bongasat.com.br

Endurance tratado a sério!

11.07.2010 Silverstone, England,  Sebastian Vettel (GER), Red Bull Racing rear puncture - Formula 1 World Championship, Rd 10, British Grand Prix, Sunday Race - www.xpb.cc, EMail: info@xpb.cc - copy of publication required for printed pictures. Every used picture is fee-liable. © Copyright: Batchelor / xpb.cc 
Pagando pela inexperiência?

Como se forma um campeão? Ou melhor, como descobrimos que um piloto será um novo Senna, Fangio ou por que não Schumacher? Primeiro ele precisa pilotar o carro na parte cinza do circuito, ou seja, no asfalto. Tem que ter uma dose de talento maior do que a dos outros pilotos, e é claro ser impetuosos, habilidoso e muitos “oso”.

Se você perguntar isso para todos os pilotos 100% vão dizer que são tudo isso e mais um pouco, infelizmente quando chega a hora de acelerar a coisa muda um pouco de figura. As últimas demonstrações de Vettel têm mostrado que ele pelo menos hoje não é aquela promessa que todos dizem que seria “um novo Schumacher” os jornais e portais adoravam essa frase.

Pois é e mais uma vez Vettel foi vitima do seu nervosismo e por que não amadorismo? Tentou decidir a corrida na primeira curva e acabou saindo e graças a um pneu furado voltou em último. Depois teve que andar um louco forçando o carro e fazendo belas ultrapassagens como se tivesse que provar algo para alguém. Vettel precisa primeiro provar a si mesmo que é um bom piloto, não um piloto excepcional mais um bom piloto. Triste é ver depois na mídia “Vettel dá show com belas ultrapassagens”. Ele teria dado um belo espetáculo se tivesse pelo menos feito à primeira curva e usado o cérebro para traçar uma bela estratégia. Uma corrida não se ganha na primeira volta a não ser que seja uma corrida aonde tem dois carros e um deles não larga.

O alemãozinho ganhou o apoio da equipe com um novo bico, pois de certa forma é a sensação da equipe. Mais esqueceram um ótimo Mark Webber que tem anos luz de experiência e soube usar o cérebro quando precisava.

Webber foi enfático e maduro e mesmo com um bico “velho” não foi ameaçado a não ser por Hamilton nas primeiras voltas e só. Talvez Hamilton tivesse carro para ganhar mais iria aguentar até o final? No mais uma prova não empolgante mais muito melhor do que as provas realizadas na Ásia e Arábia. O circuito com longas retas e sua nova parte ajudaram e muito nas ultrapassagens de Vettel e companhia.

Hamilton fez o que podia e acabou a frente de Button que é seu principal objetivo acabando em segundo. Nico Rosberg fez uma brilhante corrida e terminou em terceira há anos luz do mega astro Michael Schumacher que levou um baile de Sutil, Vettel e Kobayashi.
A próxima corrida será no morto circuito de Hockenheim dia 25 de Julho.

O melhor e o pior da corrida.

Fernando Alonso e a punição

08.07.2010 Silverstone, England,  Fernando Alonso (ESP), Scuderia Ferrari - Formula 1 World Championship, Rd 10, British Grand Prix, Thursday - www.xpb.cc, EMail: info@xpb.cc - copy of publication required for printed pictures. Every used picture is fee-liable. © Copyright: Photo4 / xpb.cc - LEGAL NOTICE: THIS PICTURE IS NOT FOR ITALY

Alonso foi prejudicado ou não pela sua manobra em cima de Kubica? Foi sim. O Polonês se valeu de um regulamento aonde o bom piloto é prejudicado por ter habilidade acima da média. A punição de Alonso faltou em Vettel pelo atropelamento do seu companheiro de equipe Webber na Turquia. A idéia da FIA de por um fiscal piloto é super válida desde que não seja interpolada pelos anciões da FIA que adoram matar um espetáculo. Deviam punir estas equipes novatas que botam em risco pilotos como Webber em Valência. Isto ninguém vê

Rubinho e sua boa fase

08.07.2010 Silverstone, England,  Rubens Barrichello (BRA), Williams F1 Team  - Formula 1 World Championship, Rd 10, British Grand Prix, Thursday - www.xpb.cc, EMail: info@xpb.cc - copy of publication required for printed pictures. Every used picture is fee-liable. © Copyright: Charniaux / xpb.cc

Rubinho tem colhido os frutos do bom desempenho da Williams nas últimas corridas. Principalmente tem calado a boca desse povo que adora criticar sem ao menos entender o esporte. Torço muito para a equipe fazer o acordo com a Porsche no fornecimento de motores, ai sim vamos ver um equipe com um bom propulsor. Quando perguntado se não sente falta de uma equipe de ponta sua resposta é não. Rubens está em uma equipe de ponta que ao contrário de Jaguar, Renault não se vendeu como as equipes que antecederão os times de “fábrica”. Acredito muito em um retorno da Williams entre as grandes.

Massa e sua má fase

08.07.2010 Silverstone, England,  Felipe Massa (BRA), Scuderia Ferrari - Formula 1 World Championship, Rd 10, British Grand Prix, Thursday - www.xpb.cc, EMail: info@xpb.cc - copy of publication required for printed pictures. Every used picture is fee-liable. © Copyright: Davenport / xpb.cc

E Massa? Bem não sei o que tem acontecido com nosso jovem representante nos últimos tempos. Não tem tido boas apresentações e seu desempenho está a anos luz do companheiro Alonso. Não acredito que seja pressão por parte do bi-campeão mais sim circunstancias que fazem Massa ficar lá atrás do grid, somado ao carro que não está lá essas coisas. O toque que teve com o companheiro de equipe poderia ter sido evitado por parte do espanhol… mas não foi. Será que Alonso ainda tem medo de Felipe?

Michael o que?

11.07.2010 Silverstone, England,  Michael Schumacher (GER), Mercedes GP  - Formula 1 World Championship, Rd 10, British Grand Prix, Sunday Race - www.xpb.cc, EMail: info@xpb.cc - copy of publication required for printed pictures. Every used picture is fee-liable. © Copyright: Charniaux / xpb.cc

E o Schumacher? Não fez nada. Desculpas não faltam pois ele conhecia bem a pista, o seu companheiro de equipe chegou em terceiro. Aonde está o talento que tinha na época da Ferrari? Será que desta vez é por que não tem uma equipe toda a seu favor? Bem estou curioso para ver como o alemão se comporta no próximo GP em sua terra natal.

Silverstone

silverstone_2010-2 (1)

Silverstone assim como Paul Ricard são a prova de que um antigo traçado bom pode receber melhorias para deixar ele melhor ainda. Longas retas, pontos de ultrapassagem e um pista larga. Não sei quem foi o engenheiro que fez as mudanças mais Silverstone está de parabéns. Estou curioso para ver uma prova da BTCC lá. Ver aqueles carros todos emparelhados e se encostando no final da reta.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.