Em Le Mans, Gianluca Petecof tem boa atuação no Europeu de Kart

(Foto: Joan Codina)

(Foto: Joan Codina)

Le Mans é um dos palcos mais tradicionais do automobilismo internacional, e agora também é um local de boas lembranças para Gianluca Petecof. Correndo pela primeira vez no kartódromo anexo ao circuito de La Sarthe – sede da mais importante prova de 24 Horas do mundo -, o piloto da Academia Shell Racing foi um dos destaque da 3ª etapa do Campeonato Europeu de Kart da FIA. Primeiro, pelo seu desempenho na sessão classificatória, quando foi o mais rápido em seu grupo, e 3º geral, garantindo assim a pole position em duas corridas classificatórias e outros dois 2º lugares, e também por sua grande atuação na prova final deste domingo (2), saindo em 19º e completando a etapa em 12º, entre os mais de 70 pilotos que competiram na categoria OK.

Em um fim de semana marcado pelo tempo instável, Gianluca soube aproveitar o máximo da performance de seu equipamento em todas as condições. Depois da ótima tomada de tempos, o piloto largaria na pole position na primeira bateria classificatória no sábado, porém, foi impedido de alinhar para a corrida por um comissário da organização, após uma confusão na área do pré-grid, onde pilotos de baterias seguintes congestionaram o espaço antes do momento de suas provas. Sem participar da primeira de quatro provas, Petecof teve de correr atrás do prejuízo para avançar mais uma vez até a corrida final.   

Brasileiro somou mais 5 pontos para o campeonato. Próxima etapa é na Finlândia. (Foto: Joan Codina)

Brasileiro somou mais 5 pontos para o campeonato. Próxima etapa é na Finlândia. (Foto: Joan Codina)

Dessa forma, com uma postura mais conservadora, o piloto da Tony Kart conquistou dois 4º lugares e um 7º, e assegurou sua vaga entre os 34 classificados para a prova decisiva, com a 19ª posição no grid de largada. Na final, o piloto do kart #141 perdeu algumas posições na primeira volta, para evitar acidentes, mas logo conseguiu imprimir um ótimo ritmo e avançar, cruzando a linha de chegada em 12º após 22 voltas. 

“Foram emoções distintas neste final de semana. Depois de uma sexta-feira quase perfeita, quando consegui garantir um lugar na primeira fila para todas as classificatórias, o sábado foi um balde de água fria para nós. Por um erro da organização, me impediram de largar na primeira corrida, quando ia sair na pole, e isso comprometeu todo o resultado do fim de semana. Com uma corrida a menos, tive de ser mais conservador nos outros heats, para estar na final, o que conseguimos. Mesmo largando mais atrás na final, pude fazer uma boa prova e chegar em 12º entre 70 pilotos. Não foi um resultado ruim, mas tenho certeza que poderia ter sido melhor se não fosse esse ocorrido. Ainda aguardamos esclarecimentos por parte da organização e esperamos que isso não se repita, para que possamos conquistar o que estamos buscando, resultados ainda melhores nas duas próximas etapas do Europeu”. Comenta Gianluca Petecof. 

A performance ajuda a firmar seu nome na categoria OK no kartismo europeu – divisão que reúne pilotos mais velhos e experientes que o paulista de 14 anos, que faz sua primeira temporada nesta classe. 

Com os resultados da etapa, Petecof somou mais cinco pontos para o campeonato, e está em 16º entre 71 pilotos. A 4ª etapa do Europeu de Kart, de um total de cinco, acontece entre os dias 20 e 23 de julho, em Alaharma, Finlândia. 

* Informações obtidas pela assessoria de imprensa do piloto

 

Published
10 meses ago
Categories
Notícias
Tags
,
Comments
Comentários
Written by Fernando Rhenius
Apaixonado pelo automobilismo, seja ele real ou virtual. Me envolvi com o Endurance há muito tempo e desde 2009 tento, levar um pouco de informação e conhecimento sobre uma das principais categorias do automobilismo.