bongasat.com.br

Endurance tratado a sério!
Dos LEDS aos Lasers – A Audi e suas tecnologias de iluminação.

10253280_628695083884909_1179030589_n_thumb-25255B1-25255D

A principal característica da Audi durante todo o período em que participou das 24 horas de Le Mans foi tornar a categoria o seu “laboratório” para o desenvolvimento de novas tecnologias. Além das inovações técnicas, principalmente dos seus motores e da aerodinâmica do seus carros, a marca alemã desenvolveu também nos últimos oito anos tecnologias de iluminação para seus carros de rua.

Quando participou pela segunda vez na clássica prova de resistência, a Audi estreou a tecnologia de injeção direta FSI. Anos depois, em 2006, criou o R10 com a tecnologia turbodiesel TDI e com ele deu-se início ao desenvolvimento do seu sistema de iluminação nos seus protótipos. O primeiro LMP1 a diesel da marca alemã já apresentava pequenas “lâmpadas em LED” na parte inferior dos redondos faróis, mas quase imperceptível.

Com o sucesso do R10 TDI, a Audi criou o R15 em 2009, com a mesma tecnologia turbodiesel. Seus faróis dianteiros traziam os LEDS de forma mais detalhada, por volta de quase todo o espaço destinado aos faróis, que ainda possuíam forma arredondada. Para 2010, além de melhorias aerodinâmicas, o carro, que passaria a se chamar R15 Plus, possuia um novo sistema de iluminação. Agora com quatro refletores e com as luzes em LED em volta, na parte inferior.

Os faróis LEDs já haviam se tornado um detalhe bastante chamativo dos protótipos da Audi. E no R18 TDI, de 2011, tornou-se ainda mais marcante. Com seu formato em “1”, os LEDs junto aos novos faróis, com formato de blocos (sendo oito, ao todo) compôs o sistema de iluminação do protótipo considerado o mais leve que já correu nas 24 horas de Le Mans. Em 2012 e 2013, com a versões e-tron quatro, as luzes em LED foram trocadas de lugar e agora ficariam ao redor dos faróis.

Para 2014, a Audi adotou a iluminação a laser que irá complementar os faróis com LEDs. O sistema consiste numa luz de laser azul que ilumina um cristal de fósforo amarelo através do qual será omitida a luz para o exterior. Tal fonte de luz iluminará o ambiente homogeneamente.

Com o regulamento das 24 horas de Le Mans e WEC, as montadoras têm plena liberdade de desenvolver suas tecnologias. No caso da Audi, além da evolução na aerodinâmica dos seus carros e dos seus motores, as tecnologias de iluminação da marca também se tornam mais eficientes. A principal finalidade das marcas é poder homologar suas tecnologias desenvolvidas em pista para seus modelos de rua.

Por Matheus Brandão.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.