bongasat.com.br

Endurance tratado a sério!

Estava eu lendo nos principais sites que a associação das equipes rá se reunir amanha para traçar metas sobre a falta de ultrapassagens no GP do Bahrain e achei no mínimo precipitado. Não é de hoje que a falta de ver dois carros lado a lado em uma reta causa esse extress na categoria. Reta? que reta? dos poucos circuitos que possuem tal desenho a ultrapassagem é prejudicada pelo desenho dos carros. No meu humilde ponto de vista as ultrapassagens saíram do cotidiano da F1 ainda no final dos anos 90 com a adição de pneus com sulcos e a obsessão por carros mais lentos e regulamentos falhos. Ano passado a F1 fico mais competitiva sim, já em 2010 mudaram pontos importantes que em tese dariam certo como o fim do reabastecimento.

Seria perfeito o cara sairia com o tanque cheio e teria que se preocupar em salvar pneus, freios para chegar em condições de briga no final da corrida. Em um simulador como Rfactot e GTR2 e nos simuladores das equipes tudo deve ter funcionado perfeitamente. O que todos esquecem é que o atual modo de como se constrói os carros é que impossibilita as tão desejadas ultrapassagens. Todas as vezes que um carro se aproximava de outro no começo de uma curva a turbulência era tanta que o carro de traz perdia o traçado. Todos sabem disso e sempre se buscou soluções para diminuir isso. A adoção de pneus slics foi uma medida boa, a proibição do reabastecimento acabou com as ultrapassagens e jogos de equipes que eram mascarados pelo reabastecimento, os aerofólios ficaram maiores etc.

Uma solução que seria “barata” e muito interessante é a obrigatoriedade de dois pits tops durante a corrida ou janelas de parada como já ocorre na DTM.  O piloto teria X voltas para entrar nos boxes ou 2 paradas para troca de pneus de compostos diferentes.

Outro ponto que deveria ser levado em conta é a eficiência dos freios. Os sistemas atuais com fibra de carbono tem um “poder” tão alto de frenagem que o carro chega a 300Km/h e consegue frear depois da placa de 50 metros sendo impossível qualquer tentativa do adversário. O material é usado a alguns anos e seu desenvolvimento é valido pois muita da tecnologia é usada em carros de rua, porém será que a época de Fangio, Clark ou até Senna o sistema de freios era tão ineficiente assim? ou o cuidado  com a segurança acabou matando as ultrapassagens no final das retas?

Brasil 88 Está difícil de ver cenas como essa na F1

E os Circuitos? Neste ponto a opinião é unanime. A F1 precisa de pistas de verdade, que instigam o piloto a querer correr, a buscar o limite da pista e a buscar seu próprio limite. Existe algo de errado em ter mais pistas como SPA? Monza? Existe. as poucas pistas que existem e são de alta velocidade estão na Europa, um “mercado” que a F1 já domina. Atualmente o que interessa para a FIA são provas em circuitos lindos, perfeitos que são altamente funcionais para se filmar e muito ruins para se pilotar e que estão em terras árabes. Para mim F1 sempre foi a categoria com os carros mais velozes do mundo. Em certos momentos foi, hoje se você quer ver um carro chegando próximo dos 400 terá que acompanhar uma prova da IRL, NASCAR ou ver as 24H de LeMans. Claro que não quero ver carros com velocidades absurdas e pilotos dando de cara para o muro. O que quero é ver circuitos descentes que empolguem que vê e que está lá dentro. Não sei o que irá acontecer na reunião de amanha, espero que a associação de pilotos e equipes tomem medidas para dar mais espetáculo a F1 e a deixem mais competitiva pois como disse Adrian Newey “ não podemos voltar atrás na tecnologia”

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.