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Endurance tratado a sério!
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Neste final de semana a F1 e a LMS disputaram etapas no mesmo circuito. O primeiro foi a Hungria mês passado e SPA neste final de semana. Ainda temos as duas categorias competindo em Silverstone nos próximos meses. Nessas horas vem a mente qual dos dois tipos de carros são mais rápidos?

Para responder a minha dúvida e a de muita gente peguei os tempos dois treinos classificatórios e a melhor volta em corrida. Assim podemos analisar o desempenho com tanque vazio no caso os treinos e o carro em condições de corrida.

O primeiro embate aconteceu na Hungria, pista travada e complicada para as duas categorias. As duas corridas foram disputadas com tempo seco o que ajuda ainda mais nos resultados mais próximos do ideal.
 

Hungria

Tipo Tempo Equipamento
F1 Treino Classificatório 1:18.773 Sebastian Vettel – RBR
LMS Treino Classificatório 1:32.431 Strakka Racing – Honda HPD
Dif. +13.658s

Tipo Tempo Equipamento
F1 Corrida 1:22.362 Sebastian Vettel – RBR
LMS Corrida 1:34.934 O. Panis – Peugeot 908
Dif. +12.572s

SPA

Tipo Tempo Equipamento
F1 Treino Classificatório 1:45.778 Webber – RBR
LMS Treino Classificatório 1:57.887 Bordais – Peugeot 980
Dif. +12.109s

Tipo Tempo Equipamento
F1 Corrida 1:49.778 McLarem – Hamilton
LMS Corrida 1:59.797 Bordais – Peugeot 908
Dif. +10.019s

Os tempos de SPA não devem ser lavados tanto em conta pois nas duas oportunidades a prova foi realizada com chuva, porém em todos os casos os monopostos de F1 ganhariam uma disputa facilmente visto que os protótipos são mais lentos e usam materiais mais pesados para aguentar provas longas. Talvez a única época aonde um protótipo ganhasse de um F1, seja em velocidade e potencia foi no começo dos anos 70 aonde o Porsche 917 e Ferrari 512 chegavam a 400km/h fácil fácil.

Pegando também a média do vencedor de cada prova temos outra lavada dos modelos de F1. no GP da Hungria Sebastian Vettel conseguiu a melhor média horária com 191.491 km/h enquanto o Acura da Strakka Racing fez a media de 149.979 km/h. Na prova de SPA a melhor média horária foi conseguida por Hamilton com 231.178 km/h enquanto que na LMS a melhor média foi de 153.240 km/h do Peugeot 908 de Bordais.

Se uma é melhor que a outra vai de cada torcedor. Agora um coisa a LMS é infinitamente melhor do que a F1, na legalidade e honestidade em relação a vitórias e punições. Mesmo equipes com 3 carros no caso da Audi e Peugeot é cada carro por si sem jogos ou conchavos nos boxes. Na F1 não preciso comentar né?

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