bongasat.com.br

Endurance tratado a sério!

06.05.2010 Barcelona, Spain,  Pirelli confirms 2011 F1 tyre offer - Formula 1 World Championship, Rd 5, Spanish Grand Prix, Thursday - www.xpb.cc, EMail: info@xpb.cc - copy of publication required for printed pictures. Every used picture is fee-liable. © Copyright: Charniaux / xpb.cc

                                        

Desde pequeno ouvia meu pai e os funcionários da sua empresa falar que pneu para carro era Pirelli. Claro que quando somos crianças absorvemos tudo que é informação e algumas coisas nos marcam. Sempre ouvia e ouço dizer que “é um pneu que não esfarela” “ que dura mais”, essas coisas.

Recentemente a Revista Quatro Rodas fez um levantamento e mais da metade dos entrevistados prefere e recomenda os pneus da marca. Não sou técnico de pneus mais sempre admirei as empresas que botam seus produtos em corridas adversas… como os Rallys. Pneu que agüenta uma corrida de Rally tem que ser bom. Talvez por isso que fiquei espantado quando li que a marca estaria entrando na categoria em 2011.

A Pirelli SPA como se deduz é uma empresa Italiana. Teve sua origem em 1872 pelas mãos do engenheiro Giovanni Battista Pirelli. Hoje é um dos maiores grupos industriais da Itália e atua em vários segmentos como roupas, imobiliário e recentemente (2001) na telefonia quando comprou a Telecon Itália.

No automobilismo ela está presente no WRC, Rolex, Ferrari Challenge, Lamborghini Super Trofeo e World Superbike, e agora pode estar na F1.

Porém a disputa não será fácil. Os italianos tem como concorrentes a Michelin e a Cooper Avon.  A Michelin já participou da categoria e fez uma verdadeira batalha junto com a Bridgstone na famosa “guerra” da borracha.

Se essa batalha é boa ou não para a F1? Eu acredito que sim. Claro que os tempos não são propícios para gastos absurdo que esse tipo de batalha pode proporcionar. Mais não devemos esquecer que F1 é a categoria top do automobilismo e que grande partes das evoluções que encontramos hoje seja num Fiat Uno quanto num Mercedes Classe S são oriundos das pistas.
Também está na pauta dos trabalho a mudança do tamanho dos pneus da categoria. Dos pequenos de aro 13 para os grandes de aro 18, que são um padrão para diversas categorias. Não ficaria esteticamente feio um aro 18 em um F1, visto que IRL e CART usam pneus deste tamanho, mais como a F1 é cercada de tradições e principalmente tempo para novas mudanças o “tamanho” ainda está em votação.

Em recente entrevista a Michelin já deixou claro que está pronta para uma guerra caso a FIA autorize duas fornecedoras de pneus.  Pensamento que não é o mesmo da Pirelli que pede no mínimo dois anos para tal entrevero. Michelin tem vantagem pois já desenvolveu pneus para a F1 coisa que a Pirelli não o fez ainda. Também deve-se pensar que mudar o tamanho do pneu iria fazer as equipes gastar grandes volumes de dinheiro no desenvolvimento de novos carros, por isso o período de 2 anos para as mudanças. Algumas equipas já reclamaram que todo ano as regras são mudadas e que com isso o dinheiro sai mais rápido do que entra nas contas.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.