Com boa estratégia Audi supera Porsche e vence em SPA

11160054_10155564494605192_1214970004473057093_o (1280x853)

Favoritos para Le Mans?

A briga pela vitória na segunda etapa do WEC neste Sábado (02) em Spa-Francorchamps na Bélgica mostrou que a busca pela vitória em Le Mans, próxima etapa do certame está liberalmente aberta, com uma pequena grande vantagem para a Audi.

A Porsche que dominou os treinos, conquistando as três primeiras posições no grid de largada e que apresentou um bom ritmo nas primeiras horas da prova não conseguiu segurar o impeto dos vencedores, o Audi #7 de Marcel Fassler, André Lotterer e Benoît Tréluyer.

Resultado final da prova.

Com uma corrida montada em cima de uma boa estratégia aonde a troca de pneus foi o fator chave o #7 não desgrudou do Porsche #18 de Romain Dumas, Neel Jani e Marc Lieb. As últimas horas o ritmo do Porsche era visivelmente superior, mas com a vantagem do Audi #7 era tamanha conseguiu a menos de 20 minutos parar nos boxes, para completar o combustível, conseguindo sair com uma diferença na casa dos 20 segundos.

Com desempenho surpreendente JOTA Sport fatura na classe LMP2

Com desempenho surpreendente JOTA Sport fatura na classe LMP2

Porsche errou? Não vejo como um erro, já que o carro #18 foi o único com condições de lutar pela vitória, mas em se tratando de Audi e com um bom suporte nos boxes a vitória foi bem mais fácil. Na terceira posição o Porsche #17 de Timo Bernhard, Mark Webber e Brendon Harley, que nas primeiras horas acabaram sofrendo com problemas na suspensão mas conseguiram uma boa recuperação.

Já o terceiro Porsche o #19 de Nico Hulkenberg, Earl Bamber e Nick Tandy acabou se envolvendo em uma batida com o Porsche #91 da classe GTE-PRO. Mesmo avariado o 911 conseguiu ir para os boxes para reparos.

O segundo Audi, o #8 de Lucas di Grassi, Loic Duval e Olivier Jarvis terminou na 7º posição após um toque com di Grassi ao volante e nas voltas finais uma escapada de Jarvis. Os dois carros da equipe Toyota foram meros espectadores da briga entre Audi e Porsche. Não lembram e nada os foguetes da temporada 2014. O #2 do trio Alex Wurz, Stéphane Sarrazin e Mike Conway ficou na quinta posição, enquanto o #1 da dupla Anthone Davidson e Sébastien Buemi ficaram na 7º posição. O único LMP1 não híbrido da equipe By Kolles não completou a prova.

Após erro da equipe AF Corse, Aston Martin vence na classe GTE-PRO

Após erro da equipe AF Corse, Aston Martin vence na classe GTE-PRO

Na classe LMP2 um dominio total do Gibson 015S da equipe JOTA Sport de Simon Dolan, Mitch Evans e Harry Tincknell que não teve dificuldades para superar o pole o Ligier #26 de Roman Rusinov, Julien Canal e Sam Bird, líderes do campeonato e que acabaram abandonando pela quebra do motor Nissan, algo raro de se acontecer.

Coube ao segundo carro da equipe o #28 de Gustavo Yacaman, Pipo Derani e Ricardo Gonzalez lutar e conquistar a segunda posição. Em terceiro o Morgan #43 do Team SARD MORAND de Pierre Ragues, Olivier Webb e Zoel Amberg. Os estreantes da classe, os dois Ligier da equipe ESM acabaram fazendo uma prova mediana, até pelo pouco tempo de rodagem do carro. O #31 de Ed Brown, Johannes van Overbeek e Jon Fogarty terminou na 8º posição, enquanto o #30 de Scott Sharp, Ryan Dalziel e David Hansson, não completou a prova.

Na classe GTE-PRO a vitória do Aston Martin #99 de Fernando Rees, Alex MacDowall e Richie Stanaway, quase foi manchada pelo bom desempenho da Ferrari #51 da AF Corse dos pilotos GianMaria Bruni e Toni Vilander. Com uma pilotagem agressiva Bruni nas horas finais acabou descontando a diferença para Fernando Rees ao volante do Aston #99. Seria uma vitória fácil para a Ferrari #51, se não fosse uma punição de 1 minuto, por conta dos mecânicos terem deixado um dos pneus da Ferrari ultrapassar a linha de segurança que divide a passagem dos carros e o ponto de parada.

Aston também brilha na GTE-AM

Aston também brilha na GTE-AM

Punição injusta para o piloto, que poderia ter sido transformada em uma multa, ou alguma penalidade para a próxima prova. Sem Bruni o caminho ficou fácil para Rees cruzar a linha de chegada em primeiro. Na segunda e terceira posição os dois carros da equipe Porsche com o #92 em segundo e o #91 em terceiro. A Ferrari #51 ficou na quarta posição.

Vitória também da Aston Martin na classe GTE-AM com o #98 do trio de Paul Dalla Lana, Mathias Lauda e Pedro Lamy. Em segundo a Ferrari #83 da AF Corse, e em terceiro a também Ferrari #72 da SMP Racing.

A próxima etapa será as 24 horas de Le Mans entre os dias 13 e 14 de Junho.

Written by Fernando Rhenius
Jornalista formado pela Universidade do Vale do Itajaí - Univali. Mandem o site Bongasat.com.br desde 2009 de forma independente. Acredita que a informação, precisa ser divulgada de forma rápida, para que o leitor possa criar seu ponto de vista, e fugir de ostracismos e "especialistas" que povoam a imprensa automobilística no pais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *