT3 Sergio Pienezzola e Giacomo Piccini vencem a quinta vitória na série, com a Ferrari da equipe Kessel Racing. A diferença para a dupla da Ferrari #71 da AF Corse, Pierguiseppe Perazzini e Marco Cioci foi de 55 segundos.

Written by Fernando Rhenius
Apaixonado pelo automobilismo, seja ele real ou virtual. Me envolvi com o Endurance há muito tempo e desde 2009 tento, levar um pouco de informação e conhecimento sobre uma das principais categorias do automobilismo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *